Opiniões

Brasil sofre pressão, mas derrota a Sérvia por 2 a 0 e pega o México

 

Thiago Silva comemora seu gol, após cobrança de escanteio de Neymar, que definiu a vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia (Foto: Michael Steele – Getty Images)

 

 

Nem Neymar, nem Philippe Coutinho, nem Gabriel Jesus, centroavante que completou três jogos na Copa da Rússia sem balançar as redes. Os gols da vitória brasileira foram marcados pelo meia Paulinho, aos 36’ da primeira etapa, e pelo zagueiro Thiago Silva, em cobrança de escanteio aos 33’ do segundo tempo.

Embora não tenham brilhado nas conclusões, Phillipe e Neymar o fizeram na construção das jogadas que levaram aos gols. Eleito melhor em campo pela Fifa, Paulinho abriu o placar num chute por cobertura sobre o goleiro Stjokovic dentro da área, após receber o passe longo de Coutinho, também por elevação. O entendimento dos dois brasileiros vem também do Barcelona, onde jogam juntos.

Por sua vez, Thiago Silva cabeceou no primeiro pau uma bola cruzada da esquerda por Neymar, em cobrança do escanteio gerado numa jogada individual do atacante brasileiro. O 2 a 0 foi uma ducha de água fria na Sérvia, que tinha no começo do segundo tempo seu melhor momento no jogo. Agora o clássico zagueiro é o primeiro na posição a ter marcado gols pelo Brasil em duas Copas do Mundo — já havia guardado outro em 2014.

Às 11h da próxima segunda (02/07), a Seleção Brasileira disputa as oitavas de final contra o México. No confronto entre ambos pela primeira fase da última Copa, na Arena do Castelão, em Fortaleza, o placar foi 0 a 0. Quatro anos depois, na Arena Samara, na Rússia, o jogo será eliminatório, com prorrogação e disputa de pênaltis em caso de empate.

O time de Tite não foi brilhante. Sofreu pressão da Sérvia após o 1 a 0, mas teve tranquilidade para definir a partida. A trajetória para pegar o México, velho conhecido, parece ascendente. A partir das oitavas, começa a Copa de verdade: ganhou, continua; perdeu, se despede. Hoje, o Brasil seguiu em frente.

No mesmo dia em que a Alemanha ganhou o direito de pegar a Lufhtansa nas oitavas, ficou de bom tamanho.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu