Opiniões

Assinado projeto da retomada das obras dos prédios da UFF em Campos

 

Projeto para retomada das obras da UFF em Campos foi assinado hoje pelo reitor Antonio Claudio Nobrega, fruto da iniciativa do deputado Wladimir Garorinho (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Esta sexta (12) foi um dia de vitória dupla para a educação superior federal, em Campos e no Brasil. Primeiro, o reitor da UFF-Niterói, Antonio Claudio Nobrega, anunciou (confira aqui) que foi assinado o projeto para retomar a construção do campus da universidade em Campos, na av. XV de Novembro. Iniciadas ainda no governo Lula (PT), mas abandonadas pela metade em 2015, no governo Dilma Rousseff (PT), as obras serão retomadas a partir da aprovação de uma emenda de R$ 25 milhões da bancada federal fluminense, em iniciativa comandada (confira aqui) pelo deputado Wladimir Garotinho (PSD).

 

Presidente do Senado, Alcolumbre barrou MP inconstitucional do presidente Bolsonaro e seu polêmico ministro da Educação,  Weintraub (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Da planície goitacá ao Planalto Central, também hoje o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (DEM/AP), devolveu ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) a MP 979/2020, que autorizava o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários de instituições federais de ensino durante a pandemia de Covid-19. E foi rechaçada pelo Congresso Nacional “por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades”, como reforçou Alcolumbre.

Reitor Antonio Claudio assina projeto para retomada das obras da UFF em Campos (Foto: Facebook)

Em dia de conquista nacional contra o avanço autoritário sobre as universidades federais, o reitor da UFF falou sobre o novo passo à retomada das obras do prédio da universidade em Campos, que beneficiará diretamente seus 3,5 mil estudantes:

— O projeto do prédio da UFF em Campos dos Goytacazes está assinado! Ontem o superintendente de arquitetura, engenharia e patrimônio (Saep) esteve na minha casa, seguindo todos os cuidados orientados pelas autoridades sanitárias, para realizarmos as verificações finais e assinaturas. O projeto e documentos complementares agora seguem para submissão ao corpo de bombeiros para autorização. Como falei em outubro do ano passado, quando conseguimos em trabalho coletivo com a comunidade da UFF-Campos e parlamentares do RJ liderados pelo deputado Wladimir Garotinho a emenda de bancada de 25 milhões, temos que superar todas as etapas técnicas, administrativas, regulatórias e legais necessárias para que a construção do prédio seja realizada de forma responsável e segura. Mesmo em meio a pandemia da Covid-19 estamos seguindo nosso compromisso com os prazos programados e acompanhando todos os processos. Nesta segunda (15) teremos uma nova reunião com a comissão de obras do prédio para explicarmos o processo e descrevermos as próximas etapas.

 

Este post tem 2 comentários

  1. Que maravilha.. Moro em Campos dos Goytacazes RJ

  2. Que maravilha . Moro em Campos dos Goytacazes RJ g

Deixe uma resposta

Fechar Menu