Carta a Zezé Barbosa

Por Diva Abreu Barbosa

 

Zezé,

Senti uma imensa tristeza quando soube que você nos deixava aqui nesta terra dos homens… Senti como se você fosse um ser muito próximo. E tenho a certeza de que o era.

São laços que se estreitam, sem que a gente nem saiba bem explicar. E que começou quando você me convidou para chefiar àquela época, o departamento municipal de Cultura da Prefeitura de Campos.

Aceitei, impondo um princípio, que você respeitou com uma maestria invejável: a Diva sua funcionária nada teria a ver com a Diva cidadã, nem a diretora da Folha. E assim, apesar da fragilidade estrutural que encontramos ao assumirmos o cargo, obtive em você todo o apoio necessário para, em pouco tempo, revolucionarmos a pacata vida cultural da planície.

Sem o poder dos royalties, arrecadação pequena numa Campos acanhada, fizemos construções gigantes. Lutamos muito pela preservação dos nossos prédios históricos e até ao então presidente Sarney nós fomos em busca de salvar o secular Solar do Colégio. Em todas as nossas ações, o seu entusiasmo nos acelerava.

Mas não cabe aqui contarmos nossas conquistas. Cabe, sim, evidenciar a sua percepção, a sua intuição, a sua autoridade e, acima de tudo, a honra da sua palavra, sendo um grande democrata apesar de supostos ares coronelistas.

E foi a partir daí, Zezé, que nasceu entre nós uma grata sintonia. Forte, apesar da distância que o dia a dia exerce. Nos falávamos vez em quando, nos víamos também assim, mas sabíamos do imenso carinho que tínhamos um pelo outro. Tínhamos a mais valia da amizade.

É, Zezé, como disse Guimarães Rosa você não morreu, você ficou encantado. E gravado para sempre no coração daqueles que, como eu, tiveram o grande prazer de ter trabalhado, algum tempo, sob o seu comando.
Que Deus o abençoe!!!!

 

P.S.  Você me ligou um dia, talvez um ano atrás, lamentando o descaso com o belo Jardim de Alá, onde você colocou tanto carinho, proporcionando tantos momentos belos o jardim, após a sua reforma, hoje em estado agonizante. Pediu socorro!!

Prometo a você que cumprirei o seu desejo. Vamos fazer o belo jardim resplandecer novamente. E florir como a primavera!!!!

Atenção, Rosinha, está iniciada a nossa campanha. Contamos com você!
(com royalties ou sem eles, claro!)

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário