Campos dos Goytacazes,  22/09/2017

 

por Aluysio Abreu Barbosa

Chequinho: certeza de condenação em WhatsApp atribuído a Garotinho

 

Charge do José Renato publicada hoje (21) na Folha

 

 

 

 

“Serei condenado”

Em grupo de WhatsApp entre dos áulicos do ex-governador Anthony Garotinho (PR), uma mensagem a ele atribuída circulou ontem. Nela, o autor se colocou como quem terá que vir a Campos na próxima terça, dia 27, prestar depoimento como réu do julgamento criminal da Chequinho. Não se pode dizer se foi o próprio Garotinho quem escreveu ou não a mensagem, mas o mi-mi-mi parece familiar: “Serei condenado. Minha culpa, acusado de ajudar a colocar comida na mesa dos mais pobres, desde 1999, quando foi criado o Cheque Cidadão”.

 

O fato

Definido como “prefeito de fato” pela Justiça Eleitoral de Campos durante o governo Rosinha Garotinho (PR), seu marido é também apontado como chefe do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por voto, na eleição municipal de 2016. Seja dele ou não, a mensagem de WhatsApp de ontem só esqueceu de dizer que a acusação não criminaliza o Cheque Cidadão, apenas o fato do benefício ter passado dos 11,5 mil atendidos, até junho do ano passado, para 30,5 mil em setembro — quase triplicou nos três meses anteriores à eleição. E a denúncia foi feita à Polícia Federal (PF) pelas assistentes sociais da própria Prefeitura.

 

Profeta desastrado

Não há como saber se a mensagem de WhatsApp é ou não de Garotinho. Tampouco se a decisão do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral (ZE), será pela condenação do réu. Mesmo porque, embora possa sair na terça, a sentença poderia ser dada outro dia. De qualquer maneira, caso e a previsão fosse mesmo do ex-governador, a julgar pelas últimas, ele estaria mais uma vez errado.

 

Erros e aposta

Garotinho errou quando apostou em ser governador em 2014 e não chegou nem ao segundo turno. Errou quando apostou em Dr. Chicão (PR) e, na reta final, numa aliança por baixo dos panos com Caio Vianna (PDT), na eleição a prefeito de Campos, vencida em turno único por Rafael Diniz (PPS). Errou ao publicamente profetizar a anulação daquele peito e uma nova eleição em maio. Mas seus liderados ainda acreditam que ele acerta quando aposta em reverter qualquer decisão desfavorável da Chequinho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, apesar de tantos erros, a análise fria dos fatos mostra que, neste particular, podem ter razão.

 

Boi voador

Ainda na tal mensagem de WhatsApp atribuída a Garotinho, há um trecho em que se afirma na primeira pessoa: “Em um país onde tudo é possível ao ricos (…) eu mereço ser condenado”. Como a maior esperança no TSE é o bom trânsito que nele goza o advogado Fernando Augusto Fernandes, que cobrou a bagatela de R$ 5 milhões para defender o delator da Lava Jato e ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, é mesmo possível se imaginar que “tudo é possível aos ricos”. Para um TSE que já inocentou a chapa Dilma Rousseff (PT)/Michel Temer (PMDB), na frase celebrizada pelo deputado federal Paulo Feijó (PR): “Só falta boi voar”.

 

Arraiá Solidário

Um dos setores da Uenf que está sendo fortemente afetado pela falta de repasse do governo estadual é o Hospital Veterinário (HV). Para arrecadar produtos de limpeza para a unidade, a comunidade acadêmica tem se mobilizado nos preparativos do II Arraiá do HV. O evento, mobilizado através das redes sociais, acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, no estacionamento do hospital. A entrada é apenas a doação de um produto de limpeza, de rodos e vassouras até detergente, sabão em pó e pano de chão.

 

Mobilização

A população atafonense foi às ruas e tem demonstrado garra para conseguir mobilizar todo o município e também pessoas de cidades vizinhas. Além de se reunirem em movimentos como o “SOS Atafona” e “Atafona resiste”, um abaixo-assinado foi lançado em apoio à contenção do mar de Atafona e Barra do Açu. Em quatro dias de coleta de assinaturas mais de duas mil pessoas se manifestaram a favor da causa. O objetivo é enviar o documento para os governos federal e estadual, e autoridades responsáveis pela costa brasileira, em caráter de extrema urgência, para uma visita in loco e obras emergenciais de contenção marítima. Oxalá o objetivo seja alcançado o mais rápido possível, antes de novas destruições.

 

Com a colaboração do jornalista Mário Sérgio

 

Publicado hoje (21) na Folha da Manhã

 

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • PDF
  • Technorati

6 comments to Chequinho: certeza de condenação em WhatsApp atribuído a Garotinho

  • tudo bem Garotinho errou uma ou duas vezes, (trecho excluído pela moderação) erraram muinto mais elegeram Cabral o maior LADRAO de todos os tempos, elegeram Pezao que faz parte do mesmo time que afundou o Estado que esta no fundo do poco,elegeram Rafael que prometeu mudanca e ja se passararam seis meses o que ele fez mesmo, vai aumentar a passagem para dois reais,Fechou o restaurante popular (trecho excluído pela moderação), isso e transparencia .Cade a justica que nao comenta mais nada das meninas de guarus, se fossem pobres estariam presos e condenados a muinto tempo.

  • Leandro

    Rafael falou que ia trazer mudanças, já ta indo para 7 meses e o que ele fez?????????? Alguem pode citar ai a não ser reclamar que a prefeitura ta quebrada? Acho que ele se elegeu enganado. Achou que ia pegar uma prefeitura nadando em dinheiro conforme todas as demais do estado do Rj.

  • Joao

    A maioria, senão todas as prefeituras do estado estão quebradas. Queda na arrecadação e o excesso de contratados e cargos de confiança sem os conhecimentos necessários acentuam a crise.

  • Joao

    Uma forma de iniciar as mudanças é a mudança auto pessoal. Devemos mudar a forma de pensar e agir. Devemos participar mais da vida nas câmaras e cobrar dos eleitos que realmente trabalhem para a sociedade e não para se manterem nos cargos.

  • Unica coisa que temos de certeza é ‘ESPERANÇA” por dias melhores , que hoje temos ! Antes só interesse pessoal , fazendo Campos de trampolim para seus anseios de poder ! Chega de choradeira de derrotado ! Segue sua vida , defendendo na justiça oq fez para colocar nossa cidade no fundo do poço ! Rejeitado pelo partido , sua cidade natal proibido de ir , pelos eleitores de todo estado do Rio , não só Campos , por todos que te conhecem que hoje não estão ao seu lado e os inimigos do passado hoje vc engana ! Manipulando pessoas para fazer seu jogo sujo de ofensas pessoais e querendo que pessoas de bem agridam seus opositores !!! Vocês não perceberam , não venha a Campos mais é um favor que faz !!!! Manipula ate seu filho que devia cuidar da vida dele antes que seja dominado por sua doença de PODER ! “FORA DE CAMPOS GAROTINHOS”

  • Ate o final de Governo de Rosinha, a cidade de Campos tinha obras sendo concluidas.Depois que Rafael entrou parou todas as obras, culpa de quem do povo que nao soube votar,agora nao adianta chorar

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>