Opiniões

Lojistas de shopping centers do Brasil isentos de aluguel enquanto durar quarentena

 

Maior shopping de Campos, o Boulevard vazio

 

Lojistas de shopping centers de todo o Brasil estarão isentos de pagamento de aluguel enquanto durar a quarentena imposta pela Covid-19. Foi o que anunciou na tarde de ontem (24) o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai. Ele respondeu à solicitação feita em ofício do dia 17 de março, pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ), o empresário campista Marcelo Mérida.

A decisão saiu de rodada de negociações entre a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Para o presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, esta é uma vitória do empreendedor:

— É um momento muito complexo para a sociedade brasileira e para o empreendedor, principalmente do comércio, que emprega milhões de brasileiros. Por isso, tomamos várias medidas, como pedir à Abrasce que abrisse canal de diálogo, para obter a dilatação ou escalonamento de prazos, referentes ao cumprimento de contratos de locação, como aluguéis e taxas operacionais, o que acabou sendo exatamente decidido”.

A Abrasce registra 577 shoppings em operação no país, dos quais 182 estão no Estado de São Paulo e outros 66, no Estado do Rio. Cerca de 21 novos shoppings tinham previsão de ser inaugurados no território brasileiro este ano. Até serem fechados pela isolamento residencial importo para tentar conter a pandemia do novo coronavírus, os 577 empreendimentos contabilizavam 502 milhões de visitantes a cada mês, com um total de 105.592 lojas e faturamento da ordem de R$ 192,8 bilhões.

As duas entidades respondem juntas por mais de 3 milhões de empregos.

 

Com informações da assessoria da FDCL-RJ

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu