Campos dos Goytacazes,  14/12/2017

 

por Aluysio Abreu Barbosa

Após Garotinho ficar livre, ameaça é aprisionar Campos?

 

 

 

Charge do José Renato Publicada hoje (05) na Folha

 

 

Garotinho solto, Campos presa?

“Durante a prisão de Garotinho, Campos não teve protestos. Por que será?”. A afirmação e a pergunta deram título à publicação desta coluna (aqui) no dia seguinte (28) à liberdade do ex-governador Anthony Garotinho (PR), após 14 dias de prisão domiciliar na famosa “casinha na Lapa”. Pois ontem (04), exatamente uma semana depois, grupos de redes sociais ligados ao garotismo começaram a fazer convocações para fechar todas as entradas e saídas de Campos amanhã, sexta, dia 6, a partir das 8h. Alvo das promessas de parar o município em ato de terrorismo político, o prefeito Rafael Diniz (PPS) foi tratado como “verme” e “demônio”.

 

Segurança tem mapa para reação

Não se sabe como as forças públicas de segurança, como Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, além de Guarda Civil Municipal, irão reagir à ameaça de parar a cidade. O que nenhum dos seus comandantes ou subordinados poderá alegar, assim que o dia de amanhã raiar, é que foram pegos de surpresa. A logística da operação foi detalhada sem receio nas convocações por WhatsApp: “vamos fechar todas as entradas e saídas, da Tapera a Serrinha, do Km 8 à Stª Maria, do Pq. Imperial ao Farol, do Fundão a Sapucaia, da Alberto Lamego a Martins Lage, da Pecuária a Itereré”.

 

Ecos da Lapa

Impossível disfarçar a origem do terrorismo que se pretende instalar na cidade. Logo após sair da prisão no dia 27, ainda diante à “casinha da Lapa”, Garotinho “profetizou” (aqui): “Esse governo (Rafael) pode acabar a qualquer momento. A cidade está sendo destruída”. No seu eco, pregam as convocações ao ato de terrorismo político de amanhã: “vamos mostrar para esse verme, vulgo Rafael Diniz, que nós temos a força. Nos (sic) colocamos ele lá e nós tiraremos. Não podemos ficar de braços cruzados, assistindo essa corja de ladrões que vieram (sic) para roubar, matar e destruir. Vamos mostrar para essa cambada que nós temos a força”.

 

Juízo dos ressentidos

Refletir sobre quem classifica de “verme” e “corja de ladrões”, usando verbos como “roubar” e “matar”, sem apresentar uma mísera evidência, é gastar pensamento com quem não demonstra ter ou valer algum. Tanto pior quando tudo indica se estar agindo para servir aos interesses políticos de alguém condenado (aqui) a nove anos e 11 meses de prisão, pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, coação de testemunhas e supressão de documentos, na tentativa de fraudar o pleito a prefeito de Campos vencido no voto, ainda em primeiro turno, por quem agora se pretende condenar pelo juízo dos ressentidos.

 

Promessa descumprida

Medidas como a suspensão da passagem social, na última segunda-feira (02), sangram a popularidade de Rafael, eleito não apenas com os votos da classe média, tradicionalmente refratária ao garotismo, mas também das classes desfavorecidas. Sobre a questão, pertinente o artigo do advogado Gustavo Alejandro Oviedo, publicado ontem (aqui) no blog “Opiniões”:  “como sabemos, agora o dinheiro acabou. A promessa do atual governo de manter os programas sociais está sendo descumprida. A conta por ter falado demais na campanha — ciente à época da batata quente que ia receber — pertence a Rafael Diniz, e a pagará com popularidade”.

 

Engano de Nero

Mas o mesmo articulista conclui sua análise equilibrada ao parágrafo final: “Já a conta da administração municipal ficar refém do populismo e das despesas demagógicas sem receita permanente deve ser cobrada, sem dúvida, aos Garotinho”. Há muitos devedores na falência do transporte público goitacá. E se um deles, logo o mais antigo, pensa que pode tocar fogo em Campos, à distância segura de um apartamento na Zona Sul carioca, entoando seu microfone pago na Tupi, como Nero a sua harpa, está muito enganado. Será só mais um dos tantos que cometeu, na sequência ladeira abaixo, desde que decidiu ser candidato a governador em 2014.

 

Perda de vidas

Assim que as forças de segurança pública tomarem as providências para que Campos não se torne refém do terrorismo político nesta sexta, como já fizeram com quem ameaçou (aqui) e medrou (aqui) transformar em baderna o desfile de 7 de setembro, o município terá pela frente outro desafio. E talvez ainda mais grave, pela importância (aqui) da Saúde Pública e a capacidade de liderança dos médicos em qualquer comunidade. Ao governo, além da abertura a ouvir, é necessário dizer. Aos médicos, o diagnóstico de que o caos na Saúde existia quando Garotinho era governo ou estava preso. Na queda de braço, perde a cidade. E a perda é de vidas.

 

Publicado hoje (05) na Folha da Manhã

 

Charge do José Renato publicada no último dia 28 na Folha

 

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • PDF
  • Technorati

30 comments to Após Garotinho ficar livre, ameaça é aprisionar Campos?

  • Henrique

    Culpa do ministros que liberou esse bandido esse chefe de quadrilha esse terrorista ninguém do município que saber desse gangueste ditador acabou pra fora de nossa cidade

  • João Carlos

    Vocês estão querendo tapar o sol com a peneira!!!

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro João Carlos,

      Nas duas semanas em que Garotinho ficou em prisão domiciliar, Campos não teve nenhum protesto. E agora, com ele em liberdade e à distância segura de um apartamento na Zona Sul carioca, se planeja sitiar Campos nesta sexta? Diante dos fatos, onde ficam o sol e a peneira?

      Grato pela participação!

      Aluysio

  • Leo

    Pelo amor de Deus! cada matéria.

    Agora os protestos não tem fundamentos? é isso que querem passar aqui???

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro Leo,

      Protestar faz parte do jogo democrático. Agora, fechar todas as entradas e saídas de uma cidade para se criar clima de terror, cerceando o direito de ir e vir de meio milhão de campistas, é crime. E como tal tem que ser tratado.

      Grato pela chance de reforçar a diferença!

      Aluysio

  • José Geraldo

    Não acho que essas atitudes insanas irão prosperar nos locais definidos.
    Há que fazer valer a Lei em respeito aos direitos dos outros.
    Às Autoridades Policiais responsáveis, a garantia da Constituição com responsabilidade, à exemplo da Espanha, à FERRO, FOGO, CASSETETES e PRISÕES.
    Direito ao berro, todos temos e eu mesmo tenho exercido isso nas vias competentes em questionamentos ao governo Rafael, mas sem prejuízo aos terceiros.
    À inteligência policial, a identificação prévia dos mandantes e organizadores, para aplicar – lhes a Lei na garantia preventiva da Ordem Pública.
    Ao Ministério Público, as providências antecipatórias que lhe são de dever de ofício.
    Assim eu penso. Assim eu agiria se prefeito fosse.

  • NHOCK

    TODOS NÓS SABEMOS QUE SE TRATA DE TERRORISMO POLÍTICO A MANDO DO ‘CORONEL’ GAROTINHO. ATÉ QUANDO ESSA PRAGA VAI FICAR ATORMENTANDO NOSSA CIDADE?
    QUEM VAI REAGIR, (trecho excluído pela moderação), PORQUE NINGUÉM AGÜENTA MAIS ESSE SUJEITO.
    QUER O PODER A TODO CUSTO, GAROTINHO QUER A PREFEITURA MAIS PARA QUE? SÓ FEZ M…., SÓ METEU A MÃO NO VERDINHO, AGORA QUER BAGUNÇAR A CIDADE?
    PRECISAMOS APRENDER QUE, GAROTINHO NÃO MANDA DESSA CIDADE, A PONTO DE DECRETAR BADERNA EM TODA A CIDADE. QUEM GAROTINHO PENSA QUE É? TENHA CUIDADO GAROTINHO, TU TA SE QUEIMANDO E VAI SE QUEIMAR DE VEZ!

  • Júnior

    Será que o que está motivando estes protestos é Garotinho ou a população está de saco cheio destes cortes , porém sem mostrar a real situação financeira da cidade.
    Pode-se estar falando que não tem dinheiro , mas , será que é verdade ?

  • ALEX

    UMA VERDADEIRA DESGRAÇA PRA CAMPOS TER UM LIDER ASSIM, UM CARA RUIM, EGOISTA QUE SO PENSA EM SEUS PLANOS E NEGOCIOS OCULTOS, NUNCA SE PREOCUPA COM A CIDADE NEM COM O POVO, O QUE DESEJA É SO O DINHEIRO E PODER, FICA LIVRE MANIPULANDO ALGUNS IMBECIS QUE RECEBEM PRA TAL FINALIDADE…

    PASSOU DA HORA DISSO ACABAR, PASSOU DA HORA DAS POLICIAS E TODAS AS INSTITUIÇOES QUE TEM O PODER EM CAMPOS SE UNIREM, INVESTIGAREM E PRENDER TODOS OS ENVOLVIDOS !!! PASSOU DA HORA DE MOSTRAR QUE QUEM MANDA NA CIDADE NAO É GAROTINHO, ALIAS ESTA LONGE DISSO…

    GAROTINHO NA CADEIA JA, PORQUE ISSO É MAIS UM CRIME IMPUNE QUE ACONTECE DE MODO RECORRENTE !!!

  • ALEX

    #FORAGAROTINHO
    #GAROTINHONUNCAMAIS
    (Trecho excluído pela moderação)
    #MALDIÇÃOCAMPISTA

  • Sou contra baderna contra o direito de ir e vim, mais que Rafael esta deixando a desejar isso eu nao tenho nenhuma duvida, o que esta acontecendo hoje aconteceu tambem no governo de Rosinha,as vezes saia um boato que ia suspender algum beneficio das pessoas mais cararentes.agora o que nao posso admetir e que tudo o que esta acontecendo hoje dizer que a culpa e de Garotinho.Se a situacao da prefeitura na epoca estivesse tao caotica alguem acredita que Rosinha indicaria o seu primo Dr Chicao a se candidatar a prefeito de Campos,pela trajetoria do Dr Chicao como cidadao, como medico e como uma pessoa intrega jamais posso acreditar que ele iria ser expor a aceitar ser candidato a prefeito de Campos,Rosinha governou Campos sem ajuda de Cabral e sem ajuda de Pezao, que sao os seus desafeto politico mais governou,porque Rafael nao vai pedir ajuda aos seus padrinhos politicos Cabral e Pezao, que ele e seu grupo politico apoiou para o governo do estado

  • Rafael ainda dar tempo de virar o placar, time quando esta perdendo como e que se faz,alguma mudanca tem que ser feita ,eu desejo boa sorte, as vezes eu faco algumas criticas, porque eu torco por dias melhores para nossa cidade

  • Silvio

    “impossível disfarçar a origem” … Faltou provar isso!!! Este governo incompetente, eivado de erros, que faz o verdadeiro TERRORISMO acabando com os programas sociais!!! FALEM DO CASO DO AEROPORTO, DOS GERADORES, DA COMPRA EMERGENCIAL DE REMÉDIOS QUE NINGUÉM VÊ, DA GRANA GASTA COM PROPAGANDA (trecho excluído pela moderação). Que tal fazer jornalismo sério??? Conseguem??

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro Silvio,

      Por partes:

      1) Sobre a indisfarcável origem do ato de terrorismo político planejado para amanhã:

      Ecos da Lapa

      Impossível disfarçar a origem do terrorismo que se pretende instalar na cidade. Logo após sair da prisão no dia 27, ainda diante à “casinha da Lapa”, Garotinho “profetizou” (aqui): “Esse governo (Rafael) pode acabar a qualquer momento. A cidade está sendo destruída”. No seu eco, pregam as convocações ao ato de terrorismo político de amanhã: “vamos mostrar para esse verme, vulgo Rafael Diniz, que nós temos a força. Nos (sic) colocamos ele lá e nós tiraremos. Não podemos ficar de braços cruzados, assistindo essa corja de ladrões que vieram (sic) para roubar, matar e destruir. Vamos mostrar para essa cambada que nós temos a força”.

      2) Sobre o “caso do aeroporto”: http://www.folha1.com.br/_conteudo/2017/07/economia/1222681-aeroporto-com-a-iniciativa-privada.html

      3) Sobre a “grana gasta com propaganda”: http://www.folha1.com.br/_conteudo/2017/09/ponto_final/1224587-termo-aditivo.html

      Para quem pretende escrever, necessário antes aprender a ler com alguma seriedade. Consegue?

      Grato pela participação!

      Aluysio

  • eduardo dos santos reis

    Rafael faz o que quer nao faz nada pr a cidade so acaba com tudo e o culpado é garotinho muito facil pr ele.o povo acordou

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro Eduardo dos Santos Reis,

      Esse “povo” estava dormindo durante os 14 dias que Garotinho passou em prisão domiciliar?

      Grato pela chance da indagação!

      Aluysio

  • Leo

    Caro Aluyzio.

    Moro em um bairro distante do centro e vivo preso no trânsito por protestos realizados na BR 101, tendo meu direito de ir e vir sempre afetado. Isso não quer dizer que não sejam protestos fundamentados. Dizer que todo protesto na cidade tem artimanhas politicas acho exagerado. As pessoas possuem mentes e livre arbítrio. Não são todas fantoches de padrinhos políticos. Gostaria de ver críticas aqui a qualquer ato que seja. Seja e não ficar em apenas um político que já passou. Vamos viver o agora. E a situação não tá nada boa para o atual governo. Criticar o já morto político garotinho eu não tô nem aí. Agora que sejam realistas. Na verdade quem vai ressuscitar garotinho em campos e o próprio governo que já trabalha para isso.

    Obrigado pela oportunidade de expor as diferenças de pensamentos.

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro Leo,

      Independente da concordância com o cerceamento do direito alheio de ir e vir, uma coisa são protestos pontuais, considere-se justos ou não seus motivos. Outra, completamente diferente, como o “Ponto Final” transcreve das convocações aos protestos para amanhã, todos feitos em grupos de redes sociais ligados ao garotismo, é: “fechar todas as entradas e saídas, da Tapera a Serrinha, do Km 8 à Stª Maria, do Pq. Imperial ao Farol, do Fundão a Sapucaia, da Alberto Lamego a Martins Lage, da Pecuária a Itereré”. Isso excede o mero protesto para configurar planejamento de terrorismo político, pelo qual se visa sitiar meio milhão de campistas. Além de ser a prova de que quem o organiza está longe de ser “morto político”. Mas concordo: as medidas impopulares do governo Rafael e, sobretudo, a falta de didatismo em comunicá-las à população, são trabalho efetivo para os seus opositores.

      Abç e grato pela chance do debate!

      Aluysio

  • Na briga entre o mar e o rochedo, quem se ferra é o marisco. Nem todos fazem uma análise fria da situação. Ora, o mínimo que se espera de um candidato a cargo administrativo, que é o papel do prefeito, é que ganha um plano de governo factível. Se sabedoria que era desta situação caótica por que o atual alcaide, não preparou-se para os tempos de vacas magras? A imprensa, a situação, parecem querer manter o garotismo vivo, pois reforçam diariamente a “herança maldita” recebida e esquecem, uma de governar e a outra de cobrar. Estamos no décimo mês do ano e o prefeito mostra pouca resolutividade. Prega o diálogo com todos, mas ,age pouco.

  • JOSE MARIA

    Vem processo por ai, acabei de ver um certo blog, chiiiiiiiii, eeee campos, vamos esquecer garotinho ai tudo melhora ou melhor muda aqui só se fala no garotinho!!

  • Mário

    Boa noite Aluysio, volto aqui a seu espaço para ponderações:

    – É facultado ao povo se manifestar e revindicar seus direitos se assim entender, seja em face a A e B, hoje a situação , ontem oposição, tem que ouvir os ecos das ruas para isso o povo tem o direito de ir e sim revindicar. É caos na saúde , fartamente noticiado pela própria Folha, é crise na geração de empregos com readequação de contratos da vital por exemplo. Sei que são duras medidas , necessárias talvez, mesmo assim são impopulares e se o povo entender que deve ir as ruas que vá, seja organizado por quem for, tem o legitimo direito de ir e fazer o seu protesto sem os meios de comunicação como a Folha fazerem um julgamento antecipado dos fatos> O direto do povo se manifestar é sagrado, rotular é voltar a ditadura onde a grande mídia já rotulava o protesto, não pode ameaçar, tentar contra a vida de ninguém mas protestar é o mesmo principio da existência dos jornais, a liberdade de se expressar.
    Também tenho minhas queixas, como a desburocratização dos processos, problemas existem para mim para o meu vizinho para o cidadão da esquina e se entenderem tem que protestar conforme reza o estado democrático de direito que o protestem cada um a sua maneira, desde de que forma ordeira.
    Acho que os DAS hoje se escondem do povo e narro um caso que comigo acontece na sefaz – campos onde pedi para conversar com o chefe do protocolo e não fui atendido mas quando chegou certo Sr cujo o filho é Engenheiro Ambiental , ex- chefe de fiscalização do governo Rosinha, adentrou ao recinto sem maiores problemas e logo atendido pela Sra Roberta, isonomia senhores e isso o povo não teria direito a reclamar? Com a resposta a PMCG ou a quem queira.
    Sei que não serei respondido pela PMCG, pois o canal prometido pelo Rafael não se faz presente. Aluysio, a Folha tem que ter a mesma isonomia , noticiar o que esta certo e o que está errado e sei de sua grandiosidade como jornalista como ser humano para não cometer os pecado mortal do jornalismo: Ser parcial.
    Fica meus votos de admiração e respeito pelo seu trabalho de gabarito e principalmente honesto

  • ALEX

    GENTE DO CEU ….. COMO TEM PAU MANDADO AQUI !!!

    TODOS ELES QUEREM ENFIAR GOELA ABAIXO UMA COISA QUE NAO EXISTE… ESSA INSATISFAÇAO ENTALADA NA GOELA DO CHEFAO DE QUADRILHA ARMADA… FICO ME PERGUNTANDO QUANTO QUE CADA UM TA GANHANDO PRA VIR FICAR NAS INTERNET POSTANDO O QUE GAROTINHO QUER COMO SE VERDADE FOSSE…

    FORA GAROTINHO !! VOLTA PRA PRISAO…

  • Alexander

    A verdade é que estamos sem opções: Garotinho é um Político com desprestígio e cheio de mágoas e Rafael, antes muito popular, gere uma prefeitura falida. Fica claro que necessitamos de outra opção,

  • Edimar

    Terrorismo está ocorrendo na saúde pública de Campos.Um verdadeiro caos. Consegui piorar o que já era precário. Ignorar isso, é um desrespeito com a população. Uma administração desastrosa.

  • Leo

    Concordo planamente Mario!

    O Principio de um bom jornal é sua imparcialidade. Hoje tenho o costume de ler noticias em 2 jornais eletrônicos e o que via antes no C24h vejo hoje no Folha1. NO governo passado o C24h só falava maravilhas do governo e hoje o Folha 1 só fala de terrorismo politico de um cara que não tá nem no governo. Poderia mostrar os projetos do novo governo, talvez isso mude a mentalidade da população sobre a impopularidade do prefeito elitizado. Alias um bom parâmetro seria uma pesquisa de popularidade do atual governo. Seria interessante, desde que apresente resultados confiáveis.

    Também concordo que protestos podem ser organizados por qualquer um, mais a população não é boba e não sairiam a rua se não tivessem seus motivos.

    Vejo que Campos está sem rumo novamente!! Triste realidade.

  • Jose maria

    Prezado Aluysio

    Sobre processo! É Igual a jogo de futebol, perde uma ganha outra é só pesquisar na internet obrigado pela chance de debate

  • juniot

    Pra melhorar a imagem de Rafael é necessário transparência . Mostre a verdadeira receita da cidade e as despesas . Eu penso que tem dinheiro pra fazer muita coisa . Se estou errado , o Rafael mostre a população . Com números confiáveis , é claro , pois mentira tem perna curta .Eu só ouço falar que não tem dinheiro . E se não for bem assim ????

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>