Campos dos Goytacazes,  15/08/2018

 

por Aluysio Abreu Barbosa

Chequinho volta à emissora do “Quem quer dinheiro?”

 

 

 

 

 

Galinha garnizé

A síndrome da galinha garnizé (aqui), que põe um ovo pequenino, mas o anuncia com grande cacarejar, parece mesmo ter acometido a emissora de TV conhecida pelo famoso bordão do seu proprietário, o empresário e apresentador Silvio Santos: “Quem quer dinheiro?”. Ontem (01), o SBT Rio voltou a requentar as denúncias feitas pela delegada federal Carla de Melo Dolinski contra a operação Chequinho. Esta levou à condenação eleitoral e criminal de vários candidatos do grupo do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), favorecidos com a troca de Cheque Cidadão por voto, nas eleições municipais de 2016.

 

Antes tarde…

Diferente do que o SBT Rio fez em sua primeira reportagem, exibida na segunda (30), a de ontem pelo menos não voltou a tentar induzir o telespectador a confundir a Chequinho com a operação Caixa d’Água. Esta foi originada das delações da operação Lava Jato. Em comum, ambas têm apenas o fato de terem gerado a prisão de Garotinho. No que é específico da Chequinho, ontem a emissora finalmente informou que as denúncias da delegada Carla Dolinski foram arquivadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) desde janeiro deste ano. Só faltou dizer que, antes, foram investigadas pela Polícia Federal (PF).

 

Ayrton Senna da Silva

 

Senna, Moro e Lula

Ontem, se completaram (aqui) 24 anos desde que uma fatalidade, no circuito italiano de Ímola, levou ao acidente e morte do piloto Ayrton Senna da Silva, tricampeão mundial de Fórmula 1. No país politicamente dividido entre as paixões de um Fla x Flu, as duas “torcidas” rivais têm seus heróis, protagonistas (e antagonistas) do destino do Brasil: o juiz federal Sérgio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na comparação pelo espelho retrovisor, pode se dizer que Senna tinha do primeiro a obstinação e, do segundo, o carisma. Mas, aparentemente, sem a vaidade do magistrado, ou a megalomania do líder político. No talento são equivalentes.

 

Congresso parado

O atual quadro político leva a constatação de que muitos parlamentares estão mais preocupados em se reeleger para manter o foro privilegiado do que propriamente em legislar pelo país. Um triste retrato da realidade. A oposição, diante da prisão do ex-presidente Lula, só tem feito obstruir a pauta e votações. O Congresso está praticamente parado. A pauta de segurança, anunciada como uma das grandes prioridades do ano, caminha a passos de tartaruga.

 

Sobrevivência

Por sua vez, diante de tantas denúncias de corrupção, o presidente Michel Temer (MDB) encontra-se acuado e apenas luta por sua sobrevivência política. A cada dia que passa está às voltas com um novo escândalo, mais preocupado em se defender das acusações do que em governar o país. Ontem, ele até tentou mostrar sua força ao visitar o edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou no Centro de São Paulo na madrugada de ontem após um incêndio. Mas foi hostilizado e deixou o local sob protestos e xingamentos.

 

RPPN na Câmara

A Câmara de Vereadores de Campos realizará, amanhã, às 17h, uma audiência pública sobre a criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). Participarão do evento autoridades da área ambiental de Campos e região, além de representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e de sindicatos. Entre os convidados está o ecohistoriador Aristides Arthur Soffiati. A iniciativa da audiência é do vereador Enock Amaral (PHS) e visa apresentar à sociedade a elaboração do Projeto de Lei sobre a criação da RPPN em Campos.

 

Benefícios

Além da conservação da área natural, o proprietário da terra reconhecida como RPPN desfruta de benefícios, como a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) referente à área, a possibilidade de explorar e desenvolver atividades de ecoturismo e educação ambiental, ter acesso ao ICMS Verde e crédito de carbono, entre outros. Ainda na área ambiental, a audiência também vai debater o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Conservação da Biodiversidade em Campos. Os dois projetos estão em tramitação e serão deliberados pela Câmara.

 

Com os jornalistas Aldir Sales e Paulo Renato Porto

 

Publicado hoje (02) na Folha da Manhã

 

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • PDF
  • Technorati

6 comments to Chequinho volta à emissora do “Quem quer dinheiro?”

  • ale

    So faria uma correçao no texto…

    Michel Temer não deixou o local, ele foi expulso…bem diferente !

  • Wanderson

    Tem uma informação errada nessa matéria, o Sbt informou que uma representação feita por Rosinha contra o Delegado foi arquivado,mas que o depoimento da Delegada não consta nesse inquérito rito

    • Aluysio Abreu Barbosa

      Caro Wanderson,

      Arquivadas pelo TJ-RJ desde 15 de janeiro deste ano foram as denúncias da delegada, após serem investigadas pela PF.

      Abç e grato pela participação!

      Aluysio

    • ale

      Esse Wanderson, tenta a todo custo desinformar os leitores, pondo em duvida a matéria e a verdade… Com certeza é um fake ou puxa saco que recebe de Garotinho pra ficar de mimimi no facebook !

      É isso !

  • ale

    Sobre a operação Chequinho… ninguem aguenta mais essa desgraça fazer tanto alvorço porque está inconformado de ter sido flagrado comprando votos, coisa que o faz desde o inicio de sua carreira, deveria sim agradecer por nunca ter sido pego anteriormente… e que com certeza se conseguir sair candidato, coisa muito dificil, ira comprar votos novamente, so sabe fazer isso ! Nao ganha eleição alguma sem comprar votos…

    Segundo, consegue ainda esperniar tanto assim, porque tem muita grana, so nao explica de onde vem tanto dinheiro assim…. pra comprar TV, jornais, (trecho excluído pela moderação) advogados e afins.. e montar todo esse cenário digno de risadas, a minima inteligencia entende a realidade dura e triste de nossa cidade sob o comando de um cancer desses… um egoista e (trecho excluído pela moderação) da pior especie, aquele que ainda e covarde e se faz de vitima !

    Todos sabem que seu unico intuito e sim o de enrolar a justiça, como sempre fez e faz (veja o caso do advogado adoentado quando de sua audiencia no foro no dia de seu aniversario), pra quem sabe conseguir viabilizar sua candidatura que esta prester a ser impedida por ficha suja…. nada alem disso !

    UMA FARSA TOTAL…

  • EDMAR

    (Trecho excluído pela moderação) …Cópia do depoimento da então chefe da delegacia da Polícia Federal – PF em Campos,foram entregues aos Ministros do S.T.F. do S.T.E. e do CNJ Agora sera analisado por estes orgãos superiores com a imparcialidade que era pra ter sido predominada em todo processo,mas pelo que relata a Delegada se formou um grupo para manipular provas e testemunhas ao seu bel prazer e gerar decisões inclusive que colocaram em risco vida do Ex Governador Anthony Garotinho.Desta forma amigo acho que esses que cometeram esses delitos iram cair um a um e terão que explicar qual era a verdadeira intenção de seus atos bem como se estavam a serviço de alguém.Espero que seja restabelecido a ordem e que os Vereadores democraticamente eleitos no pleito de 2016 sejam retornados ao cargo como medida de justiça.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>