Opiniões

Delegado federal Paulo Cassiano não confirma ou nega pré-candidatura a prefeito

 

Delegadp federal Paulo Cassiano (Foto: Folh da Manhã)

 

PF Paulo Cassiano a prefeito?

Após o juiz aposentado Pedro Henrique Alves, que em entrevista publicada (aqui) na página 3 desta edição confirmou estar pensando em uma pré-candidatura a prefeito de Campos pelo SD, outro nome dos órgãos de atuação judicial também está sendo cogitado para disputar a eleição majoritária do município: o delegado federal Paulo Cassiano. A possibilidade andou circulando nas redes sociais da planície goitacá na última semana. Ouvido pela coluna, Cassiano não confirmou, nem negou. Na dúvida, uma certeza: se encampar e levar adiante a ideia, ele terá que se licenciar da Polícia Federal (PF).

 

Diferenças para Pedro Henrique

Além de obrigatório, o pedido de licença de Cassiano em uma eventual candidatura seria eticamente necessário. Ele já foi designado para chefiar as investigações das eleições de outubro nos 18 municípios pelos quais a delegacia da PF de Campos é responsável. Embora tenha atuado na política estudantil, quando cursou Direito da Uerj, ele não é filiado a nenhum partido. E, por enquanto, não tem o aval de nenhuma liderança política de peso, como é o caso de Pedro Henrique, convidado a disputar a Prefeitura de Campos pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD) e pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

 

Federais Laterça e Uchoa

A região teve um exemplo recente de policial federal exitoso na disputa de eleições. Em 2018, o delegado da PF de Macaé Felício Laterça (PSL) foi eleito deputado federal na onda do bolsonarismo que varreu as eleições daquele ano, no Estado do Rio e no país. Sem ligação formal com Jair Bolsonaro (sem partido), que deixou o PSL por conta da disputa pelas milionárias verbas do fundo partidário com a cúpula da legenda, Cassiano é evangélico, nicho da população que é uma das bases de apoio do presidente. De perfil diferente, mas também agente da PF local, Roberto Uchoa é pré-candidato a vereador em Campos.

 

Publicado hoje (15) na Folha da Manhã

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu