Campos dos Goytacazes,  14/08/2018

 

por Aluysio Abreu Barbosa

Fred Machado eleito hoje presidente da Câmara com proposta regional

 

 

Charge do José Renato publicada hoje (08) na Folha

 

Nova mesa da Câmara

Como adiantou ontem o blog Opiniões, hospedado no Folha 1, a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Campos entrará na pauta na sessão de hoje. E o resultado quase certo foi revelado de véspera: Fred Machado (PPS), como presidente; Abdu Neme (PR), vice-presidente; José Carlos (DC), primeiro secretário; Marcelo Perfil (PHS), segundo vice-presidente; e Igor Pereira (PSB), segundo secretário. Entre os 25 votos, as dúvidas até ontem eram Álvaro Oliveira (SD), Josiane Morumbi (PRP), Eduardo Crespo (PR), Renatinho do Eldorado e Cabo Alonsimar, ambos do PTC. Com certeza da maioria, não será surpresa se votação for 25 a 0.

 

Pós-Chequinho

Com o enfraquecimento do grupo de Anthony Garotinho (PRP), cuja bancada eleita via Cheque Cidadão foi ferida de morte pela operação Chequinho, o governo Rafael Diniz (PPS) nada de braçada na Câmara. É importante na recuperação de um município deixado em estado falimentar após duas gestões de Rosinha Garotinho (Patri) — inelegível por oito anos após ter suas contas unanimemente rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas compromete o equilíbrio que seria desejável na relação entre legislativo e executivo. Embora Campos apenas repita a dependência entre poderes que se reproduz em quase todo o Brasil.

 

Arquitetura

Eleito prefeito após ser destaque de primeiro mandato na oposição legislativa ao último governo Rosinha, Rafael aprendeu bem a lição, se mostrando um negociador hábil com a Câmara. Nisso foi fundamental a participação do seu atual presidente, Marcão Gomes (PR), que vai sair para se candidatar a deputado federal. Por parte do executivo, quem também atua nessa função de costura é o secretário de Governo Alexandre Bastos, conhecedor dos bastidores do legislativo municipal por seu trabalho como jornalista político. Líder da bancada governista, Fred representa a continuidade desse bom trânsito.

 

Sem capacho

“Nossa expectativa é boa. Como líder do governo, tive proximidade não só com a situação, como com a oposição. Já conversei com Alonsimar e Renatinho. E pretendo fazer o mesmo, antes da votação, com Álvaro, Josiane e Eduardo. Acredito que nossa eleição possa até ser por unanimidade, ainda que respeitemos a opinião de cada um dos 25 vereadores”, disse Fred ontem à coluna. Caso seja confirmado como novo presidente, ele garante que serão mantidas as boas relações com Rafael, de quem é amigo pessoal, mas ressalvou: “só não vou ser um capacho do executivo, como foi Edson Batista (PTB) no governo Rosinha”.

 

União regional

Irmão da prefeita sanjoanense Carla Machado (PP) e primo do presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana, o vereador Pintinho (Pros), Fred também pretende dar força à atuação regional: “Hoje nós temos municípios da região que estão inadimplentes com a União. E que por isso não podem receber verbas federais de emendas parlamentares a eles destinados. Temos que fortalecer o Parlamento Regional e o Consórcio de Municípios para superar essas dificuldades. Juntos, somos fortes para negociar com a União e o Governo do Estado. Com a ajuda dos legislativos e executivos da região, isso será também meu objetivo”.

 

Publicado hoje (08) na Folha da Manhã

 

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • PDF
  • Technorati

4 comments to Fred Machado eleito hoje presidente da Câmara com proposta regional

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>