Opiniões

Quer saber onde e como os royalties são aplicados em Campos? Dane-se você!

dane-se

Controlada pelo governo da prefeita Rosinha (PR), a Câmara de Campos considerou a fiscalização da aplicação dos royalties no município, com a participação da sociedade civil organizada, como inconstitucional. Como o jornalista e blogueiro Gustavo Matheus antecipou aqui, desde ontem, antes da sessão de hoje, a criação do Conselho de Fiscalização da Aplicação dos Roylties proposto pelo vereador Marcão (PT), assumidamente inspirado em ideia análoga da deputada estadual Clarissa (PR) em relação ao governo Sérgio Cabral (PMDB), foi considerada inconstitucional no parecer da comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador governista Jorge Rangel (PSB), aprovado em plenário pelo rolo compressor governista, com os votos contrários apenas dos quatro edis de oposição: além de Marcão, Rafael Diniz (PPS), Fred Machado (PSD) e Nildo Cardoso (PMDB).

Resumo de mais esse ato de ópera bufa do valoroso Legislativo goitacá: Quer saber quando, como e em quê os bilionários recursos do petróleo são aplicados em Campos? Dane-se você!

Atualização às 2h05 de 10/04/13: Quer conhecer a justificativa da bancada governista para não permitir a participação da sociedade civil na fiscalização da aplicação dos royalties no município? Basta clicar aqui para conhecer a versão do vice-presidente Jorge Magal (PR), divulgada naquela que é disparada a melhor cobertura das sessões da Câmara de Campos, sempre no Blog do Bastos.

Este post tem 25 comentários

  1. Ditadura disfarçada! Hoje vi uma reportagem onde moradores do farol denunciavam problemas nas lotadas e vans que circulam de forma ilegal naquela praia e todos estavam com os rostos digitalmente desfocados…porquê será? A população tem medo da famiglia! Nós, com esse governo, jamais saberemos nada…o que nos faz supor muitas outras coisas…

  2. Alguem já viu o Garotinho falar contra a Odebrecht??? Essa praga e essa praga nos fazem ver os royaties ir…Embora!

  3. Mais um capitulo lamentável dos nossos representantes. Gostaria de saber qual a justificativa de todos os vereadores da situação que votaram contra um direito da população. Que o povo saiba enfim quem os representa e da próxima vez saiba analisar melhor quem merece ou não seu voto. Tenho nojo desse governo.

  4. Aluísio, meus parabéns por essa matéria tao autêntica contra os desmandos dessa prefeitura tão medíocre!!!! Que não somente desrespeita o eleitor como tão também a lisura do processo legal e democrático.

  5. SE CAMPOS PERDER GRANDE PARTE DOS ROYALTIES NÃO VAIS FAZER MUITA DIFERENÇA PARA A POPULAÇÃO E SIM PARA AS EMPREITEIRAS QUE VÃO CONSTRUIR CASAS DE 105 MIL REAIS; SAÚDE NÃO TEM MESMO.

  6. Ola Aluyzio,

    Campos a Cidade de um Governo “Cem” vergonha !

    Do que adianta Rios de dinheiro dos Royalties na mão deste Governo ?

    Todos os dias da até tristeza lê os jornais, quando não é morte ou acidente, é a bandalha e a má-gestão deste governo, eu particularmente sinto vergonha, obras paralisadas ou superfaturadas, falta de medicamentos, superlotação em hospitais, contratação de apadrinhados irregularmente sem concurso, shows artísticos com preços astronômicos, locação de veículos para servir ao governo com valor exorbitante que com o valor pago da para comprar um carro ao ano a cada aluguel contratado, a má qualidade de obras que vivem tendo que ser refeitas e agora para piorar a mais nova modalidade de desgoverno.

    A quebra das promessas de Campanha, querem acabar com o cheque-cidadão e com as passagens a R$ 1,00 (um real), você amigo leitor merece isso ?

    É hora de procurarmos meios jurídicos para poder obrigar este governo a tratar a nossa população com respeito e dignidade, construindo uma educação de qualidade com noções de cidadania para a nossa Cidade, Campos é uma cidade RICA e um povo miserável, precisamos ser mais bairristas, incisivos e determinados a uma verdadeira mudança de postura de étnica com probidade.

    Abraço Fraterno

    Fabricio Lirio .

  7. Como fica transparência. O vereador deveria encaminhar a decisão para Ministra STF, para ajudar na decisão dela, quem não deve não treme….

  8. Ué! Cadê os “puxas-de-plantão”? Será que nenhum deles vai dar preciosas opiniões e tentar justificar o injustificável?

    Estes políticos da “situação” só confirmam o que já sabemos, pelo menos os que são capazes de perceber a real situação de nossa infeliz cidade: São uns (trecho excluído pela moderação), submissos e covardes!
    Mas, nada como um dia depois do outro, pois de alguma forma o feitiço se volta contra o feiticeiro! Se não for diretamente neles, irá afetar filhos, netos, e serão lembrados com vergonha pelos seus descendentes.

    Ainda verei o dia em que algum Procurador, algum Promotor, enfrente este (des)Governo, e em nível nacional todo o Brasil saiba os nomes de todos aqueles que direta ou indiretamente acobertaram mazelas e ações suspeitas!

    Ou acontece isso, ou o nosso país se transformará no que é hoje o México, onde a Máfia comanda tudo, dos governantes às instituições, e quem não aceita, morre. Corremos este risco, e o sinal disso é a violência cada vez maior e mais banalizada.

    Só restou dizer, que são governos como estes que temos, com todas estas “caixas-pretas”, que nos levam ladeira abaixo na direção do sub-mundo. Que Deus nos ajude!

  9. Pura safadeza!Só dá (trecho excluído pela moderação)!!!!

  10. Só não perderá porque a mala já foi cheia para Brasilia, mas bem que se perdesse seria uma boa, a população só é convidada para fazer número nas manifestações promovidas por eles, mas na hora de dar satisfação a mesma se omitem. VERGONHA se o uso está sendo de forma responsável porque temer? AH já sei a comissão vai cair. rs

  11. Hum… Interessante. Tipo, quando é para terem os royalties na cidade, todo mundo protesta, fecha BR, multidão na praça. Agora quando é para mostrar EM QUE esses recursos dos royalties são aplicados, ninguém pode saber… BAH! TRANSPARÊNCIA JÁ! Espero que os cidadãos agora protestem para termos essa lei aprovada. Queremos saber em que esses recursos dos royalties são aplicados: quantos centavos na área da educação, na saúde, saneamento, cultura, etc. Se o Rio já está fazendo, porque não nós?

  12. Jefferson Borges, essa resposta e facil, Boates, Restaurantes, Comissao por Produtividade junto a Odebretch, valao de coco, ostentacao, manutencao da Base Aliada e Auxilio a Geracao de Pequenos Imperios contruidos com dinheiro Publico para o desfrute Privado, usando a fe do mais necessitados como Combustivel para seus Deleites e Devaneios!Infelizmente tem muita Gente que acha Melhor perder os Royalties do que ve-lo servir a interesses pessoais e escusos!Nao Seria um Sonho para o Povo Campista que os Royalties fossem Realmente Aplicados na Regiao? Falo, Corretamente Aplicados! Imagina como nao estaria essa Cidade, basta confrontar com proprio upgrade dado pelos Piazinhos!

  13. Eu vou me danar como toda populaçao campista,disto eu tenho certeza.
    Cartas marcadas neste jogo sujo.

  14. Só enchendo o bolso dos pilantras! E daqui a pouco vem outra notícia pior a já esquecem desta.

  15. Bom dia!
    Ontem foi o dia nacional do combate a corrupção , varias investidas foram feitas em diversos estados e municípios , a rede Gobo esqueceu Campos dos Goytacazes? Fiquei sem entender….
    Podem falar o que quiserem da rede Globo , acompanho todos os jornais e vejo que chegam antecipadamente e descobrem muitas coisas……
    Agora esquecer Campos?
    Abraços

  16. ROYALTIES SÓ SERVEM PARA QUEM NÃO TRABALHA E PROCURA UM CAMINHO MAIS FÁCIL (ESPERTO=DESONESTO) DE VIVER. CHEGA DE ROYALTIES… NÃO SOMOS VAGABUNDOS, SOMOS TRABALHADORES. NÃO PRECISAMOS DE ESMOLAS MUITO MENOS DE SUSTENTEAR EMPREITEIROS.

  17. Infelizmente a situação atual é culpa em parte da fraca, omissa e inoperante oposição em Campos….sem falar do povo que toda eleição vota nos mesmos candidatos….por falta de opção também….
    Os órgãos estatais responsáveis pela fiscalização das contas da Prefeitura não se articulam e também …não agem…….apesar das gigantescas trapalhadas da Prefeitura com o dinheiro público….
    É preciso união de forças contra esta ditadura que aí está…..é hora de agir já e não somente na época da eleição…porque o $$$ da prefeitura faz a diferença em favor destes ” governantes dos royalties”.

  18. Antes para cara de pau a receita era óleo de peroba, agora usa-se petróleo! Como fazem em todos os setores da Prefeitura incluindo a Câmara, se os que são pagos são impedidos ou não querem fazer o serviço, contrata uma assessoria. Faça-me o favor senhor Magal e cia.!

  19. Estão reclamado de que, todo mundo sabe como funciona a coisa, vamos nos organizar e fechar a Prefeitura colocando fogo na sua entrada não permitindo que nada funcione até que sejam expostas as informações. O resto é só blá blá blá blá ….

  20. é muito complexo.
    Rosinha não foi eleita pela segunda vez, com o voto dos eleitores que aqui se mostram indignados, como eu.
    Rosinha foi eleita com 165 mil votos por eleitores que “vivem” de cartão cidadão, que andam na passagem de R$1,00, que pisam em buracos e não percebem, Foi eleita por pessoas que jogam lixo nas ruas, que entopem as esquinas e seus bueiros e quando a coleta não passa, os cachorros que passam fome reviram tudo transformando a cidade dos royalties num lixão.
    Foi eleita pelos que “necessitam” de medicamentos de grátis e fralda de grátis, de assistência de grátis, de 0800. Foi eleita pelos empreiteiros que buscam enriquecimento ilícito e querem ocupar ranquim social, atropelando todos e, assim fazemos qualquer negócio;eleita por pessoas que querem tudo para si. Muitos, por ganância. Outros, por necessidade, mesmo.
    Até mesmo os que não precisam de bolsa de ensino,mas que conseguiram, tirando dos que precisam, hoje se mantem amarrados nas árvores ou em pé em praça pública pagando mico,se tornando amiga do governo. Muitos por serem comissionados ou porque devem favores, outros por serem a peça do cabide.
    Portanto é por falta de consciencia politica ou de conhecimento politico.
    Por falta de educação e cultura.
    Por “gostar” do que está recebendo da politica.
    é vergonhosa a politica de Campos.
    E vergonhosa a politicagem de Campos.
    Campos está uma vergonha!.

  21. Caro “ombudsmancampista”, comentarista das 9h27, IP: 177.120.78.124,

    Por motivos de ordem ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários anônimos. Se quiser repetir o seu, bem como fazer qualquer outro, sobre este ou qualquer outro post, com a pretensão de publicação, necessário usar seu nome verdadeiro. Liberdade, pelo menos nos blogs da Folha, tem rima obrigatória com responsabilidade.

    Abç e grato pela colaboração!

    Aluysio

  22. Como aprovar “transparência” sobre algo tão evidente?
    O conjunto da população sabe que os recursos dos Royalties não são aplicados para atender aos seus anseios.
    Vivemos num pobre município rico onde a palavra de ordem é “farta”. “Farta” tudo na Saúde, na Educação, nos Transportes Públicos, Saneamento básico, etc,etc.
    Diante da insatisfação reinante no município, até o número de votos que a reelegeram suscitam dúvidas.
    Não concordo com a afirmação de que a oposição é fraca. O sistema que mantém este estado de coisas é que é demasiadamente forte. Aí entram os maiores beneficiários de recursos oriundos dos royalties que, para conservar seu quinhão, investem pesado em campanhas eleitorais desta natureza.
    Esse governo desconhece o sentido da palavra “DEMOCRACIA” assim, cabe a nós, através de grandes mobilizações populares desvendar na prática o seu significado.
    Não devemos repetir o erro de ficar mais quatro anos reclamando do óbvio e, em 2016 tudo ficar na mesma.
    Forte abraço Aluísio.
    Graciete

  23. Estou de acordo com a Adelia… A globo mostrou que no dia da corrupção as PC – PM – PM e o MP fizeram grandes prisões em 2 ou 3 Estados, mas e o Rio de Janeiro principalmente em CAMPOS dos GOYTACAZES?????.
    Mas Adelia não fique triste, lembre-se do filme TROPA DE ELITE 1 e 2, aqui tem uma (trecho excluído pela moderação) comandada pelo BOLA que precisa emagrecer. O pior é que nossa justiça é completamente cega e falha quando se trata do município de Campos dos Goytacazes.

  24. Quanto custaria aos 4-5 vereadores da oposição organizar um abaixo assinado exigindo a apreciação de uma lei de transparência na aplicação de recursos dos royalties?

    Poderia ser mais ou menos assim:

    1- Uma tenda no centro de campos;
    2- Tendas ou veículos indo às portas de hospitais e escolas do município;
    2- Uma van com 10 pessoas colhendo assinatura, de porta em porta, nos lugares mais remotos da cidade;
    3- Tendas temporárias em eventos (exposição, festa, jogos,…)
    4- Os meios de comunicação poderiam fazer sua parte social divulgando os locais de coleta de assinatura

    Se são 300 ou 500 mil eleitores, quantas assinaturas são necessárias para se conseguir este feito.

    Acredito sinceramente que são bem menos que a quantidade de pessoas insatisfeitas com estas atitudes do governo municipal. Se quisermos ser ouvidos, temos que gritar … não ficar fingindo que batemos quando na verdade somos esmagados pelo um rolo compressor.

  25. Quer saber onde e como os royalties são aplicados em Campos, basta ver como era antes e depois do Governo Rosinha Garotinho ou entao perguntar aos Ministros do STF, pois a Prefeita entregou a todos para onde vai o dinheiro dos Royalties.

Deixe uma resposta

Fechar Menu