Opiniões

Chicão bem na frente para ser o candidato a prefeito dos Garotinho

(Infográfico de João Vitor Marques)
(Infográfico de João Vitor Marques)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Se a nomeação (aqui) para a presidência do PreviCampos, no meio da última semana, do empresário e procurador Nelson Afonso Oliveira, irmão de Dr. Chicão Oliveira (PR), foi visto por analistas políticos como claro indicativo de que o vice-prefeito deve ser o candidato governista à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR), essa tendência é aprovada pela maioria da população campista. Em consulta estimulada do instituto Pro4, feita entre 8 e 10 de junho, nas sete zonas eleitorais do município, com 620 eleitores, a partir de um disco com os nomes de todos os 10 pré-candidatos governistas, Chicão liderou com folga. Além da margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou menos, o vice deveria ser o candidato dos Garotinho para 17,7%, seguindo do presidente da Câmara Municipal Edson Batista (PTB), com 7,4%, e de Thiago Ferrugem, ex-secretário de Desenvolvimento Humano, que ficou com 6,3%.

Mas se Chicão é o mais popular na dezena de pré-candidatos rosáceos, nem para ele deve ser fácil superar o desejo majoritária do campista por mudanças na maneira de governar o município. Em outra consulta estimulada, quando exposto às alternativas “O melhor é votar no candidato apoiado pela prefeita Rosinha, porque o trabalho dela precisa de continuidade” e “Ou o melhor é votar em outro candidato, para que ele faça as mudanças que Campos precisa”, sete entre cada 10 campistas ficaram com a segunda opção. Se 24,8% preferem a continuidade, 70,8% acham que um candidato de oposição seria o melhor.

Independente do desejo popular por mudança em relação aos oito últimos anos de governo Rosinha, na mesma pesquisa do Pro4, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 000696/2016 e cuja primeira parte foi noticiada (aqui) pela Folha no último domingo, Chicão já havia surgido como pré-candidato governista com mais intenções de voto, hoje, entre os campistas. No cenário estimulado em que seu nome foi colocado junto aos demais pré-candidatos, ele ficou em quarto lugar, com 8,4%, mas em empate técnico com os três primeiros da oposição: o vereador Rafael Diniz (PPS), em terceiro, com 11,3%; o também vereador Tadeu Tô Contigo, em segundo, com 13,4%; e Caio Vianna, em primeiro, com 15,2%.

Como nos cenários estimulados do Pro4 estava ainda Mauro Silva, líder governista na Câmara Municipal e já lançado pré-candidato próprio do PSDB, o 1,9% do vereador poderia ser transferido a Chicão, caso os rosáceos decidam lançar apenas um candidato. A hipótese se reforça com a não divulgação de outra pesquisa, do instituto Precisão, que várias fontes governistas informaram ter sido feita em período próximo à do Pro4. As prévias garotistas marcadas ontem para 23 de julho, portanto, podem ser uma mera formalidade.

 

Página 3 da edição de hoje (19) da Folha
Página 3 da edição de hoje (19) da Folha

 

Pubicado na edição de hoje (19) da Folha da Manhã

 

Este post tem 12 comentários

  1. Que o Doutor Chicão se destacaria no grupo do poder, nunca tive dúvida, até pelo fato de que dentre os nomes apresentados pelo grupo, é oq ue menos sofreu desgaste. A professora Auxiliadora Freitas por exemplo, teve inúmeros desgastes por seus posicionamentos nas questões que envolveram e envolvem as ações pedagógicas, as questões da Educação, os problemas enraizados e que o governo não apresentou soluções que contemplasse os anseios da categoria dos profissionais da Educação. O Tiago Ferrugem até me surpreendeu os índices, pois em meu raso entendimento nem era para estar com um índice tão próximo do índice do Edson Batista que é o presidente do Legislativo campista, que não disse ao que veio até agora e se forem, qualquer um dos dois, alçados à condição de vice numa eventual chapa governista, não trariam nenhuma agregação à campanha do Chicão, muito pelo contrário, mas como o grupo que está no poder, já tem os indicativos que NÃO conseguirão a continuidade no executivo, a estratégia para mim é clara, vão tentar ganhar as eleições à nível proporcional, para criar o maior número possível de obstáculos futuros para o próximo prefeito, só não vê isso quem não quer. O Hirano, já era o que chamamos de carta fora do baralho há tempos e nem acredito que saia candidato à reeleição como vereador, pois não disse a que veio até o presente momento, ao contrário do Mauro Silva, que independentemente de posições políticas contrárias às minhas, é um cidadão de fino trato, afeito ao diálogo, por quem tenho apreço pessoal, assim como Auxiliadora Freitas, a quem conheço de priscas eras e que concluo, após leitura desses números da pesquisa, direcionarão suas campanhas para a recondução de seus mandatos legislativos. É dessa forma, meu caro Aluysio abreu Barbosa, que enxergo o processo, mas posso até estar enganado, pois pesquisas retratam um momento específico e a campanha eleitoral é outra coisa.

  2. TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE DESSA VEZ OS CAMPISTAS ESTÃO VACINADOS E NÃO IRÃO VOTAR EM NENHUM CANDIDATO DE GAROTINHO….
    VAMOS VOTAR EM OUTRO CANDIDATO FORA DA FAMÍLIA DE GAROTINHO, VAMOS ACABAR COM O DOMÍNIO DE GAROTINHO EM CAMPOS, PORQIE OBRAS PERTO DE ELIÇÃO NÃO QUEREMOS, QUEREMOS É A CIDADE COM BONS EMPREGOS, TRANSPORTES PÚBLICO DE QUALIDADE E NÃO ESSAS VANS PELA CIDADE, SAÚDE DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE POR SINAL ESTÁ PÉSSIMA!
    CHEGA GAROTINHO! OS CAMPISTAS NAO AGUENTA MAIS VC E SUA TURMA!
    FORA CHICAO, FORA MAURO SILVA, FORA EDSON BATISTA, FORA FERRUGEM, FORA PUDIM, FORA PAULO HIRANO, FORA PAULO FEIJÓ…CHEGA!!!

  3. Se, na condição de médico e secretário de saúde do município, o Dr. Chicão não foi capaz de resolver os problemas de sua área, imagine se ele fosse prefeito: o caos seria ainda pior do o resultante do governo Rosinha…

  4. Sérgio respeito seu comentário mas vou externa o meu. Qdo o senhor diz do desgaste da professora Auxiliadora em relação à educação ao meu ver é um grande equívoco. Penso que o senhor não deve ter acompanhado o mandato e a vida pública da professora. Pelo contrário ele teve maus desgaste com o governo justamente por defender as idéias dela pela educação. Teve que lutar para ter seus projetos colocados em pauta na câmara e atendidos. Se houve algum avanço e conquista para a categoria foram as leis e indicações que ela fez e lutou. A lei orgânica do município da educação e cultura avançaram por ela. Foi a melhor secretaria de educação. Ela fez política de educação e não eventos. Ela representa o segmento por causa. Infelizmente ela não e executivo senão a educação e cultura estariam com muito mais conquistas. Tenho certeza que seria uma grande prefeita para Campos. Ela não fala. Ela age e é competente .

    1. Vamos ser honesto, quem anda com garotinho não (trecho excluído pela moderação).

  5. sábias palavras Paulo Sá.

    Penso do mesmo jeito.

  6. Walker, deixa de ser puxa – saco. Deve ser um daqueles que leva alguma vantagem com a política; é parente ou muito amigo da mesma ou então está ficando louco de achar que a suposta candidata, tem bagagem para ser prefeita. Vai seguir apenas o que Garotinho determinar, aliás ” Como sempre fez”. Vê se começa a pensar num país melhor, começando pela sua cidade e para de pensar em interesses próprios, disso o país já está cheio. Ainda não aprendeu a lição?

  7. Dr. Chicão é o melhor!!!

  8. Leandro, você está brincando. O cara não aguentou ser vice, vai aguentar ser prefeito como? Ainda mais do lado que está e sem qualque r perfil para político, apesar de um excelente médico. Melhor para ele e para a sociedade ficar onde está. Não pode haver candidato bom ao lado de políticos/profissionais, que só pensam em si mesmo e só entendem daquilo que lhes interessam e não estão nem ai para o que é certo ou fazem bem a sociedade. Lastimável a situação do campista, um porvo que já teve personalidades políticas de grande importância, uma cidade com enorme potencial de desenvolvimento e com uma história belíssima, nas mãos de pessoas despreparadas em todos os SENTIDOS, porém o sonho não pode acabar. As pessoas passam, mas a história fica. As boas e as más que, infelizmente, também são muito marcantes.

  9. Mauro Silva perde até pra Thiago Ferrugem e Auxiliadora? kkkkkkkkkkk

  10. Chicão…. Chicão ….. Chicão. O Pediatra amigo das Crianças!

  11. Não sei bem o porquê, mas tive um incontrolável acesso de riso ao ver estas fotos e estes resultados de tais candidatos!

    Com a mais absoluta sinceridade, não acredito que nenhum deles vença nas próximas eleições, e devo acrescentar: “__Graças a Deus!”

Deixe uma resposta

Fechar Menu