Renovação sob suspeita na denúncia de “rachadinha” contra Ferrugem

 

 

Charge do José Renato publicada hoje (09) na Folha

 

 

“Rachadinha” na Câmara?

Não é preciso ser formado em Direito, como é o caso do ex-vereador Thiago Ferrugem (PR) e de vários outros políticos de Campos, para conhecer e respeitar o princípio básico de qualquer estado democrático de direito: todo acusado é inocente, até que se prove em contrário. Mas a denúncia do Ministério Público (MP) de Campos contra Ferrugem, divulgada ontem (aqui) no blog Opiniões, além de grave, remonta o que há de pior na política. Segundo a 1ª Promotoria de Investigação Penal, pelo menos de janeiro a dezembro de 2017, o então vereador forçou seus assessores parlamentares na Câmara Municipal de Campos à prática da “rachadinha”.

 

Renovação do garotismo

Dentro do garotismo, que dominou a política de Campos de 1989 até 2017, Ferrugem integra a ala jovem, que prega a renovação do grupo e é encabeçado pelo deputado federal Wladimir Garotinho (PSD). Mas tem também entre seus expoentes o deputado estadual Bruno Dauaire (ainda PRP). Não por acaso, Wladimir é considerado o nome garotista mais forte na eleição a prefeito de Campos, em 2020. E se cogita que, caso a prefeita sanjoanense Carla Machado (PP) tenha sua condenação na Machadada confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno dispute o poder no município que já foi governado por seu pai e avô.

 

A idade e os meios

Wladimir e Bruno não têm nada a ver com a denúncia de concussão — corrupção mediante exigência — contra Ferrugem. Mas são aliados no movimento que tenta renovar o garotismo. Referência dos “cabeças brancas” no grupo, Edson Batista (PTB) desfez a aliança de 30 anos com Garotinho. E deu o motivo: “Com Wladimir não caminho de jeito nenhum”. A reação é compreensível. O que o eleitor pode não compreender é uma renovação só na idade; não nos meios. Sobretudo quando já condenados pela Justiça. Segundo o MP, Ferrugem queria o 13º de seus assessores para pagar a defesa na Chequinho, que lhe custou o mandato de vereador.

 

Repercussão

A entrevista do ex-prefeito Arnaldo Vianna (MDB) à Folha, publicada domingo, circulou bastante nas redes sociais, com reações favoráveis e contrárias. Ontem, no Folha no Ar 1ª edição, da Folha FM (98,3), Marcão Gomes (PR) analisou, concordando com alguns pontos, discordando de outros, sobretudo quando Arnaldo diz que não há tempo para mudanças na Saúde. Durante o dia, a Folha buscou repercutir com os citados na entrevista. Caio Vianna (PDT) e a mãe, Ilsan, não retornaram a tentativa de contato. Abdu Neme (PR) não atendeu. A redação não conseguiu falar com Geraldo Pudim (MDB). Wladimir preferiu não comentar.

 

Doação

A unidade de coleta móvel do Hemocentro Regional de Campos estará nesta quinta-feira, das 8h às 15h, no estacionamento Santa Casa de Misericórdia. Atualmente são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente por conta da chegada de mais um feriadão prolongado nos dias 19, 21 e 23 de abril. A unidade de coleta móvel é uma alternativa para ajudar a manter o estoque do banco de sangue abastecido. Vale lembrar que o Hemocentro funciona todos os dias no Hospital Ferreira Machado, das 7h às 18h.

 

Degustação

O 1º Circuito Gastronômico de Farol será realizado entre os dias 15 e 23 de abril. O evento, que será realizado dentro da programação do Festival de Outono, promete aquecer a economia da praia campista e atrair turistas. Ao todo, 13 restaurantes e bares vão ofertar frutos do mar em pratos para duas pessoas, por R$ 36,90. O evento é organizado em parceria pelo Departamento de Turismo de Campos e a Associação de Comerciantes, Hoteleiros e Similares de Farol de São Thomé (Aschom).

 

Atividades

Estão abertas as inscrições para 500 vagas de atividades esportivas gratuitas nas modalidades natação, hidroginástica e futsal. As atividades serão realizadas na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que firmou convênio com a Fundação Municipal de Esportes de Campos. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf (Proex), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 16h.

 

Com Mário Sérgio e Arnaldo Neto

 

Publicado hoje (09) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário