Opiniões

Discussão por jet-skis em Atafona acaba com um morto e dois feridos à bala

Daniel Menezes chegando à 134ª DP (foto de Mariana Ricci)
Daniel Menezes chegando à 134ª DP (foto de Mariana Ricci)

Uma discussão por conta de jet-kis, no cais nos fundos da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Atafona, acabou com três baleados (um morto e dois feridos). Segundo testemunhas, um grupo de pessoas estava atracando um jet-ski, enquanto um homem, identificado como agente penitenciário (Daniel Menezes Pinheiro, de 27 anos), queria colocar o seu na água (na verdade, teria sido o oposto). Iniciou-se uma discussão, na qual o agente agente teria puxado uma arma (uma pistola Taurus PT, calibre 380) e baleado um rapaz (Douglas de Moura Monteiro, 17 anos, que levou três tiros e morreu). O atirador teria levado então um murro, caído no chão e efetuado mais três ou quatro disparos, atingindo mais duas pessoas (o pai, Alessandro Pessanha Monteiro, 38 anos, e o tio de Douglas, Marcos Antônio Pessanha Monteiro, 48 anos ). Socorridas na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, as vítimas estão sendo encaminhadas, neste momento, para o Hospital Ferreira Machado, em Campos. O suspeito teria fugido do local, mas acabaria interceptado e detido pela PM na BR 356. Ele está na 145ª DP, mas será também encaminhado para Campos, na 134ª DP, onde o delegado de plantão fará o registro de ocorrência.

Daqui a pouco, maiores detalhes do caso…

 

Atualização às 18h22: As vítimas acabaram de chegar ao Hospital Ferreira Machado. São um filho, seu pai e seu tio, um deles, que teria levado três tiros, em estado gravíssimo. Na Santa Casa de SJB, foi informado o nome dos dois irmãos: Alessandro Pessanha Monteiro, de 38 anos, e Marcos Antônio Pessanha Monteiro, de 48.

Atalização às 18h32: Ainda sem identificação disponível, o mais novo dos três baleados, de apenas 17 anos, junto com seu pai e seu tio, não resistiu aos ferimentos e acabou de morrer no Hospital Ferreira Machado. Aqui, o portal OZK News, de São João da Barra, traz flagrantes de imagens sobre o caso.

Atualização às 19h02: O autor dos disparos foi identificado como Daniel Menezes Pinheiro, de 27 anos. Agente penitenciário, ele teria usado uma pistola Taurus PT, calibre 380.

Atualização às 19h11: Autor dos disparos, o agente penitenciário Daniel Menezes Pinheiro estava acompanhado de dois amigos, que testemunharam o caso, mas não teriam participado da ação. Os três ainda estão na 145ª DP, em São João da Barra, de onde serão conduzidos daqui a pouco, para a 134ª DP, em Campos.

Atualização às 19h15: Segundo fonte ainda não oficial, a versão do agente penitenciário Daniel Menezes seria de que, após a discussão sobre vaga para desembarcar jets skis no cais, os três baleados partiram para cima dele, que teria puxado a arma e efetuado os disparos (pelo menos cinco) para se defender.

Atualização às 19h28: O nome do rapaz,  de 17 anos, que teria levado três tiros do agente penitenciário e morrido (informação ainda não confirmada pelo HFM), é Douglas de Moura Monteiro.

Atualização às 20h43: Ao contrário das primeiras informações apuradas pelo blog, quem estaria retirando seu jet ski da água seria o agente penitenciário Daniel Menezes, enquanto Douglas, seu pai (Alessandro) e seu tio (Marcos Antônio), estariam querendo colocar o deles na água. Segundo um amigo das vítimas, presente na 134ª DP para depor, o agente penitenciário teria tirado a arma do seu jet ski.

Este post tem 36 comentários

  1. A violência está em toda parte,as pessoas tem que ter muito cuidado ,até Atafona ,super tranquila,não está fora dela.

  2. Este agente penitenciário é um verdadeiro (trecho excluído pela moderação), com certeza ele merece pelo menos uns 30 anos de cadeia!!!!!

  3. O mundo hoje luta pelo o desarmamento, o que que esse despreparado (AGENTE PENITENCIARIO) estava fazendo com essa arma?

  4. Caro Ricardo Oliveira,

    Entende-se que a violência do crime possa gerar revolta. Mas, ainda assim, há que se observar as regras da Folha Online que vedam a utilização de ofensas pessoais nos comentários. Não por outro motivo, o seu demandou pequena edição.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  5. vem pro farol,aki tem gente civilizada.
    calçadão,trio,todo mundo d’BOA.

  6. Fico imaginando como num dia como hoje em Atafona ,Nordeste batendo,sol a pino,céu azul ,o dia todo ,as pessoas em suas casas,felizes,e ,num passe de mágica ,um rapaz morre bestamente.Realmente não existem coincidências….

  7. Assassino assassino, pode ver que o sonho desse (trecho excluído pela moderação) era ver alguem baleado por ele.Pena de morte no Brasil jà.

  8. Caro Jayme,

    Repito a vc o que antes já havia dito ao Ricardo Oliveira: “Entende-se que a violência do crime possa gerar revolta. Mas, ainda assim, há que se observar as regras da Folha Online que vedam a utilização de ofensas pessoais nos comentários. Não por outro motivo, o seu demandou pequena edição”.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  9. Cara(o?) “fofolet”, IP:189.106.131.143, comentarista das 22h54,

    Nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários anônimos. Se quiser respetir o seu, bem como fazer qualquer outro, sobre este ou qualquer outro posto, é necessário que use seu nome verdadeiro.
    Liberdade, pelo menos nos blogs hospedados na Folha, tem rima obrigatória com responsabilidade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  10. Mais uma vez, um agente de segurança, será massacrado pela opinião pública. Ninguém analisa o que ocorreu na verdade. Não estou falando de culpados ou inocentes, mas sim de uma sociedade que briga por qualquer coisa, inclusive uma vaga de carro na beira de um rio, onde todos deveriam estar ali para distração e não confusão.
    Como deve agir um policial ou qualquer outro agente de segurança quando se sente ameaçado? Como agir no caso de quem lida com vários tipos de pessoas, com vários pisicopatas, com vários covardes, que a qualquer momento podem agir contra a vida do agente.
    Sem pré-julgamento, se o agente penitenciário não tivesse agido desse modo, além do adolescente de 17 anos poderia nesse momento ter mais um corpo estendido no IML, o dele próprio.
    Será que foi truculência?
    Será que houve excesso?
    Será que foi legítima defesa?
    Cada testemunha conta sua versão. O autor conta a dele e a vítima não tem dierito de falar.
    Não sou juiz para julgar ninguém. Por este motivo acho que todas as possibilidades devem ser analisadas.
    E a coisa mais certa. é que devemos viver com menos violência, com menos deboche, com menos vaidade, com mais atenção, e pensando que muito ser humano reage como um animal, ao sentir-se ameaçado, ao sentir medo de morrer, acaba atacando também, e muitas vezes pode ser fatal.
    Vamos refletir.

  11. A verdade é que em uma sociedade violenta e estressada é necessária muita habilidade de um agente de segurança,quando o mesmo assume o risco de estar armado em momento de lazer,como uma pessoa com este perfil vive a nossa volta???

  12. Como veranista sistemático,observo que o policiamento ostensivo é muito fraco em SJB.Não pelos policiais que são atuantes e sim,pela quantidade dos mesmos.SJB já merece a implantação de um batalhão de Polícia Militar. Tb,não são observadas as famosas “blitzen¨s” como forma de coibir inclusive o porte indevido de armas.Em Búzios tem “blitzen¨s¨,em Rio das Ostras,Macaé,Arraial do Cabo,Cabo Frio e outras regiões(Farol de São Tomé) tb tem.Só São João da Barra,NÃO. Talvez pelo número reduzido de policiais ou pq trata-se de uma medida politicamente antipática aos olhos de uns poucos. ATENÇÃO: SÃO JOÃO DA BARRA PEDE SOCORRO: OPERAÇÂO “FECHA QUARTEL jÁ! “

  13. Só nos resta lamentar um episódio tão triste e violento!
    Temos que ensinar mais respeito e principalmente calma aos nossos jovens, para que dias de lazer não se transformem em grandes tragédias como a de hoje.
    Deixo aqui o meu pesar p/ ambas as famílias.

  14. A policia está Ocupada Prendendo pessoas que fazem Jogo do Bicho e DVDs
    esqueceram de Trabalhar
    Eles tem que prender Bandidos …. como esse Cara ae

  15. LI AGORA NO PORTAL OZK: Homem saca arma e atira contra público em show do cantor Tomate, em São João da Barra

    O locutor Emílson Amaral informou na noite deste sábado (14), durante transmissão ao vivo, através da Rádio Barra FM e Portalozk.com, que um homem não identificado teria sacado uma arma de fogo e atirado contra o público durante show do cantor Tomate, na Praia de Grussaí, em São João da Barra.

    O público que estava próximo ao palco, pelo lado direito, onde ficam os ambulantes, se assustou e começou a correr, tropeçando e caindo no chão. Dois cidadãos feridos foram levados para o Pronto Socorro de São João da Barra. Um deles levou um tiro no rosto, este seria morador do município de São João da Barra. O outro, ferido no abdómen, teve a arma apontada para si o tempo todo e é quem pode dizer o que realmente teria acontecido no local.

    Atualização – O Portalozk.com recebeu informações de internautas que afirmam ter visto todo o fato já que estava próximos aos rapazes que levaram tiro. Segundo os internautas, o nome do rapaz é Leonardo (primo de Bruno que é marido da proprietária da loja Arcanjo de São João da Barra) Ainda segundo os internautas, o Leonardo perdeu vários dentes por causa do tiro. O rapaz que levou tiro no abdómen, é um jovem de apenas 17 anos e não é morador de São João da Barra.

    Ainda não se sabe o motivo dos disparos. A polícia realiza buscas pelo cidadão que efetuou os disparos.

    Fonte: Portal OZK

  16. Só não consigo entender,o porque eu iria a uma praia com meu jet ski e amigos para me divertir na agua levando comigo uma arma de fogo???
    Com intuito de me defender??? ou de parecer o tal gostosão???
    Se é pra me defender eu nao deveria ir armado, pois teoricamente la tem policiais , guardas municipais, etc…
    Se é pra eu parecer o gostosao, cadeia !!!!!!!!!
    Praia é laser, se quer andar armado, invada as favelas e prenda os traficantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. E inadimiscivil, nao podemos nem sair mas de casa para nos divertir em familia, pq existem pessoas que saem preparadas para esse tipo de coisa, mas uma famjlja destruida.

  18. Pena de morte não! Muitos ‘INOCENTES’ pagarão pelos ‘PECADORES’. Contudo uma punição exemplar;nada de fiança responder em liberdade. Prisão mesmo.

  19. Não conheço o autor dos disparos por isso não entrarei no mérito se ele é uma pessoa do bem ou não, até pq andar armado é um perigo pra própria pessoa bem como pra tds ao seu redor, pois, na hora da fúria e no calor da emoção qualquer um está sujeito a cometer um crime desse tipo, por isso acho um absurdo policiais,defensores,promotores, delegados, juízes, civis e td mais q se segue ter porte de arma e, outra coisa , vcs podem ter certeza q ele não destruiu somente a família das vítimas mas tbm a sua, uma vez q uma tragédia dessa ambas sofrem. lamentável!!!!!!

  20. A violência deste jeito, a todo momento, em qualquer lugar, tem raízes profundas, o SISTEMA produz isso e muito mais, hoje temos um povo ignorante, sem EDUCAÇÃO em todas as camadas sociais, a ignorância não é privilégio dos pobres. A falta de educação gera muitas violências. O nosso sistema não quer o brasileiro educado, quer o brasileiro fácil de se manipular,e, no fim, todos perdem, a violência sobra pra todo mundo em todos os lugares!!!

  21. Depois de ler a matéria eu estou me perguntando, por esse agente que estava no seu dia de folga foi para uma praia andar de jet e levou a sua arma? Acredito que algumas pessoa já seam de casa pronta para qualuer confusão e é lamentavél que esse rapaz seje tão despreparado e descontrolado(andar armado não é para qualquer um)
    Lamento pela familia do rapaz que morreu, tendo ainda mais 2 pessoas da familia internado em estado grave como deve estar o coração dessa mãe hoje, peço a Deus que conforte todos eles, e que esse tal agente possa conviver com a culpa de que destruiu uma fámilia.

  22. Agente DESPREPARADO,DESCONTROLADO,TRUCOLENTO E VIOLENTO pessoas assim jamais poderiam ter porte de arma e como sempre a sociedade fica a merce e tudo issso.

  23. Imaginem quando der armas para a guarda munical de campos.
    Se um agente penitenciário faz isso imagina essa guarda depreparada que temos em campos.

  24. Infelizmente são 2 famílias destruídas. gostei do comentário do Marcelo, o Klaus, do Edney, fico pensando realmente o q causou a confusão? Mas não concordo que uma pessoa saia p se divertir e leva uma arma de fogo. MUITO TRISTE. Poderia ter sido pior, outras pessoas feridas sem ter nada a ver com isso…

  25. Sensatas as palavras do Marcelo. Mais uma vez uma pessoa será massacrada pela população sem direito à defesa, sem a possibilidade de expor o outro lado. é claro que uma morte choca e comove as pessoas, mas o que houve de verdade?
    Conheço Daniel, o agente de segurança, desde os tempos de escola e até hoje. É um rapaz calmo, tranquilo, educado, nunca se envolveu em uma briga, nem dentro nem fora da polícia. Sequer bebia e tem muitos amigos. Tinha o respeito dos colegas de trabalho e dos proprios presidiarios de quem cuidava. Era disciplinado, ganhou vários prêmios na polícia por sua dedicação. Sua família também é de pessoas boas, de professores, queridos pelos alunos, amigos e vizinhos. É claro que foi uma tragédia para a família do rapaz, mas está sendo para a família de Daniel também, ele também é uma pessoa, um ser humano, e está passando por um choque.
    Tenho certeza de que ele não queria matar ninguém, de que não saiu intencionado para causar confusão, como alguns escreveram aqui, e está sofrendo pelo o que aconteceu. Ele não é um monstro! Tem vida, família, namorada, sentimentos, amigos. Andava armado porque é um agente de segurança, mesmo nas horas de folga, e tem o direito de ter o porte. Claro que não tem o direito de matar, mas pergunto de novo: o que houve de verdade para acoá-lo de tal forma e provocar essa reação movida pelo instinto de defesa?
    Existe a versão – dita em depoimento de algumas testemunhas na polícia, que eram populares – de que ele havia sido atacado pelas costas em meio à discussão pelo menor que acabou baleado, e Daniel, em um ato de defesa, disparou a arma que portava. Após, jogado no chão e tendo apanhado dos outros rapazes (tio e pai), que estavam bêbados segundo testemunhas, efetou os outros disparos.
    Sempre existem dois lados, gente. Sempre. Não é porque o rapaz morreu que deve ser santificado e o que ficou, crucificado. Pode haver culpa da vítima, inclusive exclusiva. É preciso esperar as investigações. Por favor, não julguem assim sem saber. Estão todos sofrendo muito.

  26. DE JET SKY, ARMADO??? OU ESTAVAM QUERENDO JÁ A ALMA DELE OU ESSE BICHO É UM MALUCO! TEM CAROÇO NESSE ANGÚ. VAMOS ESPERAR A POLÍCIA SE PRONUNCIAR, POIS É O DEVER DELA.MEUS SENTIMENTOS PARA A FAMÍLIA, POIS NADA, NADA, NADA… JUSTIFICA A MORTE DE UM GAROTO DE 17 ANOS DESSA MANEIRA.

  27. DEUS NÃO É CONTRA A DIVERSÃO É CONTRA AO MAU USO DO LIVRA ARB´TRIO,POR ISSO VAMOS COLOCAR DEUS SEMPRE EM NOSSAS VIDAS,O SER HUMANO ESTÁ MUITO PRECISANDO DA BONDADE DO NOSSO DEUS.

  28. DEUS NÃO É CONTRA A DIVERSÃO É CONTRA AO MAU USO DO LIVRE ARBÍTRIO,POR ISSO VAMOS COLOCAR DEUS SEMPRE EM NOSSAS VIDAS,O SER HUMANO ESTÁ MUITO PRECISANDO DA BONDADE DO NOSSO DEUS.

  29. TAVA VENDO O FACEBOOK DO (trecho excluído pela moderação) E O CARA TEM MOTO POTENTE, JET SKY E OUTRAS COISITAS E É GUARDA???? NUM DISSE QUE TEM CAROÇO NESTE ANGÚ?

  30. Precisamos ensinar as crianças o sentido da tolerância, respeito, amor, solidariedade, compaixão e outros VALORES para que se tornem jovens e adultos saudáveis. As instituições sociais precisam contribuir. ex.: a família, escola, igreja, a justiça, a política, enfim, se uma delas falhar, todas falharão. Portanto, é uma ENGRENAGEM SOCIAL. TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR ESSE EPISÓDIO E OUTROS QUE VIRÃO…

  31. A FALTA DE DEUS FAZ O SER HUMANO AGIR DESSA FORMA ESTOU MUITO TRISTE COM A ATITUDE DESSE AGENTE ELE FOI MUITO COVARDE E MALDOSO ELE PRECIZA DE DEUS.

  32. Ainda nao sou cristão, mas quem sabe um dia, só o que posso afirmar é que está faltando amor, DEUS nocoração do homem, amor ao seu semelhante, uns ficam zangados, outros revoltados, mas vamos orar por esse rapaz que morreu e o outro que efetuou os disparos, todos precisamos de DEUS.

  33. Concordo que olhando de fora ficamos chocados com uma notícia dessa,claro que a morte de um jovem de 17 anos nos causa revolta,mas é preciso saber o que aconteceu de verdade.Me pergunto qual seria a reação de alguém que se sente ameaçado por três pessoas?Será que atirou para matar ou no momento de medo e desespero agiu por instinto? Não podemos esquecer que são duas famílias destruídas,claro que o jovem não voltará mais e que também o agente e sua família serão marcados para sempre.O que de fato acontece é que a violência está em todo lugar,porque os seres humanos se tratam com tamanha falta de respeito.A soberba é tão grande que as pessoas acham que podem debochar,sacaniar e que as outras vão aceitar e nem sempre isso acontece.Acho que muitas coisas poderiam ser evitadas e nesse caso,se de ambas as partes houvesse humildade e respeito as coisas não chegariam aonde chegaram.Por que é preciso sempre esperar o pior dos outros,o fato de uma demora tem que ser vista como uma provocação? Precisamos mais de Deus nas nossas atitudes.Que Deus proteja as duas famílias!!!

  34. Legitima defesa ? Ele tem que pagar muito caro o que ele fez com meu amigo . Por mais que ele se sentisse ameaçado, ele poderia muito bem sair na mão com ele, por mais que ele fosse apanhar ou sei lá .. Mais sacar a arma e sair atirando matando todo mundo, é certo ? E ainda tem que ler, o povo falando que ele é ser humano, tem namorada, tem vida. Se ele fosse isso de verdade não iria agir assim.

  35. Vejo muitos criticarem o agente por ele andar armado, só cabe ressaltar que o porte de arma dos agentes penitenciarios é um direito garantido pelo estatuto do desarmamento, portanto o puro e simples fato da pessoa (que é detentora do direito de usar armas) andar armada não pode caracterizá-la como uma pessoa desequilibrada e violenta, mas as atitudes que ela toma com a arma sim.

  36. “o puro e simples fato da pessoa (que é detentora do direito de usar armas) andar armada não pode caracterizá-la como uma pessoa desequilibrada e violenta, mas as atitudes que ela toma com a arma sim.” PERFEITO!

Deixe uma resposta

Fechar Menu