Opiniões

Prefeitura de Quissamã se defende da denúncia do MPF

Pelo menos até o carnaval, este colaborador não pretendia retomar as atividades neste Opiniões durante o verão, a não ser para escrever sobre cinema. Área sensivelmente menos prazeroza, a política acabou gerando uma única exceção no período, em entrevista com o tucano Geraldo Coutinho (aqui), assim como causa outra agora, a partir do contato telefônico estabelecido com o blogueiro pelo prefeito de Quissamã, Armando Carneiro (PSC), e seu secretário de Comunicação, Rodrigo Florêncio. A partir da divulgação da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), pedindo o afastamento do prefeito, divulgada em primeira mão no blog do jornalista Roberto Barbosa (aqui), por conta de supostas irregularidades na terceirização na Saúde, o município usa o blog para dar sua resposta oficial, na íntegra, abaixo…

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Quissamã vem a público esclarecer que não há qualquer irregularidade na parceria firmada entre o Inbesp (Instituto do Bem Estar Social e Promoção a Saúde), que vem prestando serviços na área de saúde do município desde o ano de 2004, e tranquilizar a população que seus serviços de saúde não serão suspensos.

A parceria que a Prefeitura de Quissamã mantêm com o Inbesp visa a complementação dos serviços de saúde especializados, contribuindo para maior eficácia na gestão e melhoramento dos serviços de saúde. Através de um plano de metas, o instituto tem contribuído para que o município possa alcançar expressivos avanços no atendimento ao usuário, inclusive na média e alta complexidade que não são prerrogativas do poder público municipal.

Foi também graças a esta parceria que a Prefeitura conseguiu implantar um eficiente Programa de Saúde da Família (PSF), que hoje conta com 10 postos de saúde, possibilitando uma abrangência de 100% do município. Com estes investimentos foi possível a implantação do Centro de Especialidades (que oferece 21 especialidades aos usuários) e a ampliação do hospital municipal, que conta com 60 leitos, uma maternidade regional e um Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Todos estes avanços contribuíram para que o sistema de saúde de Quissamã fosse considerado o melhor da Região Norte Fluminense e o terceiro melhor do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Municipal publicado pelo Sistema Firjan. O índice do município (0,9157) ficou bem acima da média estadual (0,8151) e da média nacional (0,7830).

Recentemente a administração municipal foi surpreendida com uma notícia de que o Ministério Público Federal (MPF) está propondo uma ação civil pública que visa apurar em que circunstâncias a parceria foi firmada no ano de 2004 e como ela vem se desenvolvendo até a presente data.

A Prefeitura de Quissamã esclarece que nenhum de seus gestores ou funcionários públicos foi procurado para prestar esclarecimentos a este respeito. Informa ainda que a notícia trata-se somente de uma proposição do MPF. Não há, portanto, sequer uma ação ajuizada. A Prefeitura não foi notificada e, caso seja, prestará todos os esclarecimentos necessários, pois confia plenamente na Justiça.

 
Prefeitura de Quissamã

Este post tem 3 comentários

  1. Bom dia,parece q a justiça vai ser feita,a tempos q essas denuncias vinham sendo feitas e o povo à ver navios em relação a saúde em q casos simples são sempre transferidos para outros municipios.Sempre faltam especialistas na rede,contradizendo tudo o q estar na mídia,ninguém aguenta mais essa situação,o povo aqui tem medo d represária e o Poder Executivo não tem interesse d abrir concurso pq os d “FORA” bota a boca no trambone e denuncia/briga e não aceita ser colocado na rédia.As irregularidades tb estão em outras secretarias/coordenadorias .Não se admite o Município estar nessa situação,lembrando q Quissamã é a 4ª Renda Percápta do Brasil,onde estar esse dinheiro?.

  2. EU COMO PRODUTOR RARAL GOSTARIA MUITO QUE O MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL VERIFICASE PORQUE Á SECRETARIA DE AGRICULTURA DE CAMPOS RETIROU OS TRATORES DO DISTRITO DE SANTA MARIA,OS AGRICUTORES ESTAR CANSADOS DE COBRAR AO SECRETARIO E ELE NAO DAR Á MINIMA PARA OS AGRICUTORES., JORGE QUEIROZ SANTA MARIA DE CAMPOS

  3. Caro Prefeito, não importa que a saúde seja a melhor do mundo e ainda bem que esta com índice bom, porém determinados cargos da saúde são atividade fim e como a constituição manda este profissional tem que ser contratado através de concurso público ou seja vocês estão infligindo a lei e o ministério público tém que agir com todo rigor como manda a lei.

Deixe uma resposta

Fechar Menu