Opiniões

Debate do Fidesc entre candidatos a prefeito de Campos na Folha FM e PlenaTV

 

(Arte: IFF e Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Está confirmado. Não só o debate entre os 11 candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes (anunciado aqui) em 5 de novembro, a partir das 20h e com previsão de ir até às 23h, promovido pelo Fórum Institucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc). Como também sua retransmissão ao vivo pela Folha FM 98,3, com streaming na página da rádio no Facebook, além Plena TV, nos canais 181 e 406 (em HD) na NET, canal 3 na VerTV, canal 24 na Blue e canal 24 na SFnet. O sinal será gerado a partir do canal de YouTube do Instituto Federal Fluminense (IFF) e será retransmitido também pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu), através da sua Rádio Educativa 107,5 FM.

Em um ano atípico por conta da pandemia da Covid-19, será também a primeira eleição municipal sem coligações para as nominatas de vereador. O que gerou o número recorde das 11 candidaturas a prefeito de Campos, trazendo dificuldades logísticas para a realização do debate no primeiro turno da eleição majoritária. E levou a InterTV e a Record a cancelarem a reedição dos debates que promoveram em Campos nos pleitos passados. Neste hiato, a importância do debate virtual promovido pelo Fidesc, a 10 dias das urnas de 15 de novembro, tem sua importância reforçada para formação de convicção dos mais de 360 mil eleitores aptos a votar no município.

Com a retransmissão ao vivo do debate do Fidesc com os 11 candidatos a prefeito de Campos, a Folha FM 98,3 e a Plena TV, dois veículos de comunicação do Grupo Folha, reforçam seu compromisso com a democracia goitacá. Como o sinal do debate gerado pelo IFF e Uniflu está franqueado a todos as demais emissoras de rádio e TV a cabo de Campos, seria interessante que todos também demonstrassem o mesmo compromisso democrático com seus ouvintes, telespectadores e eleitores.

Independente de quem for eleito prefeito em novembro, para saber o que o aguarda a partir de 1º de janeiro de 2021, com reflexo direto na vida dos mais de 507 mil campistas, necessária a leitura da série de 11 painéis promovidos pela Folha sobre a grave crise financeira do município. Que, na busca de análise e alternativas, reuniu especialistas das áreas de economia, finanças, direito, jornalismo, ciência política, antropologia e sociologia, líderes sindicais e empresários, além de gestores universitários do próprio Fidesc, entre os 34 representantes da sociedade civil organizada ouvidos de 18 julho a 26 de setembro. Confira o resultado aqui, aqui, aquiaquiaqui, aquiaqui, aqui, aquiaqui e aqui.

Abaixo, confirma as orientações estabelecidas pelo Fidesc ao debate ao vivo, a partir das 20h de 5 de novembro, entre os 11 candidatos a prefeito de Campos:

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS CANDIDATOS

 

  

1 – O debate acontecerá no dia 05 de novembro de 2020, às 20h, com transmissão pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/ifftubeoficial.

 

2 – A sala virtual será aberta às 18h do dia 05 de novembro de 2020. Os candidatos deverão entrar na sala de reunião virtual até às 18h30 e seus assessores poderão representá-los até às 19h30. Nesse período, serão efetuados os sorteios relativos à ordem de fala dos candidatos no debate, ao posicionamento das câmeras e ao teste dos microfones, bem como serão dadas as orientações necessárias relativas aos procedimentos e às atividades do debate;

2.1 – O candidato ou assessor que entrar com atraso na sala virtual do debate estará de acordo com o sorteio e as deliberações já conciliados entre os presentes;

2.2 – O candidato deverá, obrigatoriamente, estar presente na sala virtual até às 19 horas e 30 minutos do dia 05 de novembro de 2020. A entrada do candidato na sala virtual com menos de 30 minutos de antecedência do horário de início do debate inviabiliza a sua participação.

 

3 – Os candidatos se comprometeram em participar, no dia 30 de outubro de 2020, de um teste de 30 minutos, para ajustar a sala virtual do debate, adequar a câmera, microfone e outras orientações necessárias relativas aos procedimentos e atividades do debate. Serão feitos agendamentos individuais, pelo e-mail [email protected]. O candidato tem até o dia 23 de outubro de 2020 para fazer seu agendamento. O teste, no dia 30 de outubro de 2020, seguirá a ordem do agendamento e acontecerá das 10h às 18h30. Os candidatos podem estar representados por seus assessores no dia do teste. O teste deve ser realizado no mesmo ambiente, com os mesmos equipamentos, provedor de internet e demais estruturas que o candidato julgar necessárias e que utilizará no dia do debate;

3.1 – A ausência do candidato ou de seu assessor no teste, dia 30 de outubro de 2020, inviabiliza sua participação no debate.

 

4 – A equipe do IFFluminense enviará as instruções de caráter mais técnico sobre o debate para os candidatos até o dia 23 de outubro de 2020.

 

5 – É de inteira responsabilidade do candidato estar num ambiente sem ruídos, com microfone e câmera de boa qualidade e uma conexão de internet que se mantenha estável durante todo o debate;

5.1 – Se o candidato perder sua conexão durante o primeiro, segundo e quarto blocos do debate, será permitido o seu retorno, caso sua conexão consiga ser restabelecida antes do encerramento desses blocos. Nesse caso, o candidato terá vez de fala ao final da ordem das falas dos demais candidatos. No terceiro bloco, dedicado aos debates entre os candidatos, não será permitido o retorno ao bloco caso o candidato perca sua conexão;

5.2 – No terceiro bloco, o tempo de fala do candidato que estará debatendo com o candidato que perder a conexão será preservado.

 

6 – Haverá uma Comissão Técnica de fiscalização e assessoramento para presidir todos os trabalhos durante o debate. O moderador, jornalista Mozarth Dias (Uniflu), terá o apoio da comissão de assessoria do debate para dirimir quaisquer dúvidas de encaminhamento dos trabalhos durante o debate, assim como para analisar o direito de resposta alegado por qualquer um dos

 

7 – A Comissão assessora será soberana quanto ao direito de resposta.

 

8 – O direito de resposta será dado quando se caracterizarem ofensas pessoais, após análise da comissão responsável pela condução do debate. O direito de resposta, quando acatado pela comissão, possibilitará ao candidato ofendido tecer suas considerações em 1 minuto, no início do bloco seguinte.

 

9 – Somente nos intervalos entre os blocos do debate, os candidatos poderão manter contato com seus assessores. Esses intervalos, já estão previamente definidos, serão entre o segundo e o terceiro bloco, no meio do terceiro bloco e entre o terceiro e o quarto bloco do debate, com cinco minutos de duração cada intervalo.

 

10 – As instituições participantes do Fidesc poderão reproduzir, na íntegra, o teor do debate em seus ambientes internos;

10.1- A transmissão será realizada no canal oficial do YouTube do IFFluminense, no endereço https://www.youtube.com/ifftubeoficial;

10.2- As emissoras de rádio e televisão que desejarem retransmitir o debate deverão utilizar o  sinal do canal no link acima mencionado para a retransmissão.

 

11 – Na sala de reunião virtual, só será permitida a entrada dos candidatos, do moderador, da comissão de assessoramento e da equipe técnica do IFFluminense que cuidará da operacionalização do debate.

 

12 – De acordo com a Legislação, com 2/3 dos candidatos confirmados o debate irá acontecer.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu