Opiniões

Fred Machado eleito hoje presidente da Câmara com proposta regional

 

 

Charge do José Renato publicada hoje (08) na Folha

 

Nova mesa da Câmara

Como adiantou ontem o blog Opiniões, hospedado no Folha 1, a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Campos entrará na pauta na sessão de hoje. E o resultado quase certo foi revelado de véspera: Fred Machado (PPS), como presidente; Abdu Neme (PR), vice-presidente; José Carlos (DC), primeiro secretário; Marcelo Perfil (PHS), segundo vice-presidente; e Igor Pereira (PSB), segundo secretário. Entre os 25 votos, as dúvidas até ontem eram Álvaro Oliveira (SD), Josiane Morumbi (PRP), Eduardo Crespo (PR), Renatinho do Eldorado e Cabo Alonsimar, ambos do PTC. Com certeza da maioria, não será surpresa se votação for 25 a 0.

 

Pós-Chequinho

Com o enfraquecimento do grupo de Anthony Garotinho (PRP), cuja bancada eleita via Cheque Cidadão foi ferida de morte pela operação Chequinho, o governo Rafael Diniz (PPS) nada de braçada na Câmara. É importante na recuperação de um município deixado em estado falimentar após duas gestões de Rosinha Garotinho (Patri) — inelegível por oito anos após ter suas contas unanimemente rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas compromete o equilíbrio que seria desejável na relação entre legislativo e executivo. Embora Campos apenas repita a dependência entre poderes que se reproduz em quase todo o Brasil.

 

Arquitetura

Eleito prefeito após ser destaque de primeiro mandato na oposição legislativa ao último governo Rosinha, Rafael aprendeu bem a lição, se mostrando um negociador hábil com a Câmara. Nisso foi fundamental a participação do seu atual presidente, Marcão Gomes (PR), que vai sair para se candidatar a deputado federal. Por parte do executivo, quem também atua nessa função de costura é o secretário de Governo Alexandre Bastos, conhecedor dos bastidores do legislativo municipal por seu trabalho como jornalista político. Líder da bancada governista, Fred representa a continuidade desse bom trânsito.

 

Sem capacho

“Nossa expectativa é boa. Como líder do governo, tive proximidade não só com a situação, como com a oposição. Já conversei com Alonsimar e Renatinho. E pretendo fazer o mesmo, antes da votação, com Álvaro, Josiane e Eduardo. Acredito que nossa eleição possa até ser por unanimidade, ainda que respeitemos a opinião de cada um dos 25 vereadores”, disse Fred ontem à coluna. Caso seja confirmado como novo presidente, ele garante que serão mantidas as boas relações com Rafael, de quem é amigo pessoal, mas ressalvou: “só não vou ser um capacho do executivo, como foi Edson Batista (PTB) no governo Rosinha”.

 

União regional

Irmão da prefeita sanjoanense Carla Machado (PP) e primo do presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana, o vereador Pintinho (Pros), Fred também pretende dar força à atuação regional: “Hoje nós temos municípios da região que estão inadimplentes com a União. E que por isso não podem receber verbas federais de emendas parlamentares a eles destinados. Temos que fortalecer o Parlamento Regional e o Consórcio de Municípios para superar essas dificuldades. Juntos, somos fortes para negociar com a União e o Governo do Estado. Com a ajuda dos legislativos e executivos da região, isso será também meu objetivo”.

 

Publicado hoje (08) na Folha da Manhã

 

Este post tem 4 comentários

  1. A presidência da câmara não deveria ficar nas mãos de grupos e, principalmente, ligado ou subordinado ao prefeito, o papel do Legislativo, entre outros, fiscalizar o Executivo, na condição de subordinado, fica parcial!!!!

  2. O Legislativo campista, apenas reproduz o modelo pernicioso existente em todo país. Falar de habilidade nesse contexto, chega ser surreal.

  3. A câmara já não vinha fazendo nada em beneficio do povão o povo merece ser castigado de novo

  4. Sai Marcão entra Fred, não tem para onde correr se parar o bicho pega e se correr o bicho come

Deixe uma resposta

Fechar Menu