Desde 1992, no FestCampos de Poesia Falada realizado no anfiteatro do Alberto Sampaio, tenho uma história de parceria artística com o também poeta Artur Gomes. Foi ele quem interpretou meus poemas “Calvário” e “Caçula”, classificados naquele festival de 21 anos atrás, que acabariam tirando o primeiro e segundo lugares na finalíssima, premiação em muito devida ao talento de Artur como intérprete de ambos. Nesta maior idade civil dessa nossa parceria, o blog pede a licença devida para republicar mais um texto em prosa que o incansável poeta publicou na democracia irrefreável das redes sociais, sobre toda a polêmica iniciada com a denúncia de censura da peça “Bonitinha, mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues, por alegados motivos pessoais e religiosos da prefeita Rosinha (relembre o caso aqui e aqui, que ganhou a mídia nacional aqui e aqui), segundo denunciaram integrantes do grupo teatral carioca “Oito de Paus”, que encenaria o texto no Trianon, em 10 de agosto.
Confira abaixo…
A Traição das Metáforas
em canibália city rufam-se os tambores no terreiro universal convocando para o reinado de momo lady gumes a deusa das relações e federika bezerra a porta bandeira da mocidade independente de padre olivácio — a escola de samba oculta no inconsciente coletivo.
os tambores rufam seus batuques enquanto em assembléias também ali em frente cordeiros gritam seus demônios contra o vento
estou ao lado de um lixódromo na av. alberto lamego bem em frente ao cepop sobrevoado por carcaças e restos de alegorias carnavalescas como moscas em fim de feira farejando frutas podres.
há urubus no telhado a carne seca é servida um escorpião encravado na sua própria ferida — não escapa — só escapo pela porta de saída (torquato neto)
de repente não mais que de repente baixa um santo — vindo não sei de onde, eis que surge osório peixoto em carne osso e espírito santo — pra me dizer que conhece a rosinha desde os tempos em que ela puxava o boi-pintadinho pelas ruas de campos ex-dos goytacazes lá pelos idos de 1980.
helena ortiz testemunhara ontem por e-mail inteiro que campos ex-dos goytacazes é o fiel retrato da barbárie.
osório do além túmulo não se conforma confessa que aquilo ali é um horror imitação pura, imitação é falta de criatividade, e toda civilização sem criatividade está propensa a ser tragada na lama do canal.
santos
15 jul 2013Gênios são imortais!
Artur Gomes
15 jul 2013e o melhor dessa história é que Osório não subiu,baixou para ficar. Tem me contado grandes e boas dos lugares por onde tem viajado pelas galáxias do além