Opiniões

Além do TRE, destino de Campos nas mãos de Abdu, Dante, Altamir e Pé no Chão

Com base no programa do Cláudio Nogueira de hoje, na Rádio Continetal, do Grupo Folha, o jornalista e blogueiro Saulo Pessanha lembrou aqui que a sessão de hoje na Câmara pode ser palco da tentativa de destituir da presidência o vereador Nelson Nahim, que ontem anunciou aqui, oficialmente, sua saída do PR. Bom lembrar que a informação, antes de ser repercutida pelo Cláudio e o Saulo, partiu do próprio Nahim, que a revelou originalmente aqui, ao blog, no último sábado, em entrevista republicada na edição impressa da Folha do dia seguinte.

De qualquer maneira, não custa lembrar que aqui, também neste blog, o líder da situação Jorge Magal (de mudança do PMDB para o PR) garantiu que, pelo menos até ontem, o pensamento de tentar destituir Nahim não fazia parte da estratégia governista. Todavia, como o próprio Magal fez revelações anteriores ao blogueiro, que acabaram desmentidas pela realidade na primeira ordem contrária do deputado federal Anthony Garotinho (PR), tudo indica que, mais uma vez, será a vontade deste que determinará os acontecimentos na sessão da Câmara de hoje, ou, quem sabe, na de amanhã.

E o que determinará a vontade de Garotinho? Bem, após consulta à assessoria do TRE, o blog divulgou aqui, também ontem, o calendário possível para que o plenário do Tribunal julgue Rosinha, dentro do prazo de 30 dias na decisão liminar monocrática que a reconduziu ao cargo: 6, 13, 20 ou 27 de outubro. Se ela for condenada, quem assumirá a Prefeitura até uma decisão contrária em instância superior (TSE e, depois, ainda o STF), será o presidente da Câmara.

Como, entre aliados e opositores, ninguém parece ter dúvida que Garotinho estará disposto a fazer (literalmente) tudo para manter a Prefeitura de Campos sob sua tutela, o afastamento de Nahim da presidência da Câmara ganha força na exata proporção em que este parece, desta vez, estar mesmo disposto a romper politicamente com o irmão. Daí, importantíssimo o raciocínio desenvolvido aqui, pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos, transcrito integralmente no post abaixo.

Ao pensamento do Ricardo, que vê na suposta autonomia política de Adbu Neme (PSB) e Dante Pinto Lucas (ainda no PDT) as maiores chances para não se configurar aquilo que classifica de “golpe contra Nahim”, no qual seriam necessários 2/3 da Câmara (ou seja: 12 vereadores), este blogueiro acrescentaria ainda os nomes de Altamir Bárbara (PSB) e Jorginho Pé no Chão (PTdoB). Embora presentes nas reuniões com Garotinho, numa Prefeitura ocupada durante os dois dias da última cassação de Rosinha, foram estes os quatro que não assinaram o documento que Vieira Reis (PRB) tentou ler, na Câmara, na última sexta, quando Nahim tomou posse como prefeito, gerando toda a lamentável confusão que aconteceu na sequência.

Como parece claro que, a partir do momento em que Rosinha ganhou o prazo de 30 dias, Garotinho baixou a corda que antes havia esticado ao ponto da desobediência civil, esgarçada e quase rompida no tumulto da Câmara, resta saber se as tentativas de bastidores conseguirão demover Nahim de rumar à oposição. Caso contrário, tudo indica que os rumos de Campos, além do TRE, passarão também pela decisão de quatro vereadores: Adbu Neme, Dante Pinto Lucas, Altamir Bárbara e Jorginho Pé no Chão.

Na dúvida sobre como cada um deles agirá, a partir das 17h de hoje, apenas uma certeza: Campos inteira os estará observando.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 17 comentários

  1. ESPERO QUE TERMINA ESSA SACANAGEM COM NAHIM , ANTES QUE UM DESEQUILIBRADO COMETA UMA TRAGÉDIA . VCS VEREADORES TEM QUE SENTAR E ENTRAR EM ENTENDIMENTO , QUE NÃO É DIFÍCIL .

  2. Se de fato isto ocorrer, isto é, da destituição do Sr Nelson Nahim da Presidência da Câmara, saberemos que TODOS os vereadores estão atendendo ao desejo do Sr Garotinho.
    Para entender este processo não é difícil: basta perguntar a quem isto poderia interessar? E a resposta será sempre a mesma!
    Esta atitude também revela algo: Há um fortíssimo receio de que a Prefeita, após os 30 dias, poderá perder o seu mandato.
    Com a possibilidade da Prefeita de ser alcançada pela Lei, o deputado já está se movimentando e se prevenindo. Ele sabe que se o Sr Nelson Nahim continua como Presidente da Câmara, constitui uma séria ameaça à reeleição da Prefeita em 2012.
    Convenhamos, tal atitude, caso destituam o Sr Nelon Nahim, seria um gesto de covardia e só revelaria o altíssimo nível de fisiologismo na bancada de vereadores.
    Por outro lado, os campistas que pensam, estariam solidários ao Dr Nelson Nahim, e votarão nele, em peso.
    Quem viver, verá!

  3. Acorda povo campista, enquanto tiver dinheiro nas eleições vocês serão submetido a isto que está acontecendo na sua CIDADE…, É LAMENTÁVEL.

    ONDE FOI PARA O JUDICIÁRIO DESTE PAÍS.

  4. se for detituir Nahim tem que fazer o mesmo com Rosinha que brigou com Cabral e saiu do PMDB

  5. Para a familia Garotinho não tem partido politico,esim poder politico,já que não se firma em nem um partido

  6. ENQUANTO BRIGAM POR PODER DEIXA ESCAPAR NOSSOS RECURSOS P/ OUTROS ESTADOS. NÃO ESTÁ NA HORA DE SE UNIR.

  7. Amigo a verdade é a seguinte: Não tem essa de crente, de irmão. O Amor pelo poder faz as pessoas esquecerem que tem irmãos. Vejam VCS q o Nahin, não é bobo e muito menos inocente como ele tenta dizer q é. O Cabral já fez 1 convite a ele p disputara prefeitura de Campos. Segundo pessoas ligadas a oposição e ao Nahin a base da causa seria essa. E esse seria o veneno do Garotinho. Para completar, o Cabral seduziu outros deputados inclusive, pela razão de que o PR teria Tempo de TV e com a perda de Deputado não! O Cabral quando soube que o Garotinho se Canditaria a Prefeitura do Rio, resolveu jogar pesado.
    Nesse jogo ainda não sabemos quantos morrerão e qem levará a melhor.

  8. E LAMENTAVEL QUE CAMPOS ESTEJA PASSANDO POR ISSO. BREVEMENTE A TEMPESTADE VAI PASSAR E A BONANÇA ESTA POR VIR.

  9. ESPERAMOS QUE TUDO SEJA PACIFICADO E QUE TUDO POSSA VOLTAR TRANQUILIDADE ANTERIOR E DUE NOSSO POVO POSSA VIVER EM TRANQUILIDADE.

    E

  10. nelson nahin e inteligente ele tera o apoio dos vereadores so tenho ulma preocupaçao os vereadores que citou caro blogueiro estao nos partidos da base aliada e o ano eleitoral esta na porta isso me preocupa

  11. NO AMOR E NA GUERRA VALE TUDO ! NA POLÍTICA TAMBÉM… VEJO UMA GRAVE CRISE MORAL NOS SERES HUMANOS, DINHEIRO E PODER SÃO MANDATÓRIOS, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS; ONDE VAMOS PARAR… OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE COMO NO PERÍODO ANTES DE CRISTO, OU ELE ESTÁ PRÓXIMO DE VOLTAR !!

  12. parabens prefeito nahin pela postura que tem mantido ate o presente momento para nos campistas.

  13. A culpa disto tudo é da Justiça pois permitir que a sra.Rosinha ficasse acampada por tres dias na prefeitura sem tomar uma atitude.estava cassada e não obedeceu uma ordem judicial.A que ponto chegamos?CADE O MPF QUE AGIU EM 2008.CADE OS SENHORES PROMOTORES DA JUSTIÇA DE ASSUNTOS COLETIVOS?ESTAO A ONDE,POR FAVOR,CAMPOS ESTA AINDA SITIADA?É A LEI DOS GAROTINHOS QUE PREVALECE?

  14. Nahim e os vereadores da oposição, a bem de nossa cidade, devem impedir que haja sessão na Câmara, pelo menos esta semana, já que na próxima sexta-feira encerra-se o prazo de filiação partidária para quem pretenda concorrer a cargo eletivo em 2012.
    A partir de segunda-feira que vem tudo muda, inclusive a correlação de forças no Poder Legislativo municipal. Ou seja, o “baralho” sai das mãos de Garotinho e nós, campistas, poderemos respirar aliviados.

  15. qual e o medo que garotinho tem de nahim? no primeiro afastamento nahim assumiu e nãop teve tumulto pq o senhor garotimho ta com medo aagora????

  16. PROPONHO UMA CONTAGEM REGRESSIVA. VEJAMOS SE EXISTE LEI NESTE PAÍS.
    FALTAM QUANTOS DIAS MESMO????

  17. A Sra Garotinho, de maneira “populesca”, aproveitou-se do momento para fazer politicagem. Como é peculiar à família, faz seu “Marketing” através de ações que aparecem na mídia, esquecendo que, como representante do povo, deveria dar o exemplo. Cometeu um crime ao não obedecer à determinação do Juiz, e deveria ser presa naquele momento, como qualquer pessoa. Desobedeceu uma ordem judicial e se aquartelou atrás de uma barricada formada pela mídia e pelo povo manipulado.Essa é a cara de Campos nesse momento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu