Opiniões

RJ paga março a todos nesta sexta — Servidores da Uenf vão esperar por abril

 

 

 

O governo do Estado do Rio de Janeiro prometeu quitar integralmente, a partir desta sexta(12), o pagamento do mês de março para 208 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. Para esse pagamento, será depositado o valor líquido de R$ 574 milhões. O pagamento também comecará a ser feito pelo mês de abril. Mas só aos servidores estaduais ativos da Educação, Degase e Segurança. Lotados nesta última pasta, também receberão o último mês os inativos e pensionistas.

O anúncio hoje gerou muita expectativa entre os 950 servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro. Mas ela, por enquanto, só foi atendida parcialmente. Eles começarão a receber os atrasados de março, mas ainda não têm perspectiva de pagamento do 13º de 2016 e de abril de 2017.

A decisão de equiparar os servidores da Ciência e Tecnologia os da Educação, anunciada (aqui) pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), em reunião no último dia 5, só valerá a partir do mês de maio. Assim, se cumprida a promessa feita de normalização dos pagamentos, o salário só comecará a ser recebido regularmente a partir de junho.

Ontem, Pezão esteve em Brasília para acompanhar (aqui) a aprovação na Câmara Federal dos destaques do Plano de Recuperação Fiscal dos Estados. A expectativa é de que a votação seguinte, no Senado, se dê em caráter de urgência, na próxima terça (16). Sua aprovação é considerada fundamental pelo governo estadual para o pagamento dos salários atrasados dos servidores.

Com seus alunos bolsistas amargando dois meses de atraso, a Uenf está sem receber verba de manutenção, de cerca de R$ 2 milhões/mês, desde outubro de 2015. Desde que foi fundada em 1993, a mais importante universidade de Campos e região vive a pior crise. Em entrevista à Folha, no último dia 7, o reitor da Uenf, Luis Passoni advertiu aqui:

— A rigor, a gente já deveria ter fechado. Nós estamos sem condições plenas de funcionamento já há muito tempo, e a situação vem piorando.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu