Opiniões

Maioria dos campistas vê governo desonesto e má aplicação dos royalties

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa e Suzy Monteiro

 

Que outros municípios vão tentar antecipar receitas para tentar conter as perdas dos royalties com a queda no preço no barril de petróleo, parece ser uma tendência. Macaé, Cabo Frio e São João da Barra já sinalizaram nessa direção, muito embora a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ainda não tenha feito o cálculo oficial das perdas. Por que então, em Campos, 88,5% da população são contra a antecipação de receita, popularmente conhecida como “venda do futuro”, proposta pela gestão Rosinha Garotinho (PR) e aprovada pela Câmara Municipal na polêmica sessão do último dia 10 de junho? A resposta talvez esteja em duas outras duas estatísticas: para 83,3% dos campistas, o governo Rosinha aplica mal os royalties do município, enquanto 68,3% acham simplesmente que a atual administração municipal não é honesta.

Os novos resultados foram aferidos na mesma pesquisa do instituto Pro4, com entrevistas detalhadas junto a 426 pessoas nas sete Zonas Eleitorais (ZEs) do município, realizada entre 18 e 22 de junho. Os dados da consulta apontam o desgaste do governo Rosinha, acelerado depois que seu marido, Anthony Garotinho (PR), assumiu a secretaria municipal de Governo, em fevereiro deste ano, menos de quatro meses após ser derrotado em outubro de 2014, ainda no primeiro turno da eleição a governador — insucesso repetido no segundo pelo candidato que recebeu o apoio do casal para perder em cinco das sete ZEs de Campos.

Com a rejeição a Garotinho atrelada ao governo Rosinha, este chegou à segunda quinzena de junho considerado ruim (17,6%) ou péssimo (35,7%) por impressionantes 53,3% dos campistas, enquanto é razoável para 34,3%, bom para 10,8% e ótimo para apenas 1,4%. Os números são endossados pelos 75,2% que disseram desaprovar a maneira como Campos tem sido administrada, bem como pelos 77,2% que declararam não confiar na prefeita.

Mas é comparando essa nova pesquisa do Pro4 com a feita pelo mesmo instituto em abril, que a velocidade do desgaste do governo de Campos surge mais flagrante. Entre quem achava que o governo dos Garotinho aplica mal os royalties da cidade, os 81,2% de antes subiram para 83,3% em junho. O aumento de 2,1 pontos percentuais pode ser pouco, mas aponta uma mesma tendência, quando constatado que, na pesquisa anterior, 14,3% achavam os recursos do petróleo bem aplicados em Campos, percentual que diminuiu para 12%.

Quando se analisa a sensação de honestidade do governo dos Garotinho junto à população, as coisas parecem ter ficado ainda piores para quem a comanda. Se em abril já deveria ser preocupante ter 49,5% considerando a Prefeitura de Campos desonesta, este índice se tornou capaz de ganhar uma eleição majoritária em turno único: hoje impensáveis 68,3% dos campistas não vêem honestidade em seus governantes. Esta evolução negativa de quase 20 pontos percentuais, em apenas dois meses, não é diferente na outra ponta: os 32,2% que em abril ainda consideravam a administração rosácea honesta, minguaram para apenas 12,9% em junho.

Em outras palavras e, ao que tudo indica, sem nenhuma coincidência: enquanto quase nove entre cada 10 campistas são contra a “venda do futuro” aprovada pelos Garotinho na Câmara, pouco mais de um do mesmo grupo de 10 considera honestos aqueles que hoje governam a cidade.

 

Vereadores Rafael Diniz (PPS), Gil Vianna (PR) e Luiz Alberto Neném (PTB)
Vereadores Rafael Diniz (PPS), Gil Vianna (PR) e Luiz Alberto Neném (PTB)

 

Desejo de mudança na análise dos vereadores

Segundo pesquisa do instituto Pro4, publicada na edição de quarta-feira da Folha da Manhã, 93,5% dos eleitores querem mudança. E 82% deles exigem que o próximo prefeito mude tudo (45,1%) ou muita coisa (36,9%). Já 11,5% dos campistas disseram querer poucas mudanças do seu próximo governante, enquanto 4,7% expressou desejo pela total continuidade.

Da oposição, o vereador Rafael Diniz (PPS) ressalta que o desejo de mudança está em todo Brasil e em Campos não é diferente:

— Nossa população está descrente de um grupo político que só pensa em se perpetuar no poder. A população vê que o orçamento bilionário do município de Campos não é revertido em melhor qualidade de vida e esse sentimento é o mesmo em qualquer região de nossa cidade. É lamentável, mas o grupo político que está aí esquece de pensar na população e só pensa em si mesmo — destaca.

O vereador da bancada independente, Gil Vianna (PR), acredita que o resultado da pesquisa é reflexo de uma má gestão “A população sentiu que não pode confiar no governo. Por isso, votei contra a venda dos royalties. Essa pesquisa é a resposta da população e é preciso que o governo entenda”.

Da situação, o vereador Luiz Alberto Neném (PTB), discordou: “Não sabemos como está sendo feita essa pesquisa. Mas temos certeza que o governo da prefeita Rosinha representa grande avanço para Campos. Não há como comparar com governos Mocaiber e Arnaldo, que foram lastimáveis. A prefeita está há seis anos e meio governando para o povo. E a população sabe e reconhece isso”, afirmou.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

Este post tem 14 comentários

  1. O povo enxergou quem realmente comanda a prefeitura e viu quanto de má fé e má vontade para com o povo o egoísta garotinho faz !

    Vai ser difícil eles se re-elegerem…

    Rosinha o pior governo que Campos já teve !!!

  2. Conseguiram se igualar ao governo Mocaiber!

  3. Todo veículo de comunicação (como os do grupo Folha) e todas pessoas formadoras de opinião, (como os vereadores, empresários, articulistas, etc) são formadores de opinião. Se todos, por razões de foro intimo desencadeasem uma campanha sistemática por quatro anos seguido falando bem, destacando somente os pontos positivos do governo,(trecho excluído pela moderação) certamente que o Gorverno Rosinha estaria com 100% de aprovação. Mas (trecho excluído pela moderação) a população se pociciona de forma negativa. Afinal, é ou não é esso o objetivo dessa campanha que detona a imagem da cidade, embora seja o governo que mais fez para o desenvolvimento da cidade.

  4. A pesquisa citada,não somente hoje,é tão precisa em seu percentual, como se todos os campistas tivessem sido questionados…! Tenho conversado com muitos amigos,conhecidos,não conhecidos, e, nenhum deles participou da tal pesquisa, inclusive eu ! Como podem ser tão precisos…??? A Folha da Manhã,tem se ocupado bastante,das questões do nosso governo…(sou leitora diária de 90% dos jornais nacionais…) Vezes concordo, vezes não, com o que lei NOS JORNAIS,E,NOS COMENTÁRIOS ! Por exemplo, acabo de ler: Rosinha, o pior governo que Campos já teve. Gostaria de saber do Alexandro, quantos governos teve oportunidade de acompanhar??? Quem no seu entender foi o melhor, tendo em vista, que para julgar o pior, com certeza,está baseado no que foi o melhor! Quem poderia ter governado melhor,dos candidatos que se apresentaram na última eleição ?????

  5. Arnaldo e mocaiber pode ter sido ruins mas ,nao pessaram em vender o produto da cidade.Prefeita e ora de sair.

  6. Querem falir a nossa cidade.Prefeita que vergonha vc fazer isso com o povo ,ainda diz minha cidade meu amor.Teria que ter vergonha em dizer isso.

  7. Desonesto é pouco para esse governo !

  8. Se o ministério público fosse (trecho excluído pela moderação), já teria vindo a Campos para tirar esses ratos que ai estão.

  9. PARA AQUELES QUE VIVEM MAMANDO NAS TETAS DE GAROTINHO E ROSINHA, PARE E OLHE NOSSA CIDADE, O QUE MUDOU NAS MÃOS DESTE CASAL DURANTE 35 ANOS NO PODER DE CAMPOS? NADAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!11
    SINCERAMENTE, OS CAMPISTAS PRECISAM ACORDAR E PARAR DE FICAR OLHANDO PARA ESTE CASAL QUE NÃO AMAM CAMPOS.
    O PIOR DE TUDO, É QUE AINDA NÃO VI NENHUM CANDIDATO BOM PARA SER PREFEITO DE CAMPOS, É SEMPRE A MESMA CARA: GAROTINHO, ARNALDO VIANNA, ALEXANDRE MOCAIBER, ROBERTO HENRIQUES, CARLOS A. CAMPISTA, ETC… TEM OUTRO SUJEITO MELHOR NÃO???
    SÓ JESUS NA CAUSA MESMO!!

  10. Acho que este senhor Alexsandro não mora em Campos ou nunca veio a Campos ou é um dos que gosta de criticar, mas, sem critério e de forma irresponsável, pois, o atual governo reformou e remodelou inúmeros bairros, tirou muita gente de área de risco e dando dignidade com a construção de milhares de casas populares, construiu diversas creches e escolas modernas, reformou diversas avenidas dando nova pavimentação e sinalização facilitando o trânsito, implantação de rede esgoto em muitos quilômetros, ampliação de iluminação pública, obras nos Distritos, ou seja, em todos os cantos do Município, o que não se viu no governo anterior. Quanto a pesquisa !?!?!?!?!

  11. Pior governo que Campos já teve não. O desgoverno dela está que nem o de seus antecessores. Ela está conseguindo ser tão péssima igual o Arnaldo e o Mocaiber, dois prefeitos que eu queria esquecer de tantas coisas erradas que eles fizeram, mas infelizmente Rosinha está que nem eles. Na próxima eleição espero que os eleitores votem certo para prefeito e vereadores, pois até hoje só escolhemos as pessoas erradas

  12. vale lembrar que quando á prefeita rosinha garotinho assumiu á prefeitura de campos em 2008 encontrou tudo destruido ,tinha repartição que estava sem energia elétrica po falta de pagamento, está construindo o novo hospital são josé de goytacazes,que muitos prometeram e só ela prometeu e está cumprindo ,,i por ironia ,vale lembrar que ela não é médica hem,, criou á passagem social á um real que ajuda muito á quem realmente precisa ,,almentou o cheque cidadão de cinquenta reais para cem reais e agora dobrou para duzentos reais, está dando díguinidade de vida para milhares de familias com os condomínios do projéto morar felíz, aumentou o salário dos servidores e muito mais , está duplicando á rj 216 que liga á 28 de março á goytacazes,, criou o projeto bairro legal benfeciando milhares de familias , na educação nossas crianças são bem alimentadas e tratadas com carinhos ,com nossas creches modelos e nossas escolas modelos e muito mais em cada canto da cidade tem obra da prefeita rosinha garotinho,vacinou nossas crianças contra hpv,, sem sombra de dúvidas que o nosso grupo que pertençe á ´´A.F.G ´´ vou decifrar para vcs ´´A.F. G ´´ SIGUINIFICA ´´AMIGOS DA FAMILIA GAROTINHO´ e vou lembra-los que vcs perderam em 2008 perderam em 2012 E vão perder EM 2016 ´´sabem porque ? PORQUE O POVO SABE QUEM GOVERNA PARA TODOS ,,o NOSSO GRUPO TEM UMA IDEOLOGIA que á seguinte pra ser bom de verdade tem que ser bom pra todo mundo´´ em 2016 vamos vencer outra vez .

  13. Caros Aluysio e Suzy.

    Há um erro, ou uma distorção na visão de futuro destes governantes! Na verdade, são várias distorções e absoluta falta de visão e compromisso com o futuro de todos estes municípios.

    Primeiro, o que todos eles provam, é que investiram mal os gordos recursos que receberam, principalmente porque não tiveram a preocupação de preparar o desenvolvimento, condição única para poder ter novas fontes de captação de recursos através de impostos.

    Vejam o caso mais próximo, o daqui da nossa região. Vamos considerar para este raciocínio, as regiões do Açu, Barra do Furado e Quiçamã.

    Ainda que a Petrobras tenha anunciado uma redução de 37% nos investimentos, e já sinalizando que vai abrir o Pré-Sal também para exploração estrangeira, já há empresas muito poderosas, e com uma visão de futuro baseada em profundos estudos econômicos, que vão investir pesado aqui na área, como é o recém anunciado porto em grande área no Açu.

    Vejam, que a visão da empresa estadunidense, não é ‘nacional’ e nem ‘americana’, ela tem um alcance mundial! Mas, o problema, no caso aqui da região, se esbarra na pobreza de visão econômica de futuro, dos nossos políticos!

    Eles preferem gastar 17 milhões com uma “Cidade da Criança” de aspecto medieval, e não investem em estradas que liguem estes lugares estratégicos! Nesta altura, já devíamos ter uma malha ferroviária, um convênio com o vizinho Estado do Espírito Santo, de modo a integrar a via ferroviária, aeroporto, Portos do Açu e Furado.

    Mas, o que ficaram esperando? Uma das promessas do PAC do Governo? Nas eternas promessas do Governo do Estado, primeiro do Cabral, e agora do sorridente Pezão? Ora!

    Campos dos Goytacazes e os demais citados municípios, padecem da “síndrome no mendigo que não sabe que é milionário”! Tem uma fortuna nas mãos, mas, miserável, vive atrás de caridade! Campos tem um governo de políticos “pedintes”! E quando ganham, esbanjam, gastam descontroladamente!

    Não sei porque, me lembrei da fábula da “A CIGARRA E A FORMIGA”!

  14. Esse Adriano Caminhoneiro deve ter ganhado um caminhão de presente para falar bem desse desgoverno.

Deixe uma resposta

Fechar Menu