Opiniões

“Opiniões” terá novo colaborador nesta segunda: Alexandre Buchaul

 

A partir de amanhã este “Opiniões” terá a estreia de um novo colaborador. O cirurgião-dentista Alexandre Buchaul passará a escrever neste espaço, segunda sim, segunda não. Ele se juntará ao bacharel em administração Igor Franco e ao advogado e publicitário Gustavo Ajeandro Oviedo na defesa do liberalismo econômico, compondo um time de 11 colaboradores majoritariamente de esquerda.

Abaixo, em palavras próprias, quem é o Alexandre e o que ele pretende trazer quinzenalmente a você, leitor do blog:

 

Alexandre Buchaul (Foto: arquivo pessoal)

 

 

Sou fruto de uma das muitas misturas que deram origem ao brasileiro, descendo de libaneses por família materna e de capixabas, com uma pitada de mineiros, por família paterna, nasci em família de classe média e fui apresentado a realidades tão diversas quanto as que existem de norte a sul em nosso país. Quis ainda o destino que eu, sendo de Campos dos Goytacazes, interior do Estado do Rio de Janeiro, me casasse com uma descendente de imigrantes nordestinos, paraibanos, com quem tenho uma filha. Valorizo sobre tudo a família, os princípios e tradições que construíram a nossa sociedade, nosso modo de vida.

Tomar a decisão de me envolver com questões políticas não foi nada fácil. Quanto mais se tem conhecimento do processo eleitoral, das artimanhas envolvidas, dos escândalos noticiados pela imprensa e dos sacrifícios que isso pode exigir, mais difícil se torna seguir por este caminho. Entretanto, há coisas na vida que sentimos como se fossemos chamados a fazer, uma espécie de vocação. Compreendi ser neste campo que se determinam vários aspectos de nossas vidas e também, assim como você, me deparei com a triste realidade de ser atingido por políticas públicas ruins, por gestões desastrosas e pela falta de caráter de nossos representantes. Enxergava nas listagens quase infinitas de candidatos uma ausência desesperadora de opções reais de um futuro melhor. O que fazer então?

Estudei, procurei conhecer o campo político e passei a tentar encontrar possibilidades de fazer diferença na vida das pessoas. Em 2012 fui aprovado em concurso público municipal, chamado em 2013, acabei por ser lotado na secretaria de saúde, próximo ao centro de tomada de decisões nas políticas de saúde. Consegui compreender bem melhor o funcionamento da chamada máquina pública e ver que com qualificação, inteligência e vontade de superar os obstáculos era sim possível mudar a vida de muita gente.

Tornar o Brasil um país melhor, à altura da grandeza de seu povo, este é o projeto que escolhi viver.

Sou cirurgião-dentista e ativista político, especialista em ortodontia, com qualificação em Planejamento da Saúde no SUS pelo TCE RJ, democrata, republicano, católico e sonhador…

Pretendo trazer aos leitores opiniões que contribuam ao debate sobre as políticas públicas, notadamente as de saúde, e também sobre o jogo do poder da “RealPolitik”, das considerações práticas das ações e intenções envolvidas na disputa crua pelo poder político e seus impactos.

 

Este post tem um comentário

  1. Muito bem Dr. ALEXANDRE ESTAMOS PRECISANDO DE POLÍTICO COMO VOCÊ. DETERMINADO E INTELIGENTE. SÓ MESMO ATRAVÉZ DE NOSSOS PRINCÍPIOS FAMILIAR CHEGAREMOS AONDE VC CHEGOU. ESTOU TORCENDO POR VC. SUCESSO E MUITA PERCEVERANÇA.

Deixe uma resposta

Fechar Menu