Opiniões

Enrique fica neutro na disputa Raúl x Carlão na eleição do 2º turno a reitor da Uenf

 

(Foto: Folha da Manhã)

 

“Não verbalizaremos opinião em relação aos candidatos vencedores. Cabe à competência deles e a credibilidade dos respectivas propostas de planos de gestão convencerem os eleitotes que consignaram o voto na nossa filosofia e pauta de resgate e renovação da gestão universitária, que persiste claramente como base diferencial nossa. Atenta-se para o fato de termos nos apresentando como aleternativa, contrário às chapas vencedoras que se definem opositoras uma da outra, desconstruindo o espírito de integração que deveria primar no mundo acadêmico”.

 

Enrique Medina-Acosta,em entrevista ao Folha no Ar, no último dia 29 (Foto: Isaias Fernandes – Folha da Manhã)

 

Foi o que professor da Uenf Enrique Medina-Acosta enviou na noite de ontem ao blog, para reafirmar sua posição de neutralidade em relação à eleição do segundo turno para reitor da universidade mais importante de Campos e região. A votação entre seus professores, técnicos e alunos recomeça dia 14 (próximo sábado) nos polos avançados do Cederj. Mas atingirá seu ápice no dia 17 (próxima terça), nos campi de Campos e Macaé.

Enrique ficou empatado em segundo lugar no primeiro turno, no último dia 3, com os mesmos 28,52% dos votos conquistados pelo professor Carlão Rezende, candidato da chapa 11  “Avança Uenf: Ciência e Sociedade”. Candidato da chapa 12 “Uenf Renova”, Enrique  foi preterido (aqui) no critério de idade, fixado no estatuto da universidade, por ser 11 meses mais novo que Carlão. Este irá enfrentar no segundo turno o professor Raúl Palacio, candidato da chapa 10 “Cada vez mais Uenf: Inovadora e Participativa”, vencedor parcial, mas destacado do primeiro turno, com 41,70% dos votos.

 

Raul Palacio e Carlão Rezende vão disputar o 2º turno a reitor da Uenf no dia 17 (Fotos de Isaias Ferenandes, monatem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Hoje, nas redes sociais, a chapa de Enrique reafirmou sua posição oficial de neutralidade sobre o segundo turno entre Raúl e Carlão. E reagiu com ironia ao critério desempate que a deixou de fora da disputa final. Confira abaixo:

 

“Comunicado da chapa 12 ‘Uenf Renova’

Prezados membros da comunidade da Uenf,

A chapa 12 ‘Uenf Renova’ foi constituída por um grupo de pessoas interessadas em propor uma alternativa de gestão inovadora, que melhorasse nossa realidade atual.

O resultado do primeiro turno mostrou a validade de nossa proposta, visto que um número expressivo de eleitores votou em nossa chapa, nos colocando junto a outra chapa em segundo lugar.

Somos mais jovens! E esse foi o critério de desempate. Desse modo, nossa campanha terminou.

Quanto ao segundo turno, a chapa 12 ‘Uenf Renova’ não manifestará apoio a nenhum dos concorrentes, pois é competência dos candidatos convencer os eleitores sobre a superioridade de suas respectivas propostas.

Desejamos a nossa comunidade universitária um segundo turno harmonioso e democrático”.

 

Para saber como Raúl Palacio encara o segundo turno, confira aqui.

Para saber como Carlão Rezende encara a disputa final, confira aqui.

 

Abaixo os vídeos das entrevistas com Raúl e Carlão, em três blocos cada uma, feitas antes do primeiro turno no programa Folha no Ar 1ª edição, na Folha FM 98,3:

 

RAÚL PALACIO:

 

 

 

 

CARLÃO REZENDE:

 

 

 

Atualização às 14h37: O Blog do Edmundo Siqueira já havia tratado aqui da neutralidade do candidato Enrique Medina-Acosta no segundo turno entre Raúl Palacio e Carlão Rezende na eleição a reitor da Uenf.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu