O estímulo da troca

Para quem trabalhou em jornal impresso por anos antes de se arriscar como blogueiro, a interatividade imediata desta última mídia é, sem dúvida, estimulante. Sobretudo quando as discussões geradas nos comentários passam a ganhar relevância até superior à nota que os geraram. Foi o caso, por exemplo, de uma despretensiosa postagem com a impressão de um petista de Campos sobre o carisma pessoal de Dilma Rousseff (aqui), após encontro com a pré-candidata de Lula à sua sucessão, comentada por outro petista local, o André Cruz, jovem secretário de Formação Política da executiva municipal do partido.

Não por outro motivo, vamos aos comentários dele e do blog, reproduzidos agora na forma de post…

 

ANDRÉ CRUZ

carisma de dilma,

depois de 5oo anos de exploração da direita brasileira, enfim conseguimos eleger um repesentante operario ao governo central, que muito feZ pelo povo, porem muito ainda deixou a fazer pois não se reconstrói uma nação em 8 anos, mais o Brasil avançou!
discutir a essa altutra do campeonato o carisma de Dima é desqualificar a sua vasta experiencia política, ideologica e administrativa, é fazer o discurso que a extrema direita quer. vamos lembrar que nossa brava ex ministra, e hoje pré candidata presidenciavel foi durante muito tempo uma guerrilheira no ARAGUAIA no Sul do Pará, onde nossa brava guerrilha lutou e derramou seu sangue contra a ditadura militar, junta de diversos companheiros como Maurício Grabois,joão Amazons, ELZA Monerat e tantos outros que se privaram de viver, de dormir em seus coixões para defender o povo brasileiro. digamos ao povo que ela é a continuação do governo Lula,que foi uma ministra notável pelo seu desempenho positivo.comparemos o nosso governo ao de FHC, arregacemos as mangas e vamos a luta! medir carisma? não temos tempo para isso, precisamos avançar na unidade popular e darmos continuidade a recuperação nacional.
Dilma presidente.
saudações SOCIALISTAS,
André Cruz
executiva do PT

 

  • Aluysio

    Caro André,

    Olha só, pretender desqualificar a questão do carisma de Dilma é desqualificar também a maior virtude, enquanto líder de massas, de quem ela pretende suceder. A polarização entre direita e esquerda, além de anacrônica, é inócua num pleito com Serra, Dilma e Marina por candidatos. Já a polarização entre Lula e FHC, como eixo tático, tem se provado um equívoco estratégico (dos petistas). Se o carisma de Lula não bastar como fiel da balança em 2010, numa parada que promete ser duríssima, só ele conseguirá levar o PT novamente ao poder. Mas aí, sabe como é, já será 2014…

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  •  

  • andré Cruz

    que LULA é carismático não se descute, quanto a isso ser sua maior virtude, é discutível! de qualquer forma o debate de números FHC x LULA, se faz necessário, uma vez que se repete neste novo processo eleitoral a polarização PT X PSDB,com os números totalmente ao nosso favor. (leia-se a favor de Dilma).
    agradeço a oportunidade e parabenizo a folha e vc Aluísio por este espaço democratico de discurção.
    um forte abraço e saudações socialistas!
    andré Cruz
    executiva do PT Campos
    forcaflu18@ig.com.br

  •  

  • Aluysio

    Caro André,

    Disse que o carisma é maior virtude de Lula enquanto líder de massas, não genericamente. Ademais, baseado numa análise que me parece concensual entre os analistas (incluive no comando da pré-campanha petista), a polarização de números entre FHC e Lula não tem surtido o efeito desejado nos números das pesquisas eleitorais. Lógico que é muito cedo para considerá-las definitivas, até porque ainda não registram nenhum avanço mais significativo de Marina dentro da faixa que sempre cabe à terceira via e pode erodir a perspectiva de polarização pura e simples.
    Os constantes elogios de Serra a Lula, bem como sua recente declaração, diante de Dilma e Marina, de que abriria espaço para o PT em seu governo, caso vença a eleição, indicam que ele, para chegar lá, irá adotar o estilo “paz e amor” que levou Lula à vitória em 2002, após duas derrotas consecutivas para FH. Se Serra terá o mesmo êxito de Lula, só o tempo irá dizer, mas certamente é uma estratégia inteligente, que dificulta uma polarização mais radical.
    Investir contra a sabedoria popular do “quando um não quer, dois não brigam”, pode até deixar mal quem quiser forçar a barra. Brigar sozinho é coisa de maluco. E o eleitor médio pode ser até ingênuo em alguns casos, mas não costuma votar em maluco.
    Quem quiser vencer essa eleição, preciso buscar algo mais. Se for carisma, tanto Dilma quanto Serra deixam a desejar…

    Grato pela colaboração e forte abraço!

    Aluysio

  • fb-share-icon0
    Tweet 20
    Pin Share20

    Este post tem 4 comentários

    1. newton guimaraes de almeida

      CAros escritores acima e Aluysio,o contraditório sem enfrentamento e,até sem o fanatismo muito característico dos petistas, descritos em paz acima,me deixam esperançoso que a maturidade e verdadeiro espírito político,em fim chega na figura dos dois,pois o PT sempre perdeu eleições pelo medo que causava em seu discurso.Hoje os tempos são outros,nos 8 anos LULA reconheço que o Brasil saltou olípicamente na Economia,menor pobreza e até esperança no povo de uma vida bem melho com Lula acerta em querer deter o continuísmo,pois tem o Congresso nas mãos e o povo ao seu lado,mas resolve promover a candidatura de Dilma,um peso de chumbo, difícil de repassar votos,mesmo para o popular presidente,ela não tem carisma,é antipática e artificial no sorriso e muita gente sabe do seu modo bruto e autoritário na condução dos cargos bem desempenhas no governo mas,esse “doce” que Lula quer dar,é amargoso demais na consideração de seus subordinados e até colegas Ministros.Quem nos garante que essa “heroína” não irá seguir Lula na cadeira presidencial e levar um governo na mão de ferro para a esquerdíssma ala do PT,onde elementos históricos do partido ainda pensam “cubanamente”,coisa que o Brasil teme e aí reside o perigo da desconhecida dama.Já o Serra é isso tudo e mais ainda,vide a polícia enfrentado polícia no Palácio dos Bandeirantes.Não voto nele de jeito nenhum,nela,vou pensar mas o PT tem tantas figuras moderadas,idealistas,preparadas e competentes e Lula logo escolheu ela? Essa pergunta-mistério é que me pertuba pois Marina e Ciro Gomes não são santos nem preparados para presidente,pra aonde correr?Cabe a Dilma ser Dilma e os marketeiros vender o produto como é,pois Lula sai como herói e vai tratar da sua vida e gente é que vamos provar do “doce”. Newtinho,fiquei feliz com esses 2 petistas de bom espírito para abrir uma discursão tão importante.

    2. ANDRÉ CRUZ

      NÃO POR ACASO A ESCOLHA DE DILMA,
      EM ‘MEIA MATÉRIA’ ANTERIOR TRATAMOS DO ASSUNTO CARISMA, MUITO IMPORTANTE QUANDO SE TRATA DO ‘TEMA’ELEIÇÕES, ÓBVIO. NO ENTANTO A MENSAGEM QUE QUERO PASSAR AOS CAROS ELEITORES E PRINCIPALMENTE AOS MILITANTES DO PT E DOS PARTIDOS ALIADOS É QUE NEM SÓ DE CARISMA VIVE O POLÍTICO, MAIS OBJETIVAMENTE DE CONTEÚDO, O QUE NÃO FALTA A COMPANHEIRA DILMA.
      OBJETIVAMENTE DIGO E REAFIRMO QUE A CITADA PRÉ CANDIDATA TEM UM PASSADO POLÍTICO BRILHANTE DO PONTO DE VISTA DA ESQUERDA E DOS PROGRESSISTAS, TENDO ESTADO SOBRETUDO A FRENTE DAS LUTAS CONTRA A DITADURA. SUA ATUAÇÃO MINISTERIAL TAMBEM FOI MUITO DESTACADA E PENÇO QUE DEIXAR DE TRAVAR ESTE DEBATE PARA TÃO SOMENTE DISCUTIR CARISMA É AJUDAR O SERRA E O PSDB NA SUA AÇÃO REACIONÁRIA DE TOMADA DO PODER, É LEVAR DILMA PARA O MESMO PATAMAR DO SERRA. QUEM É O SERRA? ONDE ESTEVE DURANTE A DITADURA JÁ QUE TEM MAIS OU MENOS A MESMA IDADE DA DILMA? ALGUEM ACHA QUE ESSA PERGUNTA É IMPERTINENTE?
      A MILITANCIA POLÍTICA MULTIPARTIDÁRIA QUE APOIARÁ A DILMA VAI CAIR NA ARMADILHA DO ‘NÃO TEM CARISMA’ OU VAI MOSTRAR SUAS HISTÓRIAS E REALIZAÇÕES? A ESCOLHA DA DILMA É UMA ESCOLHA SOBRETUDO POLÍTICA, ACIMA ATE MESMO DO ELEITORAL. DO QUE ADIANTARIA O LULA ELEGER UM CARISMÁTICO QUE NÃO MANTERIA AS REALIZAÇÕES DO GOVERNO, QUE NÃO FOSSE DE SUA CONFIANÇA POLÍTICA, E NÃO DESSE CONTINUIDADE AO SEU MANDATO? ELEGER PRESIDENTE NUM PAÍS DE ECONOMIA CAPITALISTA NÃO É A TOMADA DO PODER POLÍTICO, MAIS É UM MEIO PARA TAL. SEM VERDADES ABSOLUTAS, SOU MUITO GRATO AO ALOÍSIO E A FOLHA PELA OPORTUNIDADE DO DEBATE. ‘UMA VERDAEIRA REVOLUÇÃO SÓ PODE SER FILHA DA CULTURA E DO DEBATE DE IDEIAS’ FIDEL CASTRO RUZ. A PROPOSITO COMO FICARÁ A TURMA DO CHUCK AGORA QUE A DILMA JA SE DEFINIU POR PALANQUE ÚNICO NO ESTADO DO RIO, COM O CABRAL. (TAMBEM DARIA UM BOM DEBATE!)UM FORTE ABRAÇO E SAUDAÇÕES SOCIALISTAS!
      ANDRÉ CRUZ
      EXECUTIVA DO PT CAMPOS

    3. newton guimaraes de almeida

      Caro André Luiz,primeiro parabéns pela brilhante separação de político e carisma,mas a ultra-esquerda que você sabe melhor que eu,existe,vai ter uma parcela num governo Dilma e,já existe precedente de um(EX pra mim,jornalista do poder) ,defender a imprensa da boca fechada,da mordaça e 68 já foi,como LULA hoje já mudou e eu votei no paz e amor,como também votei num candidato histórico de lutas no pt para a democracia que colocou minha fala na sua propaganda a governador pois não engulo Cabral(VAI TIRAR VOTOS DE DILMA,O POVO NãO É BOBO)tenho medo do Brasil ir contra um mundo livre mas como acreditar em que dá confinça a Fidel Castro,Rui Castro,Evo Morales e o indecente da Venezuela que nem gosto de citar para não fazer mídia pra ele? Se o PT me convencer que isso não vai acontecer,até meu voto mudo,pois por enquanto,ainda sou Marina Silva.Adorei seu assunto e palavras André,isso precisamos muito nos blogs que “bombam” como esse aqui.Falou Aluýsio e ZERENATO.Newtinho.

    Deixe um comentário