Opiniões

AIC e Tonico Pereira convocam para o 3º FDP! em novembro. Inscrições até 21/10

 

 

Presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Wellington Cordeiro publicou aqui, no blog da instituição, a convocação para o III Festival Doces Palavras (FDP!), que será realizado entre os dias 02 e 30 de novembro. Após perder o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, que alegou contingenciamento de gastos devido às perdas das receitas do petróleo, os demais organizadores do evento decidiram fazê-lo por conta própria. E receberam apoio de várias entidades da cidade, listadas ao final do chamamento, que promoverão o FDP! de forma descentralizada. Interessados em participar podem se inscrever até 21 de outubro, na próxima segunda.

Na redes sociais, quem também chamou ao evento foi o grande ator campista Tonico Pereira. Confira tudo abaixo:

 

 

Reunidos (aqui) em 04 de outubro de 2019, no auditório da Casa de Cultura Villa Maria, em Campos dos Goytacazes, produtores culturais da cidade decidiram realizar a terceira edição do Festival Doces Palavras, que seria realizado pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes no próximo mês de novembro.

Em virtude da surpresa do anúncio de cancelamento e do curto tempo para realização ainda em 2019 nas mesmas proporções e formatos das edições realizadas pela Prefeitura nos anos de 2015 e 2017, os produtores culturais da cidade aprovaram a realização do III Festival Doces Palavras, no período de 02 a 30 de Novembro em forma de mutirão, com cada espaço de cultura, ativista, coletivo cultural, manifestando a forma como pode participar do evento e propondo atividades culturais para que a curadoria organize em uma grande agenda.

As atividades a serem propostas precisam atender ao escopo do Festival Doces Palavras, de valorização da produção literária campista ou da região, assim como valorização da cultura da produção do doce tradicional na região.
Dentro deste espírito, toda ação é bem vinda. São sugeridos debates, apresentações musicais, feiras de doces e de livros, lançamentos, apresentações teatrais, intervenções artísticas nas mais diversas linguagens, que tenham sempre os autores e autoras campistas (ou regionais) e os produtores e as produtoras de doces tradicionais como focos.

A curadoria do Festival Doces Palavras também se coloca à disposição para fazer sugestões individualizadas a cada espaço ou agente cultural que queira participar deste grande esforço para manter vivo o sonho do FDP!. Uma série de debates e atividades haviam sido programados que, em virtude do cancelamento pela Prefeitura, tornaram-se pendentes de locais para acontecer. Parte destas mesas e oficinas podem ser sugeridas para os espaços culturais voluntários.

As sugestões sobre formas de participação no Festival podem ser enviadas até o dia 21 de outubro de 2019 para o e-mail [email protected], indicando a instituição/entidade/ativista proponente, o tipo de atividade a ser realizada e as datas e horários possíveis.

Também são bem vindas manifestações de disponibilidade voluntária para contribuir na organização e na divulgação do festival, com a formação de coletivos de Logística e de Comunicação, para atuarem junto à Comissão Organizadora.

É muito importante a participação de todos e todas neste momento. Vamos fazer um festival lindo para mostrar a força dos agentes culturais de Campos dos Goytacazes e da região.

Somos todos FDP!

Campos dos Goytacazes, 15 de outubro de 2019

3º Festival Doces Palavras

Instituições e entidades organizadoras e adesões confirmadas até 14/10/19

– Academia Campista de Letras (ACL)

– Academia de Letras do Brasil (ALB)

– Academia Pedralva Letras e Artes

– Associação das Doceiras de Campos dos Goytacazes

– Associação de Imprensa Campista (AIC)

– Associação dos Escritores e Escritoras de Campos dos Goytacazes

– Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes

– Centro Cultural Marcelo Sampaio

– Centro Universitário Fluminense (Uniflu)

– Clube do Vinil de Campos

– Espaço Arte Garimpo

– Espaço Multicultural Kátia Macabu

– Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos

– Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes – IHGCG

– Núcleo de Arte e Cultura de Campos

– Oráculo Espaço do Saber

– Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos

– Santa Paciência – Casa Criativa

– Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindiperto-NF)

– União Brasileira de Trovadores (UBT)

– Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Eduenf, Casa de Cultura Villa Maria e Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares – Itep)

 

Abaixo, a convocação para o 3º FDP! pelo ator campista Tonico Pereira:

 

 

Este post tem um comentário

  1. É lamentável essa desculpa por parte da prefeitura dizer que está cortando gasto e não participar do evento por falta de verba, ano que vem tem eleição abre o olho prefeito.

Deixe uma resposta

Fechar Menu