Opiniões

Ricardo André reage à ameaça: “Aula de (mau) jornalismo”

Eu penso que

 

Aula de (mau) jornalismo 

 

Por Ricardo André Vasconcelos, em 29-03-2015 – 20h09

 

Através de seu porta-voz na mídia impressa, o jornal O Diário, o grupo político dominante na cidade, ameaçou, em sua edição de hoje (ontem, 29/03), com processos judiciais, militantes das redes sociais. Além de tentar desqualificar alguns dos mais ativos blogueiros da cidade — muitos dos quais com relevantes prestados ao mesmo grupo político a que hoje serve o jornal — a matéria revela, entre vários pecados, a mistura de críticos de carne e osso com fakes, sem citar um caso único caso concreto. E sonega ao leitor amostras de “crimes de calúnias, infâmias e injúrias”. Quem são os caluniados e caluniadores? Que calúnias foram publicadas?

E mais: se “esquece” de listar um dos blogs mais conhecidos do Estado, assinado pelo atual secretário de Governo e líder do grupo político que criou o jornal, Anthony Garotinho, que responde a diversos processos, inclusive movido pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (aqui). Garotinho faz jornalismo investigativo e os outros caluniam?

Opinativa da primeira à última linha, a matéria que é manchete da edição deste domingo, curiosamente, não é assinada, ao contrário dos blogueiros citados no jornal, que expõe-se em textos assinados em seus espaços virtuais. Pois é. Só tem medo de ser processado quem não tem convicção do que escreve.

Na verdade, essas falsas vestais que empenham sua pena como ventrículos para dar voz ao chefe, deixam muito a desejar no exercício de seu abjeto ofício. Tanto, que a matéria da edição de hoje, que este Blog reproduz abaixo, deveria ser pregada nas salas de aula do Curso de Jornalismo da nossa Uniflu. Ao menos para ensinar como se faz um (mau) jornalismo.

 

Este post tem 7 comentários

  1. Perfeita colocação. Li o artigo e está claro quem escreveu, ou não? Há anos venho dizendo que Campos vive um ditadura disfarçada. Durante muito tempo, nem os “blogueiros ” davam opinião sobre nada…(trecho excluído pela moderação). Ele morria de medo dos inhos! De uns tempos para cá, a sensação é que o medo diminuiu, mas agora, depois desse arremedo de censura, imagino que, se não houver um movimento feito também por nós leitores, tudo voltará como antes no quartel do garotinho mimado, dublê de coronel… Vamos esperar!

  2. O DIARIO ? ISSO É (trecho excluído pela moderação) ? AH TÁ BOM.

  3. Se a matéria não é assinada, vai ser processado por quem? Talvez por algum fantasma, talvez o fantasma da GAP…quem sabe?

  4. Boa tarde!!! Ao verificar a notícia no veículo de informação referido, notei que a preocupação para que haja debates em torno das informações divulgadas não ganham espaço, diferentemente da Folha, que o permite. Mas gostaria de saber quem auto se intitula “Da Redação”? Dessa forma se torna fácil ameaças e calúnias. Mas acredito que esta atitude seja de desrespeito e medo perante a parcela que gosta de um debate limpo sem vinculo com um tipo de política suja apoiada por alguns veículos. Viva a liberdade de expressão, mas vale lembrar “..salvo o anônimato..”

  5. Não posso deixar de ressaltar a péssima qualidade do texto e o vocabulário pobre.

  6. Movimento Brasil Livre com Kim Kataguiri

    Hoje a TV Gazeta deu espaço para uma entrevista com Kim Kataguiri, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre. Apesar do diminuto tempo, Kim Kataguiri demostrou com firmeza e sem enrolação o que pensa, como age, e como se financia o Movimento Brasil Livre.
    Vale salientar que a tomada de posição e a honestidade intelectual são resultados claros de uma atuação genuinamente independente, que não é pautada pela cartilha marqueteira de partidos políticos que tentam se apropriar das manifestações.

    https://www.youtube.com/watch?v=6Y8hWg6d0K4

    Dia 12 tem mais!

    Link do evento Oficial: https://www.facebook.com/events/1583540421903127/

    Ajude na luta contra o PT
    http://migre.me/peO4K

    Compre nossos produtos e ajude a tirar o PT do poder.
    http://www.movimentobrasillivre.org/#!loja-virtual/cwdc

  7. É o desespero do patrão???? rs eee Campos…

Deixe uma resposta

Fechar Menu