Opiniões

Leitura das pesquisas

Quem apostava que o indeferimento da candidatura de Rosinha Garotinho (PR) à reeleição, pelo TRE, fosse ter alguma influência no voto do eleitor campista, sofreu ontem um amargo dissabor. Com a divulgação da pesquisa Ibope, encomendada e divulgada pela InterTV, do Grupo Folha, ficou claro que, hoje, nas urnas, a prefeita não só se reelege no primeiro turno, como ampliou sua já larga vantagem sobre os demais, crescendo de 57%, segundo pesquisa do Precisão de julho, para 63%, pelo Ibope.

Outra grande expectativa, dizia respeito aos desempenhos das campanhas dos candidatos Arnaldo Vianna (PDT) e Makhoul Moussalem (PT). Neste quesito, acertou quem apostou na queda do primeiro (de 18%, no Precisão, para 13%, no Ibope), com registro indeferido pela própria Justiça Eleitoral de Campos, e no crescimento do segundo (de 4% para 9%). Todavia, o efeito prático foi literalmente trocar cinco por meia dezena: os 5%, perdidos por um, foram os exatos 5% ganhos pelo outro.

Aos que ainda insistem em criticar o inequívoco sucesso político dos Garotinho, na pretensão de atribuí-lo apenas ao fato de controlarem a máquina pública municipal, uma outra pesquisa do Precisão, sobre a corrida à Prefeitura de São Francisco e divulgada hoje, com exclusividade, pela Folha, revela toda a fragilidade lógica do argumento. Mesmo prefeito, Frederico Barbosa Lemos (PR) aparece com apenas 21%, 31% a menos que seu único concorrente: Pedrinho Cherene (52%).

Como reza o dito popular: “O pior cego é aquele que não quer ver”. O governo de Campos é bem avaliado, sua candidata é popular e seus percalços na Justiça, se tiveram algum efeito no eleitor, foram o de simpatia por sua vitimização numa suposta perseguição. Se o motivo jurídico teve versão fantasiosa pelo grupo da prefeita, os efeitos eleitorais da tática se mostram reais, e todos positivos a ela. No voto, salvo um cataclismo, tudo indica que Rosinha não perde para ninguém.

Publicado na coluna Ponto Final de ontem, na Folha da Manhã.

Este post tem 10 comentários

  1. Garotinho neles!

  2. O Ibope ratifica o excelente trabalho feito pelo Instituto Precisão.
    Quanto aos Garotinhos, a vitória é certa.

  3. Seria ingenuidade nossa acreditar que estatisticas como essa não seja manipulada ou merecedora de questionamentos. Em primeiro lugar, eu tenho 35 anos, tenho npivel superior e não conheço ninguém que tenha sido entrevistado por institutos de pesquisa. Em segundo lugar, é muito estranho a metodologia, a quantidade de pesquisados, a orientação partidária, se são ou não contratados da prefeitura. Como jornalista, faço essas perguntas, antes de acreditar nessas pesquisas. Quanto a São Francisco, é preciso lembrar que Frederico não governou a cidade, desde o início, quem governou até abril ou maio foi Beto da Saúde e não Frederico. Ele não teve tempo de “esquentar” a cadeira. Independente das pesquisas aparentemente manipuladas, dos comentaristas anteriores e da opinião do colunista, Campos é muito maior que os Garotinhos e pode viver muito bem sem eles.

  4. DOU PARABÉNS A NOTA DO LENIÉRVESON!
    PARA MIM, CAMPOS NÃO PODE MAIS CONTINUAR VIVENDOS COM OS “GAROTINHOS”, BASTA DAR UMA OLHADA PELA CIDADE E VER O QUE REALMENTE MUDOU PRÁ VALER, NADA!
    NOSSA CIDADE É CHEIA DE VANS ABARROTADOS DE PASSAGEIROS, QUE NÃO TEM OUTRA OPÇÃO PARA O TRANSPORTE. ESTAS VANS SUJAS,APERTADAS,VELHAS,SEM VENTILAÇÃO,É ISSO QUE OS CAMPISTAS QUEREM? ENTÃO VOTEM NA ROSINHA! DÊEM UMA OLHADA NA PRAÇA SÃO SALVADOR, LEMBRA DAQUELAS LINDAS ÁRVORES EM VOLTA DA PRAÇA? LEMBRA DAQUELES LINDOS PÉS DE PINHEIROS ENORME EM VOLTA DA PRAÇA? SABE QUEM MANDOU CORTAR TUDO? NA ÉPOCA O PREFEITO ERA O GAROTINHO! E HOJE É SUA MULHER A PREFEITA DE CAMPOS, QUE PRATICAMENTE NÃO FEZ NADA PELA NOSSA CAMPOS.

    MEUS IRMÃOS, O QUE A PREFEITURA ARRECADA ENTRE ROYALTIES (660 MILHÕES AO ANO) E OUTROS IMPOSTOS (IPTU;IPVA;IMPOSTOS SOBRE MERCADORIAS,ETC…),DARIA MUITO BEM (E SOBRAVA COM CERTEZA) PARA MUDAR A CARA DE NOSSA CAMPOS, COM LINDOS ÔNIBUS RODANDO PELA CIDADE, INCLUSIVE COM AR CONDICIONADO, DARIA PARA PAGAR MELHOR OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DOS PROFESSORES, ETC… PERGUNTO: CADÊ O DINHEIRO? SERÁ QUE A ARRECADAÇÃO DA PREFEITURA DE CAMPOS NÃO DÁ PARA MELHORAR NOSSA CAMPOS?

    EU ACHO QUE NO MÍNIMO, OS CAMPISTAS DEVERIAM DE VOTAR EM CANDIDATO QUE NUNCA FOI PREFEITO EM CAMPOS,PELO MENOS ESTARÍAMOS DANDO CHANCE A UMA CARA NOVA EM NOSSA CIDADE! ROSINHA JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR!!!
    SE TODOS QUEREM A NOSSA CIDADE DO JEITO QUE TÁ,COM VANS IMUNDAS ATENDENDO A POPULAÇÃO EM VEZ DE ÔNIBUS NOVOS E MODERNOS RODANDO PELA CIDADE,SAÚDE PRECÁRIA, ETC… CONTINUEM SOFRENDO VOTANDO EM ROSINHA!

    UM DESPERDÍCIO REELEGER ALGUÉM QUE NÃO FEZ NADA EM NOSSA CIDADE!
    ABRAÇOS!

  5. Se acha que um bocado de palavras me iludem… So lamento !!!

    Desconheco isso, discordo disso e principalmente duvido disso !!!

    Essa campanha vai virar e o povo vai se libertar dessa doença… Desse CANCRÔ !

    Quase acreditei no seu discurso… So faltou a verdade pra isso acontecer !

    FORA FICHA SUJA !

  6. ROSINHA vc esta de parabens ficou ao lado dos menos favorecidos e podem falar o que quizerem ;mais essa eles terão de engolir a seco cada dia que passa vc cresce nas pesquisas porque quando o povo quer ninguem segura vc esta igual massa de pão quanto mais te batem mais vc cresce

  7. Ainda acredito numa reviravolta.Campos não merece isto!

  8. ALÔ MARIA. VOCÊ TÁ ATRASADA!! CAMPOS JÁ DEU UMA REVIRAVOLTA. TÁ MUITO MELHOR QUE ANTES. SÓ VOCÊ E ALGUNS NÃO CONSEGUIRAM VER ISTO AINDA!!

  9. Campos tem tudo para ser umas das melhores cidades deste pais, mas com esta familia no poder nada vai mudar, principalmente com a maioria de eleitores achando que tudo é otimo a 1 real, principalmente passagem.O que nos precisamos e´termos serviços e ganharmos um salario digno para vivermos bem, e tem gente que fala que a tal Rosinha trouxe o Porto do Açu, campista acordem quem vai crescer é São João da Barra esta é a cidade do porto nós continuaremos parados em todos os sentidos principalmente desempregados

  10. JUNIOR vc é que está cego ou…..

Deixe uma resposta

Fechar Menu