Opiniões

Folha 40 anos — Andral Tavares Filho

 

Advogado Andral Tavares Filho

Missão bem cumprida

Por Andral Tavares Filho(*)

 

Com toda a certeza o meu querido pai apreciaria bastante escrever este artigo, registrando suas memórias e opiniões não só como um dos fundadores, mas também como leitor assíduo da Folha da Manhã. Estou convencido — e, decerto, muitos de vocês, que o conheceram de perto — de que não estou à altura da missão de escrever em seu lugar nesta edição comemorativa, mas posso garantir que ele estaria muito feliz em dar o seu testemunho da grande importância desse órgão de comunicação para o desenvolvimento de nossa região.

Tendo iniciado a sua vida profissional como radialista, vindo depois a ser sócio de três importantes emissoras da cidade, meu pai era um apaixonado pelo rádio. Já maduro formou-se em direito, mas, apesar de encantado com o fato de ter conseguido seu primeiro título acadêmico (mais adiante concluiria um mestrado em comunicação) e da possibilidade de atuar em conjunto com o filho advogado, jamais conseguiu afastar-se do ofício de comunicador, o que incluiria sua participação na primeira diretoria do jornal Folha da Manhã e, depois, a chegada ao mundo acadêmico como professor e coordenador do curso de comunicação social da então Faculdade de Filosofia de Campos.

Era, efetivamente, um homem que acreditava no poder da comunicação de massa e na grande responsabilidade que têm os comunicadores de imprimir qualidade na execução de seus ofícios, visto que a chamada opinião pública se forma, em grande parte, a partir daquilo que é noticiado pelos meios de comunicação.

A principal motivação dos fundadores da Folha da Manhã, ao que me lembro de minha adolescência, era criar um jornal de grande qualidade, que discutisse temas relevantes para o desenvolvimento econômico e social, alavancando o progresso regional. Missão bem cumprida desde o início e ao longo desses 40 anos. Parabéns aos fundadores, à família Abreu Barbosa e a todos os funcionários e colaboradores que fizeram e fazem esse grande jornal. Lá do alto, Aluysio Barbosa, Andral Tavares e Pereira Junior sorriem e aplaudem.

 

(*) Advogado

 

Publicado hoje (07) na Folha da Manhã

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu