Opiniões

Gerp: tudo igual entre Chicão e Rafael leva eleição ao 2º turno

(Infográfico de Eiabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eiabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Se o segundo turno pela sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR) parece se confirmar a cada divugação de uma nova pesquisa, a grande dúvida a 11 dias das urnas de 2 de outubro parece ser quem hoje lidera a corrida: Dr. Chicão (PR) ou Rafael Diniz (PPS)? Esta é pergunta deixada no ar pela consulta mais recente, feita pelo instituto Gerp, que entrevistou 500 eleitores campistas entre os dias 16 e 18 de setembro. Com margem de erro de 4,47 pontos percentuais, quem ficou liderou na pesquisa estimulada foi Chicão, com 28% das intenções de voto, seguido bem de perto por Rafael, que bateu 27%. Na simulação do segundo turno, o empate técnico entre os dois permanece, mas com a abertura de uma vantagem maior para o jovem oposicionista, que faria 36% contra os 32% do vice-prefeito de Rosinha.

Embora menor, a ligeira vantagem de Rafael sobre Chicão foi também registrada na consulta espontânea do Gerp, na qual o primeiro liderou com 42% contra 41%. E, embora normalmente desprezadas diante de tão poucos dias do pleito, as intenções de voto declaradas espontaneamente revelam outro dado impressionante, de consequências imprevisíveis: 52% declararam ainda não saber em quem vão votar.

 

(Infográfico de Eliebe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliebe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Mesmo diante do disco com os nomes dos seis candidatos, os eleitores que não responderam ou não souberam fazer uma opção somaram 24%, terceiro maior índice da pesquisa estimulada, atrás apenas, mas dentro da margem de erro, das intenções de voto em Chicão (28%) e Rafael (27%). Diante de tanta indecisão do campista, a pouco mais de uma semana das urnas, um outro dado da pesquisa pode favorecer o candidato da oposição, tanto no primeiro, quanto no eventual segundo turno: apenas 8% dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma possibilidade de votar nele. Diante do nome de Chicão, a medição no índice negativo foi bem maior: 22% de rejeição.

Depois de chegar a liderar as pesquisas de intenções de voto até agosto, Caio Vianna se distanciou dos líderes na polarização entre Rafael e Chicão. Na estimulada, ele ficou em terceiro lugar, com 14%; seguido de Nildo Cardoso (DEM), com 6%; e Geraldo Pudim (PMDB) e Rogério Matoso (PPL), ambos com 5%. A ordem foi quase a mesma na espontânea, na qual Caio marcou 12%; Nildo e Pudim, 2% cada; e Rogério, 1%.

Como apenas Caio apareceu não tão descolado dos dois líderes, mesmo separado deles bem além da margem de erro, só sua rejeição foi também medida na metodologia do Gerp: diante do seu nome, 14% disseram não ter nenhuma possibilidade de votar nele. O instituto também simulou o desempenho do pedetista no segundo turno, mas só contra Rafael, que também venceria, mas por margem muito maior do que sobre Chicão: 39% contra 22%.

 

Página 3 da edição de hoje (21) da Folha
Página 3 da edição de hoje (21) da Folha

 

Este post tem 28 comentários

  1. Vamos ter que esperar as eleições porque uma pesquisa que 52% da população nao sabem em quem votar,esse resultado que foi dado nao serve pra nada.Porque ate Rogério Matoso pode superar o primeiro colocado. (Trecho excluído pela moderação)

  2. Nosso DEUS é justo…Nosso DEUS é pai…o Senhor está vendo as coisas erradas que este casal vem fazendo na Prefeitura, faz teeeeeeempo!
    O Senhor dá a mão para os justos e dá também o castigo para os injustos.
    É chegado a hora da verdade, em que a população vai mostrar se está satisfeito ou não com essa família no poder de Campos.
    Eu não quero um Prefeito que fique 4 anos na Prefeitura, mas que só faça as coisas de verdade às vésperas da eleição e ainda mais com dinheiro de empréstimos da VENDA DO FUTURO DE CAMPOS, para ser pagos em 25 anos, eu quero é um Prefeito que faça um bom Governo nos seus 4 anos de mandato, afinal, para eu receber meu salário no fim do Mês, preciso trabalhar os 30 dias e jamais eu trabalharia 1 dia antes de receber meu salário, seria demitido não é mesmo?
    Já perceberam que Campos não tem grandes Indústrias ou Grandes Empresas na Cidade, que possa gerar empregos para todos? Sabe porque? A Prefeitura não permite que haja grandes Empresas na cidade, para que os cidadãos possa ficar dependendo de empregos da própria Prefeitura, com isso,tem votos garantidos na eleição.
    ACORDA POVO CAMPISTAS, CHEGA DE GAROTINHO E ROSINHA NA PREFEITURA!
    CAMPOS PRECISA CRESCER DE VERDADE!

  3. Nós temos 7 Zonas Eleitorais com 344 mil eleitores. Como sabemos mais uma vez as pesquisas indicam um favorecimento para que o povo achem que Rafael e Chicãoirão para o 2 turno que de fato é o que os 2 candidatos querem pelo fato de não quererem ir com Caio pela troca de farpas de ambos os candidatos. Sabemos que quem for com Caio a migração dos eleitores dos 2 candidatos será maior para Caio. 500 eleitores não chega a 0,1 % dos 344 mil eleitores. (Trecho excluído pela moderação). Que tal perguntarmos como anda os comandados de Rafael que são do Governo de Mocaiber que a maioria foram investigados? Como o povo reagiria sabendo que Sérgio Diniz e Marcilene estão juntos com Rafael? Garotinho … Esse já sabemos … Vcs tem que ir em St Maria, Travessão, Baixada Campista, Sapo 1 e 2, St Rosa, Eldorado, Nova Canaã, etc … o instituto deveria lá e ver a voz do povo e a rejeição à Chicão. Vamos ver se este não fica de fora. (Trecho excluído pela moderação)

  4. Faço das palavras do Sr. Enoque, as minhas!

  5. Agora e Rafael Diniz

  6. Em relação às pesquisas anteriores Chicão caiu 3 pontos caio 5 pudim 3 Naldo 1 MatiMattoso 2 totalizando 14 pontos e Rafael subiu só um ponto? Os 14% não vão mais votar em candidatos nenhum !!!!

  7. ESSA PESQUISA NÃO SEI NÃO, MAS TEM COISA QUE NÃO BATE COM COISA

  8. Estas pesquisas são enganosas, provavelmente muitos eleitores estão mentindo. Dizendo uma coisa, mas na realidade é outra.

    Muita gente vai “dançar” acreditando nestas pesquisas, pelo jeito o povo ficou esperto.

    Já era tempo.

  9. Saudosa CAMPOS-RJ, com seus imensos e verdejantes canaviais oferecendo matéria prima às muitas usinas que moíam a todo vapor, e oferecendo, ainda, mão de obra a uma população humilde mas honrada, que tinha no corte de cana sua ocupação honesta, com emprego de toda família, inclusive os meninos, evitando o convívio com os vícios das ruas. Combateram e acabaram com a maioria das usinas, transformando a outrora classe humilde trabalhadora em dependentes de esmolas públicas e eleitoreiras e os seus meninos-operários, em frágeis vítimas do tráfico e outras mazelas das ruas! Oh saudosa Campos-RJ, volte a sorrir, com o seu povo feliz tirando o seu sustento do seu trabalho, humilde, mas honesto!

  10. Chicão , estamos Juntos !! Rumo à VITÓRIA !!!

  11. FOI FALADO POR DIVERSAS VEZES, “NÃO VOTAR EM NINGUÊM QUE CHEIRE GAROTINHO…!!!”
    ACORDA CAMPISTA, NÃO VENDA TEU VOTO PARA A CORRUPÇÃO!

  12. As pesquisas apresentadas ate agora nao dizem muita coisa quanto ao resultado. As margens de erros são de quase 5% para mais ou para menos. É um índice muito alto… Os indecisos somam 24%… Tem muita gente indecisa ainda. Uma parcela da população quer mudança porem outra parcela e muito frágil e treme a qualquer ameaça de encerramento dos programas sociais.
    Gostaria de ver o jovem Rafael Diniz como prefeito, cara nova, merece uma chance.
    Torcer para que os eleitores mais fragilizados nao se sintam ameaçados com as conversas dos rosáceos de que quem entrar, acabará com todos os programas sociais.

  13. meus queridos a pesquisa e uma ciência exata, e se faz em todas as zonas eleitorais, esse resultado são consequências de um governo que gastou milhões com jardins e deixou a população sem médicos sem remédios e morrendo nos hospitais públicos, gastou milhões com obras superfaturadas e deixou a população sem uma educação no mínimo razoável, gastou milhões com aluguel de veículos superfaturados e deixou a população sem transporte coletivo por oito anos sofrendo desesperados para chegarem ao trabalho na escola ao médico etc. a passagem a um real sem coletivos´só traz transtornos para os usuários, sem falar nos milhões que foram gastos na campanha do secretário prefeito garotinho para o governo do estado. quer mais infelizmente o espaço é curto. desde l 988 que esse cidadão vem dilapidando nossa cidade, não demos um passo a frente e ele continua fazendo todos de imbecis. colocando novamente um candidato de sua família para concorrer as eleições pois chicão é seu primo para assim continuar a governar no lugar das marionetes, como fez com sua esposa e os anteriores que permitiram essa vergonhosa prática. se a chance de sepultar essa família politicamente é rafael diniz eu voto dia 2 no 23 liberte-se e faça o mesmo . UM ABRAÇO!

  14. Essa pesquisa vai dar dor de cabeça em muitos candidatos,igual como foi pra governador DO RIO DE JANEIRO,na realidade,Rafael está com mais percentagem,tem gente que vota em Rafael, ou CAIO,e disse na pesquisa que vota em Chição.
    tem alguns politicos que brincou com eleitores,agora é hora do eleitor brincar,com o politico,sabe como dentro da urna!

  15. Eu quero saber que experiência que o Dr. Chicão tem? Ele além de vice prefeito, foi secretário de saúde. E a saúde continuou péssima. Se ele como médico que é não conseguiu administrar uma secretaria, que dirá a cidade.

  16. (Trecho excluído pela moderação). Passa em Guarus e na Baixada pra ver o que dá. (Trecho excluído pela moderação)

  17. O interessante dessas Pesquisas são as estimativas; em um universo de mais de 250 mil eleitores, baseiam-se em meros 600, 700 entrevistados e jogam na mídia resultados apenas para influenciar os eleitores.. (trecho excluído pela moderação)

  18. Esse instituto de pesquisa (trecho excluído pela moderação)

  19. É brincadeira
    (Trecho excluído pela moderação)

  20. Não ganho nenhum benefício da Prefeitura e voto no Chicão . Eu e um monte de campista ! Quero que Campos continue crescendo . Dificuldades todos enfrentam , erros e acertos também . A oposição vai sempre falar que tá tudo ruim . Esse governo pra mim teve mais acertos do que erro . Não vejo necessidade de votar em outro .

  21. AGORA É RAFAEL.

  22. OS roseos falaram muito do governo de Arnaldo e Mocaiber, e fizeram a mesmas coisas e ianda persequem as pessoas.

  23. OS roseos falaram muito do governo de Arnaldo e Mocaiber, e fizeram a mesmas coisas e ainda persequem as pessoas.

  24. PORQUE SERA QUE OOUTRO JORNAL NÃO DIVULGOU A PESQUISA

  25. falou tudo Júnior!!! Quero saber quais são as propostas dos outros candidatos? sem ser as que eles querem continuar do atual governo. Quem foi Vereador durante 4 anos e não fez nada para a população, vai fazer o que para a cidade como prefeito? sem experiencia alguma,quem quiser arriscar com esses outros, eu só posso desejar boa sorte e cuidado.

  26. falou tudo Júnior!!! Quero saber quais são as propostas dos outros candidatos? sem ser as que eles querem continuar do atual governo. Quem foi Vereador durante 4 anos e não fez nada para a população, vai fazer o que para a cidade como prefeito? sem experiencia alguma,quem quiser arriscar com esses outros, eu só posso desejar boa sorte e cuidado.

  27. Vou ser mais moderado senhores,

    Concordo com os comentários do Junior e do Duda, Existe candidato que possui mais de um mandato de vereador, e nunca fiquei sabendo ou li algum projeto de lei desse candidato. E o candidato que só sabe falar bonito, só se sabe reclamar do atual Governo, nao tem proposta nenhuma convincente. Só foi sair a matéria sobre o cheque cidadão e todos resolveram defender tal beneficio, se todos irão continuar o que vem sendo feito e nao tem propostas convincentes, mudar para que ou por que???
    Porém quanto as Pesquisas, duvidas pairam no AR… Oposição Fraca e Burra demais..

  28. meus queridos junior e duda, os vereadores de oposição eram minoria, e a maioria para ir ao banheiro tinha que pedir permissão ao chefe de quadrilha, assim como sua esposa só fazia e votava o que esse cidadão mandava, o presidente da câmara só colocava em pauta o que o chefe ordenava, portanto a oposição ficaram quatro anos com as mão atadas. meus queridos que experiência tem dr. chicão?, que mesmo como médico acabou com a saúde de nossa cidade, quando foi secretário de saúde . qual experiência tinha o chefe em 1988 quando para desgraça de nossa cidade ele assumiu a prefeitura? a já sei, experiência no microfone por onde espalhou seu veneno contaminando nossa querida cidade. pense um pouco queridos ,dia dois e rafael 23. UM ABRAÇO!

Deixe uma resposta

Fechar Menu