Opiniões

Brand Arenari — As instituições de ensino e a democracia na eleição a reitor da Uenf

 

(Foto: Folha da Manhã)

 

 

Brand Arenari, sociólogo, secretário de Educação de Campos e ex-uenfeano

As instituições de ensino e a democracia: eleições na Uenf

Por Brand Arenari

 

As grandes instituições de ensino, independente de suas vontades ou intencionalidades, exercem um papel pedagógico na sociedade, desse modo abrindo novas possibilidades de padrões comportamentais coletivos e/ou enraizando determinados padrões. Novas instituições são em muitas vezes fontes de renovação da vida social.

Sem dúvida alguma esse papel foi e ainda é exercido pelo IFF. Esta instituição que, por sua importância e tempo de vida em nosso município, ajudou a moldar nossa vida coletiva em vários aspectos: econômico, social e político. Uma outra instituição, bem mais jovem mas não menos importante, também tem feito o mesmo, me refiro a Uenf.

Desde que a Uenf chegou e se desenvolveu a cidade não é mais a mesma, abriu espaço para um cosmopolitismo que é avesso às tradições de nossa terra. Quanto às eleições e à vida democrática de nossa cidade, a Uenf também tem sido uma grande professora. Gerações de alunos e funcionários têm aprendido um pouco de política nessa instituição. A Uenf não só tem formado grandes profissionais e cientistas, mas também forma quadros para um tipo específico de política republicana. Esse é o papel pedagógico das eleições e da vida política intrainstitucional. Posso dizer, com muito orgulho, que faço parte dessa história, também me formei na Uenf, também comecei minha vida política lá, no movimento estudantil. Sou filho e fruto desta instituição.

Inspirado nessa história, agora como secretário de Educação de Campos, pude colaborar diretamente com o prefeito Rafael Diniz para implementação de eleições diretas nas escolas, verdadeiramente democráticas, na expectativa que exerçam o mesmo papel pedagógico em toda nossa sociedade campista. Esperamos que este exercício democrático possa formar quadros para nossa política como também desenvolver e aprimorar nossa vida democrática.

 

Publicado hoje (10) na Folha da Manhã

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu