Opiniões

Ibope confirma Datafolha: Lula e Bolsonaro lideram corrida presidencial

 

Após liderarem a corrida presiddencial pelo Datafolha, Lula e Bolsonaro também aparecem na frente em consulta do Ibope (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), aponta pesquisa realizada pelo Ibope. Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o petista teria 35% das intenções de voto contra 13% do parlamentar.

Feita entre 18 e 22 de outubro, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas em todos os Estados, com margem de erro de dois pontos percentuais. Esse foi o primeiro levantamento feito pelo Ibope tendo em vista a disputa pelo Planalto no ano que vem. O Ibope ainda não divulgou a íntegra da pesquisa, que também não aparece registrada no site do TSE.

Atrás de Lula e Bolsonaro, aparecem a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 8%, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o apresentador de televisão Luciano Huck (sem partido), com 5%, e o prefeito paulistano, João Doria, com 4%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 3% das intenções de voto.

Nesse cenário, brancos e nulos somam 18%. Não sabem em quem votar ou não responderam são 5% dos eleitores consultados.

O resultado apontado pela pesquisa é semelhante ao do último levantamento (aqui) do Datafolha, feito em setembro. Nele, Lula teria 36% contra 16% de Bolsonaro em uma simulação que traz Alckmin como candidato tucano. Já quando Doria é o postulante do PSDB, o ex-presidente fica com 35% e o parlamentar, com 17%.

A diferença fica por conta da performance de Marina, que tem 14% quando Alckmin está na disputa, e 13% quando Doria é o concorrente.

Já em uma eleição sem Lula, a liderança seria dividida por Bolsonaro e Marina, de acordo com pesquisa estimulada do Ibope. O deputado e a ex-senadora atingiriam 15% das intenções de voto.

Eles são seguidos por Huck (8%), Ciro e Alckmin (cada um com 7%), e Doria (5%). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que substituiria o ex-presidente na disputa como candidato do PT, ficaria com 1%.

 

Fonte: UOL

 

Este post tem 6 comentários

  1. Essa pesquisa com certeza está maquiada, Bolsonaro em cada dez pessoas que pergunto teria os votos seriam em média de oito pessoas, as pesquisas deveriam mostrar em que locais foram feitas e não em cidades ou estados, se for feito em uma comunidade LGBT ou esquerdistas, certamente a pesquisa séria contrária à Bolsonaro que repudia a orgia e os roubos praticados contra a nação.
    Como a imprensa está com tremendo medo de Bolsonaro acabar com a libertinagem de muitas delas, principalmente o Grupo Roberto Marinho, qualquer pesquisa com Bolsonaro nunca será fiel à vontade popular que é’ avassaladora.
    O povo quer viver em um país onde as leis sejam rigorosas e imparciais, onde o cidadão seja protegido e não os marginais como faz os direitos humanos que tem por objetivo defender bandidos lançando-os contra as autoridades… Que país é esse? Acabou o tempo em que a imprensa tinha poder, hoje o poder está nas Redes Sociais onde nada é camuflado ou manipulável.

    1. Caro Genildo,

      Quer dizer que por baixo da “maquiagem” das pequisas Ibope e Datafolha há 80% do eleitorado brasileiro que tem a intenção de votar em um único nome a presidente em 2018? Qualquer um que conheça um pouco de eleição sabe que esse percentual é impossível de ser alcançado, em primeiro ou segundo turno, por qualquer presidenciável. De td que vc disse, só parece ter razão qd fala da importância que as redes sociais terão no pleito. Nem que seja para confirmar a advertência sobre elas feita por Umberto Eco.

      Grato pela participação!

      Aluysio

  2. Qual é o indice de rejeição ?

    1. Cara Sandra,

      Por enquanto, os números da rejeição no Ibope não foram divulgados. Mas como os números de intenção de votos são mt próximos aos da pesquisa Datafolha, não parece inseguro se fiar na rejeição revelada por ela.

      Abç e grato pela colaboração!

      Aluysio

  3. Alguém sabe?

  4. A verdade e que o povo sempre votou no candidato que esta liderando as pesquisas,seja ela falsa ou verdadeira.ninguem quer arriscar jogar para perder.depois nao adianta chorar

Deixe uma resposta

Fechar Menu