Conforme aventou artigo de autoria do blogueiro, publicado aqui e na edição impressa da Folha do último domingo (31/03), há a possibilidade do deputado federal Anthony Matheus, o Garotinho (PR), caminhar junto com a candidatura vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) à sucessão de Sérgio Cabral (PMDB) em 2014? Ouvidos alguns políticos da região, das mais diversas correntes que disputarão o pleito, só concordam numa coisa: em política nada é impossível.
Abaixo, o que disseram cada um deles:
Eduardo Peixoto (presidente do PT de Campos) — A história que ele (Anthony Matheus) tem de oposição a Cabral, torna isso difícil, por mais que na política a ética às vezes fique em segundo plano em favor dos interesses. Ele (Anthony) está não só observando, mas alimentando essa polarização que ocorre entre PT e PMDB no Estado, a despeito da aliança nacional entre os dois partidos. A tendência inequívoca é da polarização da disputa do governo fluminense, em 2014, entre Lindenbergh (Farias, senador petista) e Pezão. Garotinho está fora do páreo. Como na última eleição, onde ele tentou ser candidato até o último momento, e não conseguiu, ele vai esticar ao máximo a corda da sua candidatura, para depois tentar negociar não só com Pezão e Cabral, mas também com Lindenbergh. As coisas vão ficar como estão: o PT não abrirá mão de Lindenbergh, assim como Cabral não abrirá de Pezão. Ele (Anthony) vai ficar blefando, jogando conversa com Cabral e com Lindenbergh, para ver o final qual opção atende melhor seus interesses. Só aí dará sua cartada final, como oportunista que é.
Sérgio Mendes (ex-prefeito e presidente do PPS de Campos) — Em se tratando de Garotinho, que é um político profissional, não tenha dúvida: ele senta à mesa com qualquer um, para discutir qualquer coisa, desde que lhe convenha. Mas nos últimos anos ele tem se dedicado a fazer política com o fígado, destilando ódio contra o governador Sérgio Cabral. Na verdade, ele esperava fazer com Cabral, desde que este se elegeu governador a primeira vez, o que fez quando Rosinha foi governadora e faz agora com ela prefeita de Campos: governar de fato no lugar de quem teria que fazê-lo por direito. Cabral, por óbvio, não permitiu, e Garotinho passou a simplesmente querer destruí-lo, com seu ódio aumentando a cada sucesso administrativo do ex-aliado. Acho pouco provável esse acordo, mas não é impossível. Afinal, quem seria capaz de dizer, há alguns anos, que (o deputado federal Paulo) Feijó (PR) e Garotinho seriam hoje aliados aparentemente tão afinados? De qualquer maneira, acho que é mais provável que Garotinho componha com Lindenbergh do que com Cabral, até pelo ódio que devota a este. Mas ainda que tal acordo se concretize, numa chapa apoiada pelo PPS, só posso garantir uma coisa: não subo no mesmo palanque de Garotinho, nem voto nele!
Roberto Henriques (deputado estadual e presidente do PSD em Campos) — Acho muito difícil essa aliança de Garotinho com Cabral em torno da candidatura de Pezão. Em política, nada é impossível, mas estimaria em 99,9% as chances de que esse acordo não ocorra. O que temos de concreto são as (pré) candidaturas do PMDB, com Pezão; do PT, com Lindenbergh; e do PR, com Garotinho, ou, segundo informações que chegaram a nós, talvez com Rosinha. Só que Garotinho quando foi governador e, na sequência, quando elegeu e governou o Estado em nome de Rosinha, levou muitas esperanças da região em ter um seu filho à frente do Executivo fluminense. Brizola deixou os Cieps, a iluminação e a água encanada levadas ao interior. Cabral deixará a retomada da construção da ponte ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, um pleito de mais de 200 anos, além das obras para mitigar as cheias. Garotinho como governador, para sua cidade e sua região, que legado deixou?
Mauro Silva (vereador e presidente do PT do B em Campos) — Na política, nós sempre temos que conversar. Eu não posso falar por Garotinho, mas se você fizer uma análise, muita gente que trabalhou nos governos Garotinho e Rosinha ainda está presente no governo de Sérgio Cabral. Quando essas pessoas, dentro da máquina pública do Estado, começarem a constatar que a candidatura de Pezão não decola, será que vão insistir ou vão voltar para Garotinho, engrossando as fileiras da sua candidatura? Isso é o que o tempo dirá. Só tenho certeza de três coisas: Garotinho será candidato, é o melhor nome para governar o Estado do Rio e estará no segundo turno, provavelmente com Lindenbergh, quando aí, sim, Pezão e até o próprio Cabral podem acabar voltando para o grupo do qual saíram. Ou seja, em torno de Garotinho, acho a aliança possível.
Aluízio Siqueira (vereador do PMDB de São João da Barra) — Na política, a gente vê de tudo. No entanto, acho que é uma possibilidade hoje improvável. Não tenho tanto contato assim com as lideranças estaduais do partido, mas aqueles do nosso grupo que as mantém com mais regularidade, como é o caso do prefeito Neco (PMDB), são todos unânimes em testemunhar a vontade pessoal e política do governador Sérgio Cabral de fazer o que for necessário para eleger Pezão seu sucessor. Neste sentido, se julgar que o apoio de Garotinho pode ajudar, essa alternativa de aliança passa a ficar mais possível.
marcelo monteiro
1 abr 2013Seria comigo isso, ver os dois no mesmo palanque, pobre povo que voto nessa gente, que só pensa neles mesmos.
marcelo monteiro
1 abr 2013Seria cômico isso, ver os dois no mesmo palanque, pobre povo que voto nessa gente, que só pensa neles mesmos.
marcelo monteiro
1 abr 2013Salve o Brasil, pelo amor de Deus já tem gente sentindo falta dos militares, é só fazer uma pesquisa nas ruas e verão.
Savio
1 abr 2013Em se tratando de “política”, no sentido mais reles da expressão, nada mais me espanta, muito menos quando envolve o Deputado-Prefeito. Não seria a primeira vez, nem será a última.
Agora, aqui pra nós, desejar os militares, isto é a Ditadura, aí já é insanidade elevada ao cubo!
Gildo Henrique
1 abr 2013Depois da aliança Feijó-Garotinho, tudo é possível.
Até Carlos Alberto Campista pode entrar nessa…
maria
2 abr 2013Tudo e possivel nesta Planicie Goytaca.Nada mais me surpreende.
Carlos Heitor
2 abr 2013Se o Garotinho já até aliança com Cesar Maia. Acho que faria até uma cirurgia com Arnaldo Vianna, mesmo sem precisar, para buscar uma aproximação, se rendesse votos ou aumentar o tempo dele na mídia. Salve Jorge.
cricio manhaes pinto
2 abr 2013ESSES “POLÍTICOS” DEVERIAM SENTIR NA PELE A FALTA QUE FAZ ALIMENTO EM CASA;EMPREGO;DIGNIDADE;RESPEITO.
Igor
2 abr 2013Como pode a folha falar tanta besteira e mentiras, e ainda colocar a opniao das figuras politicas mais (trecho excluído pela moderação) do nosso municipio,,,, tenha mais vergonha na cara (trecho excluído pela moderação)!!!
Andre
2 abr 2013Uma coisa é certo…Garotinho vai voltar e se der mole ele ganha no primeiro turno…Volta Garotinho!
Adelia
2 abr 2013Uma noticia dessa e difícil a deglutição da mesma e pela primeira vez anulo meu voto , porque para votar em M… Ja to cheia e nos bastidores rola mesmo e um whisky pago por nos mesmos! Nojo dessa gente gananciosa , quem apareceu na tragédia da região serrana ? O POVO.
Abs
marcos
2 abr 2013Respondam-me somente uma pergunta:
Qual o interesse de alguem que aparece liderando todas as pesquisas em apoiar o último colocado e ceder a vaga para este?
Aluysio
2 abr 2013Caro Marcos,
Sua pergunta teria lógica de resposta inquestionável se a eleição fosse em turno único, onde só interessariam os índices de intenção de voto, não em dois turnos, como todas as pesquisas indicam que será o caso da sucessão de Cabral em 2014, na qual os índices de rejeição são tão ou mais importantes.
Abç e grato pela chance do debate!
Aluysio
maria
3 abr 2013Sempre soube que o indice de rejeiçao pesa muito nas eleiçoes.Estou apostando que o pequeninho nao vai concorrer,mesmo porque nao e burro.
alexsandro
4 abr 2013E incrivel como tem gente burra ou no minimo puxa saco !!!
quem acredita numa besteira dessas aonde o Sr. Marcos diz que o Maluf do Rio ou Quadrilheiro armado (condenado) e lider de pesquisa !!!
sinceramente Marcos, nao delira !!! Acorda que pelo visto nem concorrer ele ira, visto que existem inumeras pendencias judiciais, o povo contra com a expressiva rejeicao (veja votacao da Sra. Clarissa pra vice prefeita), muito mais…
ACORDA MEU CARO !!!
NEM EM SONHO GAROTINO VOLTA A SER GOVERNADOR….
FABIO
4 abr 2013ESSE (trecho excluído pela moderação) MAURO SILVA E UMA PIADA…..
VEJAM O COMENTARIO QUE (trecho excluído pela moderação) FAZ… E TEM GENTE QUE AINDA AFIRMA SER UM GRANDE POLITICO !!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…. SO RINDO !!!