Ocinei Trindade — Campos não pode parar, mas Rosinha e Garotinho…

(Foto: Gerson Gomes - site Campos 24 horas)
(Foto: Gerson Gomes – site Campos 24 horas)

 

 

Não tem jeito. Nas próximas semanas, talvez meses, ou até nos próximos dois anos, a derrota de Anthony Garotinho nas eleições municipais em Campos dos Goytacazes estará em rodas de conversas, postagens nas redes sociais, nas análises políticas dos especialistas e acadêmicos. Enfim, prato cheio para quem é defensor ou opositor ao ex-governador. Creio que os políticos, sobretudo os piores deles, são contantes fontes de inspiração para jornalista, cronista, roteirista, humorista e queixosos em geral. Quase sempre adoramos criticar políticos. Nisto, Garotinho é “muso”. Onde ele errou, afinal? Especulações não faltam. Do boteco às universidades, dos terreiros de umbanda aos templos evangélicos, da Pelinca ao Custodópolis, todos têm algum palpite.

Na véspera da eleição, assisti a um vídeo de um dos integrantes do governo municipal no Facebook, onde o homem se dirigia aos cristãos evangélicos e católicos para que, naquele domingo de votação, as pessoas de bem não votassem no candidato do PPS, não votassem no número 23, pois este partido político era defensor do aborto e da homossexualidade, coisas que a família cristã não concorda e não aprova, seguindo os preceitos bíblicos. O pedido me causou surpresa e espanto, confesso, pelo conteúdo do discurso e pelo assessor governista estar dentro da sala da casa da família Garotinho, ambiente conhecido e utilizado pelo próprio secretário de governo em postagens na rede. Não resisti e acabei comentando na referida postagem o seguinte argumento:

“O pedido não deveria ser para votar no Dr.Chicão em vez de pedir para não votar em outro candidato (que aliás são seis)? Os gays e mulheres que abortam não devem votar no Dr. Chicão, é isso? O direito ao aborto garantido por lei em casos específicos é bem anterior à existência do PPS, e a união civil homoafetiva é garantida por lei, e já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal. Que força tem o PPS nessa decisão? O Brasil sendo um país laico deve envolver igreja em assuntos políticos e eleitorais? E as outras crenças e os não cristãos devem votar em qual candidato? Quem não é cristão ou ateu não deve votar em Dr.Chicão? Sinceramente, são muitas questões que não cabem em urnas eletrônicas. Estou a meditar em ‘Ezequiel 7’, seria oportuno refletirmos todos o nosso papel na sociedade. Boa eleição a todos. Vale lembrar que Deus não vota em ninguém, mas elege benfeitores”.

Não me responderam até hoje. Frustrante. Aliás, a derrota nas urnas também frustrou 81 mil pessoas que votaram em Chicão Oliveira, apoiado por Rosinha e Garotinho, cujo slogan de campanha foi “Campos não pode parar”.  Só que Campos parou. A cidade parou para comemorar a vitória de Rafael Diniz.  Dos 359 mil eleitores, 292 mil compareceram às urnas. Destes, 151 mil  elegeram Diniz com quase 55% de preferência na disputa. Chicão recebeu 29% dos votos válidos; Caio Vianna, 11%; Nildo, quase 2%; e Pudim e Rogério, menos de 1% dos votos cada um. Campos parou para pensar e a maioria decidiu que o clã Garotinho se retirasse do poder. Dizem que será para sempre seu banimento local, mas o cantor Oswaldo Montenegro, em sua linda canção´”Sempre não é todo dia”, é mais cauteloso. Um dos versos diz: “Eu hoje acordei tão só, mais só do que eu merecia, eu acho que será pra sempre, mas pra sempre não é todo dia”. Não sei se Garotinho canta e concorda.

Costumo brincar com os números das cartas do tarô em meus textos quando me refiro aos candidatos nas eleições brasileiras. A carta 22, número do PR, partido de Garotinho e Rosinha, é a carta do Louco. Cá entre nós, tremenda loucura escolher Dr.Chicão para ser prefeito de Campos, não? Quem em sã consciência pode acreditar que ele governaria e teria autonomia no cargo? Talvez, 81 mil pessoas com alguns problemas de cognição, interpretação de textos e fatos, além de interesses pessoais que ficaram ameaçados, pois cargos e benefícios tendem a ser extintos pela nova gestão que prometeu auditoria e cobrança de prestação de contas do governo nos últimos oito anos. A carta 23, número do PPS, partido de Rafael Diniz, é a carta do Lavrador.  Em resumo, na terra de tradições agrícolas e canavieiras, o Lavrador derrotou o Louco.

E é assim mesmo, jogo é jogo. Outras disputas virão. Creio que o eleitor está mais maduro e consciente, inclusive, para punir nas urnas candidatos que se comportam mal. Pena que a gente ainda não aprendeu a votar direito para vereador. Mas está em tempo, espero, pois a Câmara de Vereadores de Campos precisa de novos e bons políticos também. Na véspera do Dia das Crianças, Garotinho não foi um bom menino, e este ano e no ano que vem, vai ficar sem presente. Aguardemos por 2018, o ano que o Brasil espera por uma redenção para livrar-se de crises, inflação, desemprego, desesperança, de Luiz Fernando Pezão e de Michel Temer, entre outros. Adivinha o que Garotinho vai querer ganhar em 2018?

Até lá, alguns acreditam, a Operação Lava-Jato poderá redesenhar o perfil dos políticos brasileiros, punindo e prendendo os que roubam e enganam a população. As listas de empreiteiras campistas e nacionais como a Odebrecht, por exemplo, estão aí para auxiliar nas investigações de policiais, juízes e promotores honestos. Como livrar-se de Garotinho nos próximos anos ou para sempre? O candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também quer saber. Semana passada, o blogueiro Lauro Jardim do jornal O Globo, revelou a impaciência de Crivella que não atendeu aos telefonemas insistentes de Garotinho, e desabafou para quem estava perto: “Não sei como me livrar dele”. Bem, quanto a isto, a população de Campos já sabe como fazer.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. Sandra Santos

    Análise perfeita .A cidade acordou .Não tem mais medo.E estamos juntos para o que der e vier!!!!

  2. Fátima

    Excelente texto, excelente!

  3. SÉRGIO PROVISANO

    Meu caro Ocinei Trindade, no geral, eu concordo com as suas teses, que são fruto de sua experiência como jornalista, escritor e analistas arguto do cotidiano. Mas discordo de que o prefeito será tese, objeto de estudos acadêmicos e coisa e tal…

    O casal de prefeitos entra para a História, como gestores que levaram o município ao caos, para o “buraco” e os resultados da desgovernança estão aí, para qualquer um constatar, aliás, a constatação se deu nas urna, em primeiro turno, onde a população deu o seu veredicto, votando maciçamente no candidato da oposição, o jovem Rafael Diniz, deixando um recado claro e insofismável de que está cansada desse modelo arcaico de governo, baseado em clientelismo e populismo, a população quer mudanças verdadeiras e que nos impulsionem para o futuro, sempre…

    Fraterno e forte abraço.

  4. AFONSO CLÁUDIO

    Parabéns, excelente colocações! Devemos estar sempre atentos aos clamores do povo, pois, é dali que saem os verdadeiros desígnios de Deus.
    A voz do povo é a voz de Deus.

  5. RICARDO OLIVEIRA

    QUERO DENUNCIAR UM FATO GRAVE. EU MORAVA EM SÃO GONÇALO – RJ, E TIVE A MÁ IDEIA DE IR ATÉ A PREFEITURA NO PRIMEIRO DIA DO MANDATO DO NOVO PREFEITO PARA RESOLVER UM PROBLEMA COM O IPTU. ENTREI NAS SALAS “SUPERLOTADAS DA PREFEITURA”, MAS O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO QUE AS PESSOAS QUE ESTAVAM LÁ NÃO ERAM USUÁRIOS DA PREFEITURA, E SIM “TODO” AQUELE POVO QUE RECEBE DA PREFEITURA SEM TRABALHAR, E COMO ESTAVA ENTRANDO UM NOVO PREFEITO, TODO MUNDO APARECEU PARA TRABALHAR. FOI A COISA MAIS RIDÍCULA QUE VI NA MINHA VIDA. PESSOAS SENTADAS NAS CADEIRAS COMO SE ESTIVESSEM A SALA DE AULA DE UM COLÉGIO. SÓ EM UMA SALA QUE DEVERIA MEDIR UNS 22 M². A MESMA COISA VAI ACONTECER AQUI EM CAMPOS NOS PRIMEIROS DIAS DE RAFAEL DINIZ. O EMPREGUISMO INÚTIL E DESENFREADO VAI MOSTRAR AS CARAS NESTE DIA. FIQUE DE OLHO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, HOSPITAIS E COLÉGIOS DE CAMPOS (ATÉ NO CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA). É RIDÍCULO VER UM MONTE DE GENTE BATENDO CABEÇAS!!! OBSERVEM!! FIQUE DE OLHO MPE E RAFAEL DINIZ. VALORIZE SÓ QUEM É NECESSÁRIOS REALMENTE!!!

Deixe um comentário