Opiniões

Garotinho na Justiça e na pesquisa, Marielle e Lilico

 

 

Charge do José Renato Publicada hoje (11) na Folha

 

 

Garotinho ensina a Lula e Cabral

Em sua edição de ontem (10), esta coluna observou (aqui) que diferente de vários líderes políticos presos por corrupção, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Sérgio Cabral (MDB), o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) tem colhido êxitos jurídicos no enfrentamento contra operações que já o levaram a três prisões, como a Chequinho e Caixa d’Água. Nesta última, o político da Lapa conseguiu na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) com que o juiz da 98ª Zona Eleitoral (ZE) de Campos, Ralph Manhães, seja obrigado a ouvir testemunhas de defesa no processo. Na quarta (09), o magistrado já marcou até a data: 16 de maio.

 

Do “Éden” a Campos

Ralph havia se negado a ouvir as testemunhas de Garotinho, alegando se tratar de iniciativa “protelatória”. Mas foi obrigado a rever sua posição, por determinação da Segunda Turma do STF — conhecida como “Jardim do Éden” por suas decisões favoráveis a políticos, empresários e operadores envolvidos em esquema de corrupção. Um dos seus integrantes, Ricardo Lewandowski estará em Campos no próximo dia 18, para participar do debate “Judicialização da Saúde”, no teatro Trianon. Antes, em decisão monocrática, ele suspendeu o julgamento de Garotinho pela Chequinho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Combinou com os russos?

Suspender um julgamento de um condenado em primeira instância é uma decisão, no mínimo, estranha. A coisa só fica fácil de ser entendida quando constatado que, sem uma condenação colegiada, Garotinho se livra da Lei da Ficha Limpa e pode concorrer às eleições de outubro. Mas, beneficiado duas vezes por alguns dos ministros publicamente mais questionados do STF — na Segunda Turma, além de Lewandowski, estão Gilmar Mendes e Dias Toffoli —, quem conferiu a pesquisa Paraná à corrida pelo Palácio Guanabara, publicada ontem (10) pelo Jornal do Brasil, pode ter ressalvado ao político da Lapa: “só faltou combinar com os russos”.

 

“Mas, seu Feola…”

A expressão teve origem na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando o técnico brasileiro Vicente Feola (1909/75) explanou aos seus jogadores uma jogada infalível ao jogo do Brasil com a seleção da extinta União Soviética, cuja principal república era a Rússia. Considerado intelectualmente limitado, mas de grande sabedoria popular, o gênio do futebol Mané Garrincha (1933/83) perguntou ao treinador: “Mas, seu Feola, o senhor combinou com os russos?”. Após Garrincha desmontar o esquema defensivo russo no improviso “implanejável” dos seus dribles, o Brasil venceria aquele jogo e os demais, até conquistar a Copa, nossa primeira.

 

“Russos” do Rio

Os “russos”, no jogo eleitoral da eleição a governador do Rio, são os eleitores. Feita entre 4 e 9 de maio, com 1.850 pessoas em todo o Estado e margem de erro de 2,5 pontos percentuais, a pesquisa Paraná mostrou outro ex-gênio do futebol liderando: o senador Romário (Podemos), com 26,9%. Ele veio seguido do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM), com 14,1%; de Garotinho, com 11,6%; e dos deputados federais Indio da Costa (PSD) e Miro Teixeira (Rede), respectivamente com 8,8% e 6,2%. Terceiro colocado nas intenções de voto, o político da Lapa só é insuperável na rejeição: 71,9% do eleitorado fluminense não votam nele de jeito nenhum.

 

Impossibilidade matemática

Para se ter uma ideia do que essa imensa rejeição de hoje representa, em 2014, quando naufragou ainda no primeiro turno na sua obsessão em voltar a ser governador, a rejeição de Garotinho era de 48%. O índice negativo foi registrado em pesquisa Datafolha feita de 1 a 2 de outubro daquele ano, enquanto o pleito se deu no dia 5. Eleitores são ganhos e perdidos na paixão. Já as eleições são vencidas e perdidas pela matemática. Até porque, não há paixão — ou ministro do STF — capaz de fazer quem já perdeu com 48% de rejeição ser capaz de ganhar, quatro anos depois, quando a repulsa popular à sua figura chegou a 71,9%.

 

Marielle e Siciliano

Ontem, o ministro da Segurança Raul Jungmann oficializou o que O Globo havia relevado dois dias antes: o vereador carioca Marcello Siciliano (PHS) e o miliciano Orlando de Curicica são investigados como mandantes da execução a tiros da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março. A causa seria a expansão de programas sociais de Marielle em áreas controladas por Siciliano. Ao campista com mais de 35 anos, o crime e seus supostos motivos lembraram outro fato bárbaro: no início de 1997, o vereador Lilico (PMN) apareceu morto a golpes de martelo na cabeça, ao lado da estrada de Travessão.

 

Lilico e Zezinho

Como o assassinato de Lilico não foi obra de “profissionais” como o PM e o ex-PM suspeitos de atirarem contra Marielle e Anderson, o autor foi logo identificado: seu suplente, Zezinho de Travessão, também do PMN. Ele estaria pessoalmente endividado e precisava assumir a vaga na Câmara para pagar seus credores, não necessariamente pelos ganhos republicanos de um vereador em Campos. Segundo revelou à Polícia, Zezinho ficou ainda mais irritado com Lilico, após saber pelo então prefeito Garotinho que este havia oferecido uma vaga na secretaria de Transportes ao vereador. Estimuladas, algumas paixões têm fim trágico.

 

Publicado hoje (11) na Folha da Manhã

 

Atualização às 18h31 para correção de data

 

Este post tem 4 comentários

  1. Ixi… nao ganha nem pra gari !

    Prepara as malas de dinheiro Garotinho, vai precisar comprar muitos votos, mas nisso voce é PhD, Expertise adquirida em 30 anos de politicagem, aonde foi só o que voce fez, comprar votos ! Vide que até condenado conseguiu ser…

    Entao prepara as malas daquele dinheiro que voce (trecho excluído pela moderação) da prefeitura, enquanto sua laranja politica – A Rosinha, foi cassada 3 vezes não à toa, e o mesmo STF lhe ajudou a roubar tudo, concedendo Habeas Corpus, pendurados assim até o fim do mandato, quanta incompetencia judiciária, vcs que ja deviam estar longe ha muito tempo, conseguiram falir uma prefeitura bilionaria, um fundo de previdencia conquistado em anos e anos, destruiram tudo com seu egoismo mediocre de dono da cidade, mas no fundo voce nao é dono de nada !

    Rompeu com Sergio Cabral por cobiça ao dinheiro e ao poder, e agora fica ai se passando de solução mas nao fala que comandava essa mesma quadrilha que hoje voce o acusa por puro odio e perseguiçao de quem nao se prestou a ser seu laranja politico !

    VOCE É UM GOLPISTA NATO ! É SÓ O QUE SABE FAZER… MENTIR, ENGANAR AS PESSOAS, AMEAÇAR, COAGIR, EXTORQUIR, SUBORNAR, CORRUPÇAO, SABOTAR, CONSPIRAR… VOCE É UM NADA, O ESTRUME É BEM MELHOR DO QUE VOCE SUA DESGRAÇA !

  2. Garotinho ganhará no primeiro turno, querendo Globo ou não, vai dar Garotinho Governador!!

  3. Não vejo Garotinho bem na justiça nao… teve uma deci$ão favorável, no entanto responde por mais de 60 ações como réu, já tem inúmeras condenações como Chefão de Quadrilha armada, Chefão de compra de votos, calúnia e injuria a um juiz, entre muitas outras…

    Sem contar a Lava Jato, sem contar as delações da JBS e da ODEBRECHT numa parceria com a CERVEJARIA ITAIPAVA, sem contar o caso das casinhas da lapa no qual sumiram mais de R$ 300 milhões e não entregaram as 10 mil casas que pagaram, sem contar o caso da GAP que vai estourar jajá, sem contar o caso dos jardins que sumiram 70 milhões e muito mais… tem muita coisa ai pra se falar em bem na justiça !

  4. Não vejo Garotinho bem na justiça nao… teve uma deci$ão favorável, no entanto responde por mais de 60 ações como réu, já tem inúmeras condenações como Chefão de Quadrilha armada, Chefão de compra de votos, calúnia e injuria a um juiz, entre muitas outras…

    Sem contar a Lava Jato, sem contar as delações da JBS e da ODEBRECHT numa parceria com a CERVEJARIA ITAIPAVA, sem contar o caso das casinhas da lapa no qual sumiram mais de R$ 300 milhões e não entregaram as 10 mil casas que pagaram, sem contar o caso da GAP que vai estourar jajá, sem contar o caso dos jardins que sumiram 70 milhões e muito mais… tem muita coisa ai pra se falar em bem na justiça !

    Então vejo justamente o contrário Garotinho vai muito mal, isso sim.. aliás ele é tudo de ruim, um cara pessimo e que é do mal !

    simples assim !

Deixe uma resposta

Fechar Menu