Como o Gustavo Matheus antecipou aqui, o movimento “Cabruncos Livres” realizou no Jardim São Benedito, na tarde de hoje, outra reunião aberta ao público para definir as próximas ações. Ficou decidido que eles farão uma nova manifestação, na próxima quarta-feira, dia 3, com concentração a partir das 16h, para confecção de cartazes, saindo em passeata pelas ruas da cidade, por volta das 18h, em roteiro mantido em sigilo, para se evitar novas tentativas de infiltração e sabotagem por parte do poder público municipal. Nascida do movimento nacional de protesto populares pela exigência da plenitude dos direitos do cidadãos, em todas as suas esferas, o movimento em Campos municipalizou sua pauta, que quer agora levar à discussão da Lei Orgânica do município. As principais reivindicações são:
1 – Orçamento participativo
2 – Ficha Limpa para todos os cargos de assessoramento e direção (secretários e DAS)
3 – Eleição direta para diretores das escolas municipais
4 – Fim do voto secreto na Câmara Municipal
5 – Paridade do aumento dos subsídios dos vereadores com o aumento salarial do funcionalismo público
6 – Isenção da taxa de iluminação
Atualização às 13h03 de 01/07/13: A partir do toque do leitor Dérik Pereira, em comentário a esta postagem, para se conhecer outras reivindicações dos “Cabruncos Livres”, clique aqui.
Parabens aos jovens de Campos que enfim fazem coro aos anseios por um Brasil e um município para seus cidadãos.
Apoiado.Desta vez estarei lá,com certeza.O trabalho que espere.
Minha esperança esta pautada nesse momento esse movimento!!! Sou uma sofredora da prefeitura!! O que ganho não dar nem para fazer uma faculdade!! Claro sou professora! Obrigada por colocar na pauta salários do funcionalismo!! Os professores estão todos DESMOTIVADOS, e não aguentamos mais esse papo de PLANO DE CARGO E SALÁRIOS, pois o mesmo NÃO FUNCIONA, ate mesmo porque o salario base de um professor e de R% 1.300,00 VERGONHA NACIONAL PARA UMA CIDADE COMO CAMPOS
Queria saber o local.É sigilo?
Acho pouco, temos que botar em pauta o transporte público, com novas linhas e melhores ônibus, mais rigor com as vans, muitas circulam sem condições mínimas e com pessoas em pé.
Perfeito, também acho que os movimentos do interior deveriam ter sugestões locais. Esperamos que sejamos ouvidos como vem acontecendo na maioria das cidades ao nosso redor, porém o nosso deputado-prefeito insiste em só enxergar o que acontece nas outras cidades, para ele o povo daqui vive no paraíso. Gostaria de ter ido no jardim, mas estava trabalhando, mas quarta estaremos juntos na rua.
Isso cabruncos livres com os cabruncos livres, quem quiser que os sigam.(sem trio)??????
Tá ligado estarei presente com meu cartaz! Obras mais baratas e de melhor qualidade já que ruas recém inauguradas os bueiros afundao e o asfalto cede ficando com vários buracos. acorda campos!
1 – Orçamento participativo – lei de diretrizes orçamentárias eh votada na câmara e há prévia audiência pública.
2 – Ficha Limpa para todos os cargos de assessoramento e direção (secretários e DAS) – boa pedida… tem q aprovar.
3 – Eleição direta para diretores das escolas municipais – o STF já posicionou acerca da inconstitucionalidade em se obrigar eleições diretas a tais cargos.
4 – Fim do voto secreto na Câmara Municipal… boa pedida.
5 – Paridade do aumento dos subsídios dos vereadores com o aumento salarial do funcionalismo público – não há respaldo jurídico para isso.
6 – Isenção da taxa de iluminação – a contribuição foi criada por lei. ato regular.
pelo q se vê, numa pauta vazia, o movimento q deveria ser legítimo e autônimo tem cunho político… infelizmente não subsistirá.
Muito bom, conforme, porém acho que devem entrar mais duas de suma importância para o fim da roubalheira que acontece aqui, pregão eletrônico e detalhamento de todas as empresas pagas citando CNPJ e contrato no portal da transparência. Atualmente citam apenas como pagamento a empresas terceirizadas (R$ 55 milhões) sem especificar nada
Pauta muito fraca , segundo sei , a câmara não usa voto secreto, outra , já esta no texto da nova LOU sobre os diretores das unidades escolares serem escolhidos pela comunidade.
Antes reivindicar procurem se atualizar politicamente , sou contra esse governo que aí esta, mas não sou paranóico.
Meus parabéns por este movimento democrático e sem bandeira . Já era hora de dar um basta nesta taxa humilhante, que é a iluminação pública. A cidade de Campos dos Goytacazes, é muito rica, e não precisa extorquir o povo.
O município de Campos dos Goytacazes/RJ, infelizmente ostenta uma péssima fama em nível nacional.. É o maior produtor de petróleo do país e, por isso, aquele que recebe os mais altos valores de royalties e vive uma triste sina de uma instabilidade político institucional impressionante.
E quanto a isso é de saltar os olhos que o último concurso para o cargo de Procurador Municipal aconteceu no século passado, mais precisamente no ano de 1996. Não precisa ser gênio da matemática para perceber que já fazem quase 20 anos do último certame. Como é público e notório no meio jurídico municipal a Procuradoria, Assistência Judiciária, PROCON, entre outras Secretarias, têm hoje vários advogados nomeados sem concurso público e assistentes jurídicos comissionados trabalhando na função de procurador municipal concursado.
Isto fere frontalmente o que diz a Lei Orgânica do Município de Campos nos seu artigo 87:
SEÇÃO V
DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Art. 87- A Procuradoria Geral do Município reger-se-á por lei própria,
atendendo-se, com relação aos seus integrantes, o disposto nos artigos 37, XII, 39, §1º, e 135 da Constituição Federal.
Parágrafo Único- O ingresso na classe inicial da carreira de Procurador Municipal dar-se-á mediante concurso de provas e títulos, na forma da lei.
É prática reiterada essa modalidade de contratação em que a Empregadora- Administração Pública Municipal costuma deixar os servidores à míngua, fato este que já se tornou uma rotina perniciosa na cidade de Campos dos Goytacazes, em todos esses casos com a ação e omissão do referido ente público, que contrata de forma pouco acurada e, principalmente, durante a prestação de serviços inclusive de natureza jurídica, não adotando qualquer medida de caráter fiscalizador, um verdadeiro descaso com o servidor temporário, parte menos favorecida e que acaba suportando o ônus de uma Administração Pública relapsa, estando latente a RESPONSABILIDADE PRINCIPAL da municipalidade, seja por culpa in eligendo e, especialmente, in vigilando.
Os Tribunais de Justiça dos Estados já contam com decisões no sentido de considerar inconstitucional o cargo de Procurador Municipal provido a partir de vínculo precário, fixando a necessidade de prover os membros da carreira observando os ditames constitucionais:
“AÇÃO CIVIL PÚBLICA Criação de cargos comissionados para exercer função de Procurador Jurídico Municipal Ilegalidade reconhecida em primeiro grau Recurso de apelação interposto pela Municipalidade-ré, alegando a ausência de interesse do Ministério Público e violação ao princípio da separação de poderes Inocorrência Criação de cargos comissionados para exercer função de procurador municipal, que viola a regra do sistema constitucional do concurso público, cujas características não revelam natureza de assessoramento, chefia e direção, medida que afronta aos princípios constitucionais da Administração, ilegalidade esta que autoriza seja realizado o controle do ato pelo Poder Judiciário – Sentença mantida Recurso desprovido. (TJ/SP – Apelação nº. 0004883-11.2009.8.26.0572. Relator Desembargador WANDERLEY JOSÉ FEDERIGHI)´.”
Por tudo isso, objetiva-se um provimento da Prefeitura que tenha a obrigação de regularizar o provimento de cargos de Procurador Jurídico do Município, os quais atualmente são providos, irregularmente, por livre nomeação, como cargos em comissão. Aduz que há cargos exercidos, dentro da Administração Municipal, de procurador jurídico com provimento em comissão, sendo que tal não se coaduna com a natureza do referido cargo.
Pelo que tudo indica a famigerada taxa de iluminação pública está com os dias contados graças a iniciativa de um panfletário anônimo que discretamente distribuiu material informativo acerca desta sangria maldita que embora ´´três reais´´ pareça pouco, muitos são os pobres e miseráveis que sistematicamente não possuem tal quantia para comprar pães para alimentar á família.
Parabéns Cabruncos continuem lutando por uma sociedade mais justa vocês são livres com a força da juventude de vocês, a Sinhazinha da Lapa não pode.
Sugiro que a próxima passeata termine em frente Casa Grande na Lapa, residencia oficial da Sinhazinha,lá com certeza ela irá receber uma comissão de representantes dos Cabruncos.
Sergio Chapéu , vc realmente acha que a Sinhazinha vai estar em casa na Lapa no momento da passeata dos cabruncos ????? Ahahaha…. Ela vai pegar um de seus
Helicópteros e voar para o Rio de Janeiro
Onde tem residência fixa até aonde eu sei…. Campos é apenas um curral onde Ela
vem passear de vez em quando.
O principal motivo da manifestaçao deveria ser o fim do reinado da familia garotinho!!!!
E “Cabruncos Livres”, não deixem os politicos locais pegarem carona nas reivindicações de vcs, nada de bandeira, eles querem apenas dizer que foram eles que fizeram as manifestações… E sem violência, ok?? Por uma Campos melhor… eeee Campos, mais de 20 anos de atraso
Concordo Marcos, os opositores do governo ajudariam mais ficando em casa. Isso nao disvirtualizada nem mostraria as reais “caras” dos protestos.
A pauta vai além da divulgada aqui. O foco agora é a Lei Orgânica porque ela está para ser alterada em breve. Nossa pauta abrange saúde, transporte, segurança etc.. Conheçam as outras reivindicações em nosso Blog: http://cabruncoslivres.blogspot.com.br/
As pessoas que nos desejam força e também as pessoas que pensam que o movimento pode ter cunho político-partidário, nós os convidamos para que participem de nossas reuniões, venham ver de perto e tenham a certeza que não há manipulação. O movimento se faz livre. Não somos um grupo de estudantes organizados. Ali há estudantes do ensino público, particular, trabalhadores, desempregados etc.. O movimento está bem plural e ganhará mais força e apoio da sociedade com a inclusão de classes trabalhadoras. Os profissionais da educação, saúde, transporte municipal etc.. A hora é agora, vem somar com a gente! Aos articuladores da folha, gostaria de pedir que também fosse incluído em futuras matérias o endereço do nosso blog oficial, ali fica bem claro a postura do movimento. Obrigado!
Se encontrar nessa manifestação pessoas que fizeram parte de governos passados e que todos sabemos que são ficha suja,tiro meu time de campo.
Vamos que vamos!
http://www.avaaz.org/po/petition/IMPEACHMENT_PARA_ROSINHA_GAROTINHO/?copy
COM CERTEZA ESTAMOS JUNTOS.
Colocar na pauta o fim do monopólio da 1001, que é no trecho Rio X Campos X Rio a passagem mais cara do Brasil! Queremos livre concorrência nesse trecho!
E A GAP???????
COMO FICOU O CONTRATO E CONVIVIO DOS GAROTINHOS COM A GAP???
Cabruncos livres? São livres de verdade? Não apoio o movimento se tiver Odisséia, Jane Nunes, Graciete Santana, esses políticos do tempo da minha avó, que nada acrescenta ao movimento e só dão palpites para atyrapalhar por conta de rixa com a prefeita. Vamos lutar de forma livre, cabruncos!!!
Concordo em gênero, numero e grau com o colega Marcos Paulo, eeeee vida, não podem deixar esses caroneiros de plantão e sem mandato chegarem perto, pois aí vocês perderão a identidade, mas uma coisa é clara, o recado foi dado, as autoridades ouviram, agora é aguardar e se nada for feito, no voto em 2014 e 2016, derrubem todos que estão aí, “DEMOCRACIA”, político fraco é sinônimo de população fraca, então por favor e ordeiramente vamos a essa caminhada.
Acho que podemos tambem exigir o fim dos muitos DAS pois são moedas de trocas para os próximos pleitos, e se continuar não só aumentará os gastos públicos como tamben aumentará a precariedade dos servicos. Uma vergonha
Estaremos lá.
Por um legislativo livre de amarras, infelismente com raras exeçoes a a maioria está amarrada ao executivo, não defendem os interesses do povo e sim os seus próprios interesses. formam uma verdadeira redoma no executivo atendendendo os interesse dos mesmo não fiscalizando suas ações.
Uma das reivindicações tem que ser a diminuição do número de vereadores. Pelo que eles fazem dezessete já era demais. Deveria diminuir e não aumentar. E também temos que escolher melhor os nossos vereadores. Os que estão lá, não cumprem a missão de fiscalizar o executivo. Não fazem nada pelo povo. Só pensam neles. Tá certo que temos uma prefeita ruim. Quase tão ruim quanto os seus antecessores, mas a culpa também é deles, que só sabem dizer amém para o executivo. Não apresentam nenhum projeto em benefício do povo e nem fiscalizam os que são feitos.
Pois é, Rodrigo Cavalvanty, concordo com você, tem de ser apartidária. Sem os políticos, sobretudo de partidos de esquerda com suas pautas tresloucadas.
Fora política partidaria principalmente as de oposição
Um aviso aos Cabruncos,so não vale aceitar convites do governo para assumir uma boquinha, ja vi muitos “defensores’ de causas serem comprados com cargos.
vamos todos juntos ; pq eu sei q esse casal so quer fazer campos de degral e depois deixa agente na merda e vai em bora
parabenizar os meninos que colocam a sua cara na reta para fazer manifestações par que o menininho e a prefeita tomem jeito e deixa de gastar o nosso dinheiro de forma errada para que não fecham mais comercio ou seja deixa o dinheiro circular em nossa cidade paracuidar melhor saúde e educação obras sub faturadas isso é uma vergonha onde está os vereadores se vendendo vamos ser pelo menos um pouco mais sério pare de covardia com a população Campista até agora está sendo o pior governo em nossa cidade só olha para eles vamos a luta com seridade e melhorar a cidade .