Opiniões

Ponto final — “Fogo” de Hitler pode queimar o Brasil na boca de Lula

Ponto final

 

“Nazistas” e “obrigação moral”

Na terça, com a presidente Dilma Rousseff (PT) a tiracolo, o ex-presidente Lula comparou “eles” (os tucanos) a “nazistas” e  os classificou de “intolerantes, mais que Herodes quando mandou matar Jesus Cristo”. Não satisfeito, ontem, em Porto Alegre, sem nenhuma distinção entre nordestinos e sulistas tão ao gosto petista, Lula disse que “eleitor de Marina tem obrigação moral de votar em Dilma” (confira os dois episódios aqui).

 

O pior se revela

Como foram dois dias distintos, imagina-se que com algum sono no meio, não daria nem para atribuir todas as declarações à eventualidade do mesmo porre. Mas seria melhor se fosse, pois se encaradas como fruto de uma mente sóbria de álcool, ou é delírio psicótico, ou pior das possibilidades: revela-se o sujeito mais megalômano, irresponsável, autoritário e inescrupuloso que nas últimas três décadas usou a faixa presidencial no Brasil, desde que ela passou a ser envergada por civis, em 1985.

 

Ridículo e ridículo e meio

Para uma pessoa normal, talvez bastasse contrapor o ridículo de quem acusa o adversário de nazista num dia, para no outro pretender “obrigar” toda uma coletividade, publicamente, a votar em quem quer que seja. Mas a coisa se torna especialmente mais ridícula diante de qualquer eleitor de Marina, alvo de toda sorte de ataques mentirosos e levianos no primeiro turno, da parte do mesmo Lula e da mesma Dilma que agora se acham no direito de exigir, na cara dura, os votos dados a quem se uniram para caluniar, levar às lágrimas e ainda tripudiar destas, classificando-as como sinal de fraqueza.

 

Escolha de Aécio

Mas não foi apenas por maldade que Lula fez e mandou fazer com Marina o que agora acusa Aécio Neves (PSDB) de fazer com Dilma, depois que o tucano passou a ser também atacado e reagiu. Numa longa conversa na noite anterior ao primeiro turno (veja aqui), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse preferir Marina no segundo turno, enquanto Lula queria Aécio. Por isso mandou centrar fogo em sua ex-ministra no primeiro turno e reservar a munição contra o tucano, que já quis levar ao PMDB para fazer dele seu próprio candidato a presidente da República — Aécio recusou.

 

Escolhas de Lula

Por isso, talvez, o descontrole de Lula nestes poucos dias que nos separam do segundo turno. Foi ele quem escolheu Dilma em 2010 como sua sucessora, dizendo que ela seria melhor administradora do que ele, mas acabou por conduzir o Brasil à sua pior recessão desde que Fernando Henrique Cardoso, ainda ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, estabilizou a economia ao implantar, em 1994, o Plano Real — no qual o PT votou contra. Assim como, 20 anos depois, foi Lula quem apostou e trabalhou para ter Aécio como adversário de Dilma no pleito do próximo domingo.

 

Sem Herodes ou Cristo

Em outras palavras, Lula escolheu sua jogadora, escolheu seu adversário, passou por cima de várias regras e, aparentemente insatisfeito com o desenrolar do jogo próximo ao resultado final, agora parece disposto chutar o tabuleiro do próprio país, quer ganhe ou perca. Assim como Aécio, PSDB, Marina, PSB, Eduardo Campos, ou qualquer outra pessoa ou partido que se colocarem como opção ao PT, na alternância de poder tão necessária à democracia, jamais se transformarão por isso em “Herodes”, certamente Lula e Dilma não são Jesus Cristo.

 

Com Hitler?

Já em relação ao nazismo, representado por um partido político sem nenhuma vergonha de apelar ao radicalismo, mas que chegou ao poder na Alemanha pelo voto popular, antes de se converter na ditadura que mergulhou o mundo na II Guerra Mundial (1939/45), ao custo final de 60 milhões de vidas humanas, talvez não seja irrelevante saber o que pensava sobre seu Führer (“Líder”), Adolf Hitler (1889/1945), um certo dirigente sindical brasileiro, ainda inexperiente como líder político: “O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a alguma coisa e tentar fazer (…) O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação”.

 

Sua escolha

A entrevista de Lula a “Playboy”, título da revista com que agora acusa o estilo de vida pessoal de Aécio, foi publicada em julho de 1979. Oxalá esse “fogo” de Hitler tão admirado por quem depois seria eleito duas vezes presidente do Brasil, não termine por queimar a todos nós, antes ou depois de 26 de outubro. Até porque, numa democracia, as únicas “disposição”, “força” e “dedicação” que merecem qualquer admiração são as suas, leitor, livre para escolher na urna o seu destino e do seu país. Que eles sejam de mais paz do que quem escolheu Hitler.

 

 

Publicado hoje na Folha 

 

Este post tem 24 comentários

  1. (Trecho excluído pela moderação), se não gosta do PT, da Dilma e do Lula, que ficasse calado ao ficar fazendo esse comentário, (trecho excluído pela moderação). Porque sei que vocês burgueses até hoje não engolem que um simples operário chegou a ser presidente.

  2. (Trecho excluído pela moderação)
    Até a vitória com Dilma 13

  3. Caro Izaias,

    Seja a goela proletária ou burguesa, sulista ou nordestina, loura de olhos azuis ou parda, pobre ou rica, difícil mesmo de engolir é o fato de alguém que foi eleito presidente do Brasil duas vezes não ter o menor constrangimento de caráter ao jogar no esgoto a sua biografia.

    Abç e grato pela chance da reafirmação!

    Aluysio

  4. Caro Aluysio ! Boa noite! Quem está sendo preconceituoso é você ,pois o Lula o Sapo Barbudo sai ,bota o dele na reta (trecho excluído pela moderação)

  5. Sendo que Herodes não mandou matar Cristo. O povo o condenou.

  6. Caro Ademir,

    Boa noite! A questão é justamente esta: a inconsequência amoral de Lula colocou na reta o de todos nós.

    Abç e grato pela chance da reafirmação!

    Aluysio

  7. Caro Oviedo,

    Vindo de Lula, não dá para usar a verdade como filtro, tampouco a História. Mas acho que ele estava se referindo a Herodes, o Grande, rei da Judeia e títere do Império Romano, mas admirado até hj em Israel pela reconstrução do Templo de Jerusalém, cujas ruínas permanecem como principal local de adoração dos judeus. Segundo os evangelhos cristãos, Herodes teria mandado matar todas as crianças nascidas à mesma época de Jesus, por temer a profecia do nascimento de um rei dos judeus. Trinta e três anos depois, quem segundo os mesmos evangelhos chegou a ser consultado sobre o destino de Jesus, entre sua prisão e crucificação, foi Herodes Antipas, rei da Galileia e filho de Herodes, o Grande. Mas vc está certo, como a eleição do próximo domingo, a decisão de matar Cristo coube ao povo.

    Abç e grato pela chance de tentar elevar o nível da discussão!

    Aluysio

  8. Um abraço, Aluysio.

    Continuando com os paralelos historicos, sempre é bom lembrar que Pilatos se comportou como um (mal) democrata: indagou o povo sobre quem devia ser crucificado. Ou seja, um demagogo.

  9. Se Lula “confia” tanto em Dila pq só apareceu agora? É o desespero! Eu não voto 13 nem amarrada!

  10. Se o PT perder (e tomara que perca), duvido que entreguem o Brasil sem nenhum ato demagógico o baderneiro.

  11. Com a provável vitória do PT pela 3ª vez consecutiva, fica claro que o PSDB não tem mais condições de representar a linha de frente da oposição. Uma oposição realmente propositiva que desate o clientelismo populista, sem entretanto, se afastar das necessidades reais dos menos favorecidos, se faz necessária (com urgência), sob pena de ficarmos 24 anos sendo “governados” pelo PT, que é o objetivo do partido. Não será o PT o vencedor das eleições, e sim, a derrota da oposição para ela mesma, pela incompetência em atrair a confiança das classes populares. Para ganhar eleição presidencial, é preciso que o candidato tenha “cheiro de povo”.

  12. Parabéns pela comparação! Lula, este (trecho excluído pela moderação) barbudo, foi a pior coisa que já houve neste país e talvez agora não tenhamos alcance para ver isso mas no futuro próximo iremos olhar para trás e ver que M que nosso povo fez ao colocar este sujeito asqueroso, ignorante e (trecho excluído pela moderação) como presidente!

  13. Excelente texto!! Perfeito!!

  14. Youssef diz que Lula e Dilma sabiam de tudo, segundo a Veja

    Dilma Rouseff e Lula: nomes do ex-presidente e da atual presidente teriam sido citados por Alberto Youssef

    São Paulo – O doleiro Alberto Youssef teria dito para a Polícia Federal que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a atual presidente Dilma Rousseff “sabiam de tudo” sobre o esquema de corrupção da Petrobras, segundo reportagem da Veja.

    De acordo com a revista, o doleiro disse, durante um depoimento nesta terça-feira em Curitiba, que “o Planalto sabia de tudo!”. Indagado sobre quem, ele teria citado os nomes da presidente e do ex-presidente.

    A matéria é capa da publicação, que deverá ser divulgada nesta sexta-feira com mais detalhes sobre o depoimento do doleiro.

    Alberto Youssef foi preso em março deste ano por envolvimento em suspeitas de corrupção e desvio de recursos investigados pela Operação Lava Jato. A estimativa é de que ele tenha movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

    Assim como Paulo Roberto Costa, o doleiro fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público para tentar reduzir a sua pena.

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/youssef-diz-que-lula-e-dilma-sabiam-de-tudo-segundo-a-veja

  15. Que coluna e jornalista (trecho excluído pela moderação)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Olha o barba gastando nosso dinheiro
    Comunismo é só pro povo
    O Politburo vai pra suíte presidencial
    Vai vendo

    Ex-presidente Lula: noite na suíte mais cara do Copacabana Palace

    O dia para o ex-presidente Lula pode ter sido tenso, cansativo e sem glamour – com direito a uma série de ataques ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves (“filhinho de papai”), durante um ato de campanha pró-Dilma no Calçadão de Alcântara. Mas a noite promete ser de alto luxo na mais cara e sofisticada suíte do Copacabana Palace. Lula vai dormir na “penthouse”, como é conhecida a cobertura do sexto andar, que já hospedou Mick Jagger, Tom Cruise, Madonna, Will Smith, e é a preferida de Gisele Bündchen.

    Citada pelo site especializado Web Luxo como a terceira suíte de hotel mais cara do país, a “penthouse” tem 300 metros quadrados, terraço privativo e piscina de pastilhas pretas (detalhe que lhe conferiria um ar de “exclusividade”). A diária custa R$ 7 mil e inclui os serviços de um mordomo.

    Lula deve fazer um “treinamento” hoje à noite com Dilma, para o debate desta sexta-feira, na Rede Globo. O check out do hotel está marcado para amanhã mesmo.

    http://oglobo.globo.com/blogs/blog_gente_boa/posts/2014/10/23/ex-presidente-lula-noite-na-suite-mais-cara-do-copacabana-palace-553050.asp

  17. É amigos!Querem o poder pelo poder, mesmo que seja mentindo.O piór e mais inconcebivel é que se o PT ganhar, vai ter que governar um PAÍS que eles mesmos dividiram entre “nós e eles”.
    Parabéns pela matéria.Muito boa!!!

  18. FACE AO EXPOSTO ACIMA:
    ESTAMOS VIVENDO A MAIOR DITADURA DA HISTÓRIA DO BRASIL.

  19. Jornal (trecho excluído pela moderação)!!!!!!!!

  20. (Trecho excluído pela moderação) …”Ponto final — “Fogo” de Hitler pode queimar o Brasil na boca de Lula
    Por Aluysio, em 23-10-2014 – 16h34″…é esperar pra ver… LEIA COM MODERAÇÃO …

  21. Chega de PT. Um partido que escraviza milhões de pessoas com assistencialismo, impede que essas pessoas progridam e ainda as amedrontam em troca de voto, este de cabresto legal/imoral!
    Quem paga essas bolsas somos nós, se eu pudesse, do meu salário não sairia 1 centavo pra ajudar nessa campanha nojenta do PT.
    Não vou listar tudo de errado desse partido porque ficaria dias escrevendo.
    AGORA É MUDANÇA……AGORA É AÉCIO 45!

  22. Caros Celso Belem de Souza, Elvia e Almir, comentaristas, respectivamente, das 9h07, 11h36 e 12h08 de hj,

    É justamente pq existe gente como vcs que diarreias verbais como as do ex-presidente Lula são tão perigosas. Afinal, sem ovelhas, não existiria lobo.

    Abçs e grato pela chance da reafirmação!

    Aluysio

  23. Pelas declarações que li nestes comentários, excluindo eu, (trecho excluído pela moderação)

  24. Caro Izaias,

    Vc não vai usar o espaço dos comentários neste blog para a mesma destilação acéfala de ódio que já provocou metástase nas redes sociais. Excluído o fel, o debate aqui seguirá em melhor nível.

    Abç e grato pela chance da explicação!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu