Opiniões

João Vicente denuncia contratações de bandas e pede investigação ao MP

Professor João Vicente Alvarenga
Professor João Vicente Alvarenga

 

Até maio de 2013, enquanto a Fundação Teatro Municipal Trianon (FTMT) ainda existia, era ela que contratava os shows de bandas ligadas ao percursionista Lucas “Cebola”, marido de Patrícia Cordeiro, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a preços superiores (R$ 7 mil e R$ 14 mil) aos pagos às demais bandas locais. Dizendo ter feito isso em obediência a “ordens superiores”, para depois também afirmar que as contratações eram para “satisfazer os interesses da Sra. Patrícia Cordeiro, muito bem protegida pelo Gabinete de Sua Excelência, a prefeita”, foi isso que o ex-presidente da Fundação Trianon, o professor João Vicente Alvarenga denunciou no último dia 16, numa representação encaminhada à promotora estadual Alessandra Honorato Neves Batista, da Promotoria de Investigação Penal (PIP) de Campos, a quem caberá a abertura de inquérito para investigar, ou não, o caso.

Com bases em denúncias anteriores, feitas também por João Vicente, publicadas aqui e aqui, que o presidente do Psol em Campos, Erik Schunk, pediu aqui, em 28 de abril a abertura de investigação junto à Promotoria de Tutela Coletiva de Campos. Mas, no dia seguinte, em 29 de abril, o promotor Marcelo Lessa afirmou em resposta que: “a representação em exame (feita por Schunk, com base nas denúncias de João Vicente) não narra fato concreto nenhum. Se limita a repercutir notícias veiculadas em Blogs e Jornais (…) O que se tem se concreto nas notícias já é alvo de investigação no inquérito civil 445/10 (portanto de 2010, quatro anos atrás), em trâmite na 1ª Promotoria. Não merece, portanto, investigação específica”.

Com base nas mesmas notícias de blogs e jornais, desconsideradas pelo promotor, o vereador Rafael Diniz (PPS) também buscou (aqui) a Promotoria de Tutela Coletiva de Campos para pedir investigação sobre as suspeitas de irregularidades nas na Fundação Oswaldo Lima, sobretudo na contratação de shows no “Verão da Gastança” deste ano no Farol, e pela extinta Fundação Trianon. Antes de recorrer ao Ministério Público Estadual, Rafael teve todos seus pedidos de esclarecimentos sobre a cultura pública do município negados pelo rolo compressor governista, no Legislativo goitacá, desde o Campos Folia de 2013, até chegar às denúncias de João Vicente, como o Blog do Bastos noticiou aqui, aqui, aqui e aqui.

Confira, abaixo, as denúncias formalizadas por João Vicente, solicitando a investigação da Promotoria Criminal:

 

João Vicente 1

 

 

João Vicente 2

 

 

João Vicente3

 

 

 

Este post tem 28 comentários

  1. Estão tentando desestabilizar um governo reconhecido pelo povo nas urnas, grande bobagem, erros se houveram foram de pessoas.
    GAROTINHO GOVERNADOR.
    PROFESSOR SULEDIL PREFEITO.

  2. O esperançoso é o último que morre,pq a esperança morre primeiro…
    Sendo assim,ainda me resta esperança de ver a legalidade sendo exercida nesta cidade (ainda que parcialmente).

  3. É muito bom que se saiba que a vereadora Linda Mara E A PREFEITA Rosinha estão de fato também por tras de todo esse escândalo, o que tem que ser apurado são todos os shows, tanto da festa do santíssimo salvador como do verão da gastança, o cerco está se afunilando para a senhora Patrícia Cordeiro.

  4. A população de Campos dos Goytacazes, apesar de não aceitar, mas entende as aberrações cometidas pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade, pois lá a maioria dos vereadores, apoiam o governo Rosinha Garotinho e sempre independente de quais sejam os casos, acabam brindando o Governo. Mas não entendo a postura do Senhor Promotor de Justiça Marcelo Lessa, quando em seus pronunciamentos aqui nesta matéria, faz questão de brindar o Governo também, quando muito mais do que, acusações que são publicadas em blogs e jornais, não deixam de serem elementos de investigações, para que a população, tenha uma satisfação do Ministério Público de dever cumprido. Fica uma cidade onde na verdade, o poder político brinda a Senhora Patricia Cordeiro e parece que o mesmo está sendo feito com o poder Judiciário. Vai se lá saber o porque disso, provavelmente algum Motivo, que acaba levantando a curiosidade de todos os seguimentos da sociedade, que provavelmente fica fazendo uma pergunta: quem proibiu do Governo cor de Rosa ser investigado pela Justiça, da mesma forma que foram investigados os Governos anteriores ? A sociedade gostaria de uma resposta mais convincente do Ministério Público da cidade de Campos dos Goytacazes.

  5. Luiz (comentário.das.19:51) :desculpe,mas.vc.é.um.”sem.noção”.Está.fora.da.”casinha”!!!!!!!!…Suledil>prefeito,só.na.sua.cabeça!

  6. Toda e quaisquer denúncias que baterem no MP e caírem nas mãos de um promotor que anda junto com o time rosado, não valerá de nada, assim como esperar quaisquer esclarecimentos da OAB. Em cidade de coronel, MP e OAB não dão pitaco. Tem muito caroço debaixo do angu… Assim é Campos!

  7. Se o governo e seus empregados n camara dizem que está tudo certo, então que se abra a caixa de pandora da cultura e informe o valor de todos os pagamentos efetuados para shows que contenham as mesmas características, artista local, evento,tempo de show, etc…

    Somente desta forma a população ficará ciente d quem etá falando a verdade.

    Se isto não for feito estará claro que existe algo para esconder.

  8. E a responsabilidade por estas supostas contratações que , se não são irregulares , são imorais, não recairá sobre o denunciante,também?
    Pergunto-me, se ao “cumprir ordens ” , o mesmo tinha que embotar sua consciência ! E agora, porque este súbito comportamento de repúdia âs decisões que executou para agradar superiores?
    Será que se ainda perfilasse nas tropas governistas , tomaria tal atitude?
    A sociedade campista não o responsabilizará? Vamos mais uma vez fechar os olhos ao que é direito e nos indignar apenas quando não somos mais beneficiados direta ou indiretamente?
    Já disseram: ” Pará o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”

  9. Mais uma apenas entre dezenas…. e em todas as areas !!!

    Entao virou rotina, banalizaram a tal da denuncia…. sao tantas que ate o povo se perde !

    Estranho ver que isso nao vai para a TV, e mais estranho ainda e ver que as autoridades que tem competencia para tal, nada fazem !!!

    E como se Campos fosse uma Republiqueta dessas mediocres que tem leis proprias e quem manda e o dono dela, a autoridade mor, o patrao chamado Garotinho !!!

  10. ESSAS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DO GOVERNO E SAIRAM POR INCOMPETÊNCIA, NÃO TEM MORAL PARA FICAR FALANDO MAL DO GOVERNO. GOSTARIA DE LEMBRAR, QUE O GOVERNO ROSINHA TEM 80% DE APROVAÇÂO POPULAR, QUEM DUVIDA VÁ NOS BAIRROS E CONFIRA A QUANTIDADE DE OBRAS QUE FORAM FEITAS E MUITAS EM ANDAMENTO OLHEM BEM A QUANTIDADE E QUALIDADE DAS OBRAS,QUEM CRITICA OU MORA EM BAIRRO NOBRE OU È INGRATO, PODEM ATÈ CRITICAR MAS VAMOS TER COERÊNCIA.

  11. Quando vejo defenderem a nossa prefeita fico a me perguntar , sim ela foi eleita com os votos validos não com eleitorado da nossa cidade ,ela a prefeita teve menos de 50 por cento do eleitorado não podemos esquecer disso , então governa para a minoria , quando esses lobos com catinga de ovelha sair do poder , vão deixar muita sujeira esperem e verão.

  12. Denúncia no MP? Vai adiantar de nada…Tem (trecho excluído pela moderação) e vcs acham q ele vai investigar algo?

  13. Hum, sou leiga. Mas, me digam, quem investiga um Promotor quando este é suspeito? Ou seja, o que eu quero saber, é quando determinados atos praticados por um Promotor, tem aparência suspeita, parcial, protecionista e desigual, se recorre a quem?

    Desculpem, eu não sou advogada, só estou procurando me informar!

  14. Por que não abrem a tal caixa preta dos shows, dos Senhor Arnaldo e Mocayber, porque só o da prefeita!!!

  15. Resposta para Pollyana: A corregedoria do MPE, no sítio eletrônico do próprio.Mas, muito cuidado,(trecho excluído pela moderação).

  16. E , difícil de explicar , Pollyana,desconhece. Função do MP,Luiz , j entende, que e desestabilizar um. Gov. que faz, Alcimar , já acha que e ingratidão, só que a população , só quer que seja , prestado conta afinal se. não tem nada de errado ,por que não prestar. conta ou e uma CX . De surpresas, Se apresente MP. com. o mesmo rigor dos ônibus. , para satisfação da população ,afinal e o Doutor órgão. capacitado para isto.

  17. Bom dia!

    O povo nao pode pagar as contas de um governo munipal de campos e uma atitude desabonadoura-sem inteligencia-sem credibilidade-(trecho excluído pela moderação)-incompetente;uma cidade que tem dinheiro e ele ou ela com essa atitude desabonadoura que nao tem vergonha de praticar;isso e um atraso pra uma cidade que tem dinheiro!
    Bom dia !
    Ate breve!

  18. Como diz o velho ditado o povo tem o governo que merece.

    O povo tem o serviço de saúde que merece, em fim o povão que tem força no voto e escolheu politicos (trecho excluído pela moderação) tem que pagar de alguma forma.

  19. CAMPOS É UMA CIDADE AMALDIÇOADA.
    DEPOIS (trecho excluído pela moderação) DOS GOVERNOS ANTERIORES, TEMOS AGORA O (trecho excluído pela moderação), ONDE OS (trecho excluído pela moderação) SÃO COMPRADOS.
    AGORA, SÓ UMA DICA PARA QUEM MANDA NO ESTADO E NÃO GOSTA DO (trecho excluído pela moderação), PORQUE NÃO SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO CONTATO COM MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL PARA TRANSFERIR (trecho excluído pela moderação)?

  20. … TRANFERIR, CLARO, PARA BEM LONGE. VOLTA REDONDA, ANGRA DOS REIS.
    QUERIA VER NO LUGAR DELES OUTROS (trecho excluído pela moderação).

  21. E se já não bastasse tudo isso, esse grupo resolve agora, colocar um evento particular no CEPOP, que é um espaço publico! É evidente o abuso de poder que eles exercem em nossa cidade.

  22. Pergunta simples para esses ‘pequenos’ defensores,porque não se investigar?Teve um cara que falou em ‘DESESTABILIZAR’,ora será que é tão grave assim ‘defensor’?Outro ‘defensor’ falou em Arnaldo e Mocaiber,po cara,se esqueceu que grande parte desses ‘mandantes'(secetários e DAs ) estão no mesmo ‘coxo’ tudo misturado?Assim nã dá,realmente,cegueira e pessoas sem noção!

  23. Obrigada, José Renato. Apesar da moderação, entendi sobre “ter cuidado”. A que ponto que chegamos, né? É a Ética de ‘cabeça para baixo’, é a Moral aviltada, quando temos que medir palavras pra falar deste ou daquele “Agente do Direito” que eventualmente extrapole de suas funções!

    Mas, parece que isto é a regra geral neste nosso país, onde todo o processo Democrático vai assim sendo atingido, demolido, pedra após pedra.

    A cobiça, a sedução e a atração pelo Poder tem esta Virtude, revela como os homens são, trazem à tona a sua verdadeira moral, é onde sabemos ‘de que’ são feitos, sem os vernizes das máscaras, sem o empolamento das palavras e engolidos num narcisismo desmedido e que se revelam geralmente através da prepotência!

    Há uma coisa que me consola: __Nenhum Poder é eterno! Quando ele se desmorona, também cai por terra quem por ele foi seduzido.

  24. Essas pessoas que estao satisfeitas com esse governo so podemos ter certeza que estao levandoalguma coisa pois se olharmos bem vamos ver uma cidade acabada mais ninguem faz nada ate a justiça parece que ficou cega ou tambem esta no bolso, enquanto a senhora prefeita gasta milhoes em shows e outras coisas desnecessarias posso dar um pequeno exemplo de como estamos ferrados com esse governo hoje agora neste momento estamos aqui no ferrreira machado com tres pacientes em estado grave necessitando de uma tomografia e o aparelho esta quebrado a pelo menos um mes ate quando teremos que aguentar isso, nao temos a quem pedir ajuda…

  25. Senhor Gustavo Matheus,após conferir que a minha opinião não foi publicada e sim diversas outras publicações depois da última liberada,acredito até, por problemas técnicos,deixo aqui meu comentário relativo a sua última postagem.
    ————————————————————-
    Caro Jack Powell permita-me ,lhe chamar assim, lembra do filme Jack onde tinha um garoto que tinha um metabolismo quatro vezes mais acelerado que um ser humano normal, ou seja, seu corpo, a cada ano vivido, envelhecia quatro anos e que mesmo jovem tinha aparência de 40 anos de idade? Assim foram as suas escritas em relação ao jovem Bruno Dauaire,onde o senhor mostrou um envelhicemento intelectual e cultural tão acelerado e preconceituoso que invejaria Francis Coppola que foi o Diretor do filme.Resista,não caia na tentação de virar um Jack em suas opiniões e passar a ser identificado por posições que caracterizam o que há de mais antigo e velho na imprensa e na política,que é o ataque gratuito .Como sou de idade avançada de vida vivida e nos meus 66 anos,posso lhe dizer que é um equivoco tentar preconceituosamente resumir em poucas linhas o que não conhece,não viveu e não tem a mínima idéia do que representa para a região em termos de resultado e história política a vida política da família Dauaire. Escrevo essas humildes linhas, porque acho que ao contrario do personagem Jack Poll representado por Robin Williams, que não tinha cura porque o envelhecimento era genético,o senhor ainda tem cura e digo mais, poderá contribuir muito com sua inteligencia para a nossa sociedade campista, se tiver a capacidade de não ficar seduzido pelo ataque gratuito, raivoso, etc.. Procure daqui para frente,colocar na balança,tudo aquilo que vai compor a sua criação escrita,jogue fora essa caneta de pena,tão usada no século passado e use os dedos na velocidade das digitações como fazem os jovens de idade fisica e mental,torne-se novamente um jovem de ideal e de praticas.Não esqueça que hoje você é um dirigente partidário do PV,escreve sua opinião em um blog hospedado em um grande veiculo de comunicação,por isso compor na mente todos os elementos possiveis na hora da criação só lhe darão um texto opinativo mas verdadeiro. Boa sorte Jack e não esqueça de resolver bem resolvido, esses Matheus Garotinhos que tem dentro de você.

  26. O Dr Marcelo Lessa,atuante promotor público,como mostra o recente
    acontecimento dos ônibus em nosso município,não pode
    atuar até então nesse caso lamentável de denúncias sobre a
    cultura em Campos ,porque as denúncias eram baseadas “por notícias
    em blogs”.Mas agora não.Agora um próprio ex dirigente da cultura
    municipal coloca as denúncias não e isso mesmo Dr
    Marcelo Lessa?

  27. MÁRCIA, CADA UM TEM UM PREÇO, ENTENDEU?
    JA SAO 20 ANOS DE CORRUPCAO!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu