Opiniões

Beleza da carne, da arquitetura e do sonho da Uenf na foto

 

Ainda sem saber do projeto Nurbe, do fotógrafo Kelvin Klein, o blog publicou aqui, no último dia 12, um registro dele que havia viralizado anônimo nas democracia irrefreável das redes sociais locais. Posteriormente, a partir do toque da Beatriz Silva, amiga comum, foi possível chegar não só o autor da foto, como ao projeto que  pode ser conferido aqui e descrito na transcrição abaixo:

— O Projeto Nurbe consiste em fotografias de nu artístico e nu no cenário urbano, com uma exploração generalizada. A conexão do Nu com a Urbe, linhas e curvas. Por que Nurbe? Nurbe é a união da palavra Nu com Urbe um misto de natural, orgânico e o arquitetado e construído.

Confirmada a origem da foto, o crédito devido à foto foi feito numa atualização da postagem, no dia 16. Dois dias depois, a colaboradora do blog, professora, escritora e atriz Carol Poesia dedicou seu espaço quinzenal no “Opiniões” para também falar aqui do Nurbe. A partir da polêmica gerada pela foto nas redes sociais, do qual ela chegou a ser retirada, Carol questionou:

— A estética das fotos também merece destaque, Kelvin criou uma linguagem, estabeleceu um diálogo pertinente entre as linhas do corpo e a linha do trem, entre as curvas da mulher e silhuetas de concreto, até entre o modelo fotografado e grafite ao seu lado pintado. Está tudo ligado! E poderia ser bem explorado, se machismo e tabu não reduzissem os olhares à seguinte questão: de quem é essa bunda?

Por acaso, no mesmo dia 18 em que o blog publicou o texto da Carol, a Casa de Cultura Villa Maria teve as portas fechadas, por falta de luz, água e internet. O fato foi noticiado aqui, no dia seguinte (19), na coluna “Ponto Final”, da Folha da Manhã, como vanguarda do processo de desmonte da Uenf, em virtude da crise financeira sem precendentes do Estado do Rio. E o alerta sensibilizou a população, também viralizando nas redes sociais.

O acaso se dá porque algumas das fotos do projeto Nurbe têm como cenário justamente a Villa Maria, cuja energia seria religada (aqui) no dia 24, seis após a denúncia da Folha. Como a beleza da carne, da arquitetura e do sonho de uma universidade pública de excelência não podem ser negadas, confira abaixo a confluência de todas na foto do Kelvin:

 

 

(Foto: Kelvin Klein – Projeto Nurbe)

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu