Opiniões

Da “Telhado de Vidro” à “Vale Voto”, quem governa leva Campos à m(…)

Ponto final

 

 

M(…) anunciada

Há pouco menos de um mês, em 30 de agosto, esta coluna alertou (aqui) que o casal Rosinha e Anthony Garotinho (PR), a exemplo dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), estava ignorando na Prefeitura de Campos o mesmo conselho do compositor Chico Buarque que os dois petistas pareceram não ouvir durante seus 13 anos de governo federal, até serem dele defenestrados:  “Vai dar m(…)!”.

 

M(…) maior que estava por vir

A analogia entre os casais-referência do garotismo e do lulopetismo foi concluída com uma advertência, após Rosinha afirmar (aqui), num vídeo viralizado nas redes sociais, que o município governado por ela há quase oito anos está no buraco: “Se Campos está no buraco, o que não dá para fazer diferente é eximir de responsabilidade seu casal de governantes na m(…) buarqueana na qual enfiaram a terra dos sambistas Wilson Batista (1913/68) e Geraldo Gamboa (1930/2016). E quem acha que a reversão desse quadro é possível com a prática que foi alvo de duas operações da Justiça Eleitoral (…) talvez valha a pena observar o rigor da lei com Lula e Dilma para saber que m(…) muito maior ainda pode estar por vir”.

 

M(…) vindo

Aparentemente, a advertência continuou sendo ignorada pelos Garotinho. Não por outro motivo, às duas operações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 28 (aqui) e 29 (aqui) de agosto, num galpão da av. Alberto Lamego com adesivos da campanha de Dr. Chicão e na casa do vereador Ozéias (PSDB), preso por suspeita de compra de voto, somaram-se outras duas: em 2 de setembro (aqui), na secretaria municipal de Desenvolvimento Social e três Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e em 6 de setembro (aqui), na casa do vereador Albertinho (PMB).

 

M(…) muito maior

Fruto dessas operações, acabou vindo a tal m(…) muito maior antecipada nesta coluna. Ontem pela manhã, na operação “Vale Voto”, a Polícia Federal (PF) prendeu (aqui) a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Ana Alice Alvarenga; e a coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch Soares; além de mais oito pessoas que fariam parte daquilo que o Ministério Público Eleitoral (MPE) chamou (aqui) de “escandaloso esquema”. Denunciados (aqui) numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do MPE, foram descobertos 18 mil novos cadastros do Cheque Cidadão só de junho a setembro. Para se ter uma ideia, antes só existiam 12 mil cadastrados.

 

Origem da m(…)

Devido à sua total ausência de critérios, a distribuição dos 18 mil novos Cheques Cidadão para atender interesses meramente eleitorais, gerou reclamações das próprias assistentes sociais da Prefeitura. Esta origem das investigações nos servidores municipais, revelada apenas ontem pela PF, joga por terra a tentativa canhestra de se responsabilizar a oposição pela suspensão, em decisão judicial da quinta (22), desses 18 mil Cheques Cidadão que seriam trocados por voto na eleição de daqui a exatos oito dias — aquela que os Garotinho tentam a todo custo vencer no primeiro turno, pelo temor de perdê-la no segundo.

 

Lembrança de m(…)

Determinada (aqui) pelo juízo da 99ª Zona Eleitoral (ZE) de Campos, a suspensão dos 18 mil novos Cheques Cidadão se deu a pedido de seis dos sete promotores eleitorais do município, não de nenhuma das cinco coligações de oposição que concorrem à sucessão de Rosinha contra o governista Dr. Chicão (PR). Este, sem dúvida, o maior prejudicado pela exposição nacional da operação de ontem da PF. De fato, a “Vale Voto” trouxe à lembrança do campista a “Telhado de Vidro”, de 2008, que deu fim ainda em vida ao governo Alexandre Mocaiber.

 

Publicado hoje (24) na Folha da Manhã

 

Este post tem 11 comentários

  1. E o que é pior, ‘não se sabe da missa, a metade’! Por temer pela própria segurança, mesmo quando provas são evidentes, muitos cidadãos se omitem, se calam!

    Mas há quem pense que um rio de dinheiro é suficiente para ganhar uma eleição!

    Como não tenho fotos, vou contar o relato de uma pessoa, mas de forma figurada:

    “Lá em Pedra do Escondido (nome fictício) um certo candidato encontrou-se com um “parceiro” de uma determinada “Câmara” de grau mais alto, dentro de um prédio público. Num determinado espaço, meteu a mão no bolso, tirou um maço avantajado de cheques e entregou pro ‘parceiro”. Diga-se de passagem que tal “parceiro”, já esteve envolvido no passado em escândalo, não deu em nada, tanto que está no cargo.”

    Logo, mesmo entre os políticos sujos há uma espécie de corporativismo, ou melhor, uma máfia mesmo. Será que isso vai acabar em algum dia?

  2. Não consigo crer que uma ação desse nível tenha sido levantada por meros achismos. Se 06 dos procuradores chegaram a essa conclusão, algo errado tem que ter. Ouvi no radio o lamento do prefeito Anthony Garotinho (sim, ele que é o prefeito da cidade!)dizer que o MP tinha cancelado os tais cheques. Inverdade: somente os de junho para cá. Antevejo a propaganda de perseguição, da luta dos mais pobres, de Davi e Golias, coisas típicas de quem está à beira de perder um mandato e ter suas contas expostas. Pena que o próximo governante vai ter que se virar para tentar fazer alguma coisa. Os cofres vão estar abertos e vazios.

  3. NO TEMPO PASSADO ESSE MOÇO SE ELEGEU,ELEGEU TANTOS POLITICOS,E NÃO MAIS CONSEGUI O CARISMA DO POVO CAMPISTA,E MOÇO QUE FINAL INFELIZ NA POLITICA,E TUDO QUE FEZ ACABOU TUDO COMO UMA POSTA SECA !

  4. como esse mundo e redondo.volta logo camburão preto

  5. Engraçado que os coordenadores da campanha de Rafael Diniz estão na operação telhado de vidro.

  6. Aluysio, Recebi no Whatsapp, verifica aí:

    Justiça Eleitoral tira Rádio Diário do ar!!!
    Enfim, a Justiça mostrou a que veio! Após Garotinho falar um monte de “besteiras” e impropérios no ar, com críticas ao trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público de Campos, estas autoridades, munidos das respectivas gravações, entraram com as medidas cabíveis junto ao Poder Judiciário para CALAR A BOCA deste cidadão, que “pensa” que ainda é o dono da Cidade de Campos.
    O Juiz, diante do farto material em áudio, de imediato deferiu a medida.
    As Instituições (PF e MP) foram duramente criticadas apenas por fazer o seu trabalho, que é impedir a “farra” do cheque-cidadão que estava acontecendo de Norte a Sul no Município.
    Felizmente, de uns tempos pra cá, a Polícia Federal e o Ministério Público estão mostrando ao País que aquele tempo de impunidade acabou.
    Quem sintonizar em 100,7 (Rádio Diário), vai ouvir o silêncio imperativo da Justiça. Este silêncio eloquente, longe de calar a liberdade de expressão e de imprensa, mostra que existe um LIMITE.
    A Lei…
    Boa Noite aos cidadãos de bem de Campos dos Goytacazes/RJ.

  7. Adoro
    Espero ver mais notícias
    Legais ja basta
    Esse grupo tenque ficar bem longe desta cidade

  8. Não se esqueça quem vem mais por ai o caso Odebrecht casinha subfaturadas doação da campanha do coronel sarue rainha de Saab e de filha pródiga Clarissa garotinho falta essas investigações

  9. No que eu penso que tudo leva a crer que estamos assistindo a “queda do império do garotismo”, jamais pensei ver um período de campanha eleitoral tão desesperado, tão anti-ético e tão sujo!

    Diz o ditado oriental, que “quanto maior a árvore, maior o tombo”! Pode ser, mas tudo o que se pode pensar de baixaria assistimos agora neste desenfreado e descontrolado período eleitoral:

    _Denúncias e mais denúncias de “venda de votos”, calúnias do mais baixo nível, “claque” ensaiada, usuários de Facebook sendo obrigados a provocar enxurrada de pseudos “apoios” da “situação” sobe pena de perder seus empregos!

    Hoje pude avaliar a gravidade da baixaria com o “panelaço” orquestrado por uma das candidatas, que só não evoluiu porque houve a intervenção policial! De alguma forma, isto me lembra sobre o que lemos sobre o Coliseu, a Arena romana, leões e gladiadores contra cristãos desarmados!

    A análise mais simples que podemos fazer disto tudo, é que o velho leão está apavorado, está com medo, está tendo piriri só de sonhar com as eleições!

    Toda uma máquina e todo tipo de golpe sujo, enquanto “Sua Majestade” desfila com o seu séquito em poderosos e modernos carrões, o candidato “plebeu” anda a pé e vai conquistando o público que está cansado de ver tanta sujeira, por isso mesmo, ávido por querer escolher outro candidato, alguma coisa nova que mude o atual e maligno “estado da arte da planície política goitacá”!

    Parece que a “situação” absorveu bem a “retórica” da dissimulação, dos “movimentos” que nada tem de “sociais”. Assim como a presidente cassada hoje sobe nos palanques e trios elétricos pra estimular a balbúrdia, provocar vandalismo, o mesmo que faz aquele que se diz o “homem mais honesto do Brasil”, aqui, nesta terra do índio deitado e do Valão Milionário do Cocô Iluminado, parece que absorveram a “ideologia” de quanto mais sujo, melhor.

    Só espero que o TRE apure à fundo todas as denúncias, mas, que uma vez comprovadas, exerça todo o rigor da Lei, e mais do que isso, que a Justiça não seja tão lerda e leniente. É preciso que o nosso Brasil comece a agir com seriedade, que pessoas envolvidas com crimes de natureza política contra outros cidadãos sejam rigorosamente e exemplarmente punidas.

    Aguardo ansiosamente o dia das eleições, e espero que o povo seja mais inteligente e sensato.
    Quanto a esta candidata que gosta de “panela” e o seu grupo de baixa categoria, o meu mais completo nojo e desprezo.

  10. Os políticos precisam entender que existem Leis e o povo quer transparência. Não dá para vivermos no coronelismo, com o voto de cabresto a troco de um programa que é tão importante para algumas famílias. Concordo também, que não se deve escravizar para o resto da vida pessoas através de programas sociais, eles devem servir de alicerce em momento de suplício, mas que não seja eterno. Pois, acabam criando uma sociedade acomodada.

    É bem verdade que quem ganhar as eleições para Campos pegará uma Prefeitura completamente FALIDA. Não temos a dimensão do tamanho do “buraco”, uma vez que o Portal da Transparência é embaçado e as informações não são reais.

    Quanto ao fato do da Operação “Vale Voto”, queremos que seja mesmo apurado e que todos os envolvidos sejam afastados de seus cargos, afinal é crime. Como é bom vermos pessoas prepotentes como Linda Mara quebrar a cara, ela que berrava aos quatro ventos que existia uma ((trecho excluído pela moderação) na Prefeitura de Campos, e agora ela prova que EXISTE! E faz parte dela. Confio na Polícia Federal e Ministério Público para levar esse caso até o fim. O que me deixou mais confiante foram ter retirado do ar o programa do “coronel prefeito” (minúsculo mesmo), que acha que pode fazer o que quer, Chega dessa história. Vamos quebrar as correntes.

    Quanto a Operação Telhado de vidro, muitos respondem pelo que fizeram acredito que a justiça foi feita. Mas alguns saíram do país ou pela tangente e hoje estão de volta ao cenário político através de novos candidatos à Prefeitura. Isso me entristeceu, pois um jovem que teve seu avô como exemplo, está permitindo que abutres que participaram diretamente da Telhado de Vidro estejam ao seu lado.

    Mas fecho deixando minha esperança em uma cidade melhor para viver, sem obras superfaturas e maquiadas, para atenderem os interesses particulares de poucos.

    Quero ver o povo voltar a sorrir. Tendo a dignidade de ganhar seu pão de cada dia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu