Opiniões

A “perseguição” a Garotinho e as apologias a Sócrates com Lula

 

Charge do José Renato publicada hoje (17) na Folha

 

 

 

 

 

De novo

Voltar a ser destaque no cenário nacional nunca ficou de fora dos planos do ex-governador Anthony Garotinho (PR), que em 2002 chegou a somar mais de R$ 15 milhões de votos na disputa à presidência da República. Hoje, 15 anos já se passaram e o marido de Rosinha tem conseguido se manter no noticiário nacional, mas não como gostaria. Derrotas nas urnas, “líder de esquema”, prisão, alvo de delação e tudo para ele não passa de “perseguição”. Como “guru”, anda também acertando em cheio em algumas de suas previsões, muitas contrárias ao seu grupo político, como se necessário fosse ter bola de cristal e não ser o líder de todo o “esquema”.

 

 

 

 

Tiro no pé

Conhecido por seu jeito impulsivo, Garotinho, ainda em setembro deste ano, classificou a delação do doleiro Lúcio Funaro, como “uma das maiores bombas atômicas já disparadas sobre a República”. Naquele momento seu nome e da esposa ainda não tinham aparecido. Só que agora a “bomba” também cai sobre eles com Funaro afirmando que o esquema de desvio de dinheiro da Prece, o fundo de pensão da Cedae, operado por Eduardo Cunha (PMDB), beneficiava planos eleitorais de Garotinho. O doleiro afirma que o dinheiro da propina era dividido pelos ex-aliados políticos.

 

“Já ficou velho”

Garotinho não perdeu tempo em garantir agora que a delação de Funaro foi “seletiva” e aponta uma “vingança” contra ele. Estratégia definida pelo vereador José Carlos (PSDC) em rede social: “a velha tática desse ultrapassado político já é conhecida por todos, quando sabe que vai provar algo sobre ele, ataca e depois que as pessoas mostram quem ele realmente é, ele avisa que é perseguição, que é só porque ele falou. Enfim, isso já ficou velho”.

 

Trianon lotado

No último domingo (15), o Trianon lotou na pré-estreia do monólogo “O julgamento de Sócrates”, com o ator campista Tonico Pereira. Desde que interpretou Zé Carneiro na primeira versão do “Sítio do Picapau Amarelo”, nos anos 1980, até o personagem Abel, da atual novela global “A Força do Querer”, Tonico se manteve em evidência em TV, cinema e teatro. E tornou conhecidos no Brasil sua origem e clube do coração: o Goytacaz. Antes mesmo do time da Rua do Gás garantir este ano sua volta à primeira divisão estadual, a apaixonada torcida do ator era revelada por seu personagem Mendonça, na popular série “A Grande Família”.

 

Lula e Sócrates

Mas para quem assistiu à peça de domingo, nas referências do Brasil atual feitas pelo autor Ivan Fernandes no julgamento do filósofo grego Sócrates (469 a.C./ 339 a.C.), vivido por Tonico e condenado à morte por ingestão de cicuta, ficou claro o paralelo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo seu discípulo Platão (427 a.C./ 327 a.C.) narra em “Apologia de Sócrates”, este foi condenado por introdução de novas divindades e corrupção dos jovens. Já Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Mas é réu em mais cinco ações e foi denunciado em outras três investigações.

 

“Só sei que nada sei”

Como a peça lembra corretamente, Sócrates negou o oráculo do deus Apolo que o proclamou o mais sábio entre os gregos: “Sei que não sou sábio, nem muito, nem pouco”. Lula, por sua vez, não precisou de nenhum oráculo divino para proclamar: “Não existe viva alma mais honesta do que eu neste país”. À exceção do branco dos olhos e do uso da barba, talvez só as evasivas do ex-presidente diante às abundantes evidências dos “malfeitos” seus e do PT, no governo, também lembrem o filósofo ateniense. Especificamente, sua mais célebre sentença: “Só sei que nada sei”.

 

O luso, não o grego

Com todo o respeito ao grande Tonico, talvez o Sócrates que melhor exemplifique Lula não seja o pensador grego, mas um homônimo: José Sócrates. Primeiro-ministro de Portugal entre 2004 e 2011, pelo Partido Socialista, ele aguarda em liberdade o julgamento pelas acusações de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro, após já ter sido preso duas vezes. O ator e torcedor do clube mais popular de Campos merece todo o carinho. Mas, politicamente, não é exceção na defesa acrítica que muitos da classe artística ainda fazem de um líder que, segundo pesquisa recente Datafolha, 54% dos brasileiros acham que merece ser preso.

 

Com o jornalista Rodrigo Gonçalves

 

Publicado hoje (17) na Folha da Manhã

 

Este post tem 9 comentários

  1. Garotinho voce é ridiculo, uma mala…. Que nojo !

    Quem ai acredita em Garotinho ? O maior mwntiroso do estado, quiça do Brasil…

    Fora garotinho, fora ja !

  2. Quem melhor definiu isso foi o Palocci: “Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso, ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”. Como disse o jornalista Chico Aguiar: Tonico Pereira é um torcedor exemplar. Mas, politicamente, o ator campista é só mais um a insistir nesse processo de negação da realidade. É absurdo o paralelo de Lula com o filósofo Sócrates. Como é oportuno com o político Sócrates.

  3. Brizola já fala isso que ele enganadores mentiroso Pinóquio 171 usa os mais humilde pra se eleger tds corruptos quando calor aperta fala não sei não vi e perseguição política no nos livramos dessa doença contagiosa chamada garotinho

  4. Brizola já fala isso que ele era enganador mentiroso 171 usa os mais humilde pra se eleger tds corruptos quando calor aperta fala não sei não vi e perseguição política no nos livramos dessa doença contagiosa chamada garotinho

  5. Garotinho sempre vai esta no noticiario de Campos,por que ele sempre incomodou muita gente,por que ele nao tem medo de falar a verdade,Rafael e bom demais olha a Cidade de Campos como esta, esta parecendo uma cidade sem lei nao tem governo

  6. Garotinho e Lula são farinha do mesmo saco. Assim como Aécio, que o Senado ontem teve o displante de manter em seu quadros numa afronta a sociedade brasileira.

  7. O tal do Cesar Peixoto é um tolo daqueles bem (trecho excluído pela moderação)… nbao passa de um capacho mandado pra fingir que GAROTINHO ainda tem apoio, isso claro se nao for fake, porque GAROTINHO adora plantar fakes na internet….

    CESAR PARA DE SER (trecho excluído pela moderação) RAPAZ, GAROTINHO INCOMODA SIM, MAS POR SEM MENTIROSO E CORRUPTO… POR FALAR UM COISA E FAZER OUTRA… POR ILUDIR E ENGANAR A TODOS INCLUSIVE VOCE !

    GAROTINHO INCOMODA SIM, PORQUE A CIDADE TA UM LIXO GRAÇAS A ELE QUE ROUBOU TUDO E DEIXOU A CIDADE A MINGUA…

    GAROTINHO INCOMODA PORQUE PLANTOU E INTRODUZIU TODA ESSA CORJA NA POLITICA DE MODO PROFUNDO, COMO É O CASO DOS EX ALIADOS: CABRAL, PEZAO, CUNHA, PICCIANI E AFINS…

    VALE LEMBRAR QUE GAROTINHO ERA DO PMDB E LIDEROU TODA ESSA QUADRILHA, NO QUAL HOJE ENCHE A BOCA PRA FALAR QUE DENUNCIOU…. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, FAZ ME RIR !!! DENUNCIOU PORQUE QUERIA QUE TODOS FOSSEM SEUS CAPACHOS ASSIM COMO VOCE E NAO CONSEGUIU E PERDEU O PODER… NAO DENUNCIOU PORQUE É HONESTO E PESSOA DO BEM !!! NAO VENHA AQUI FICAR DE MIMIMI NAO… VAI ENGANAR SUA MAMAE COM ESSE DISCURSINHO DE QUINTA…

    GAROTINHO VOCE É UMA VERDADEIRA DOENÇA, UMA DESGRAÇA, UMA MALDIÇÃO SEM IGUAL !!!

    VOCE É O CULPADO POR TUDO DE RUIM QUE A CIDADE VIVE HOJE… QUEBROU A CIDADE, ROUBOU TUDO E FICA DE MENTIRINHA !!!

  8. E melhor ter UM Garotinho no governo,do que DEZ Rafael que nao governa nada,ate a Vital que era referencia em nossa cidade esta com os dias contado,sem falar no comercio que a cada dia fecha tres ou mais lojas

  9. Alex eu nao te conheco e nao tenho interesse em te conhecer, agora que voce e um puxa-saco e baba-ovo desse prefeito que mentiu para seus eleitores,dizendo que nao ia mexer nos projetos sociais,isso eu tenho certeza absoluta.faz uma pesquisa hoje e mostra a populacao o resultado dessa pesquisa, o indice de rejeicao do prefeito Rafael Diniz,a minha esta descansando la no ceu,ja a sua eu nao sei por onde anda e nem me interessa saber

Deixe uma resposta

Fechar Menu