Petrolão em pesquisa — Oito em cada 10 acham que Dilma sabia. E Lula?

Charge do Amarildo publicada ontem (22/03)
Charge do Amarildo publicada ontem (22/03)

 

 

Jornalista e blogueiro Ricardo Noblat
Jornalista e blogueiro Ricardo Noblat

Brasileiro está deixando de ser bobo. Oito em cada 10 acreditam que Dilma sabia da corrupção na Petrobras

Por Ricardo Noblat

 

Um novo pedaço da pesquisa de opinião pública do Instituto Datafolha, que ouviu na semana passada 2.842 pessoas em 172 municípios do país, confirma o que se esperava: o brasileiro está ficando mais esperto.

Ainda poderá ser enganado como tantos outros povos o são. Mas essa não é uma tarefa assim tão fácil como foi.

De cada dez brasileiros, por exemplo, oito acreditam que a presidente Dilma Rousseff sabia da corrupção que acontecia na Petrobras. Por saber, era cúmplice, pois.

Seis em cada 10 acham que ela “deixou” que ocorressem os crimes. Apenas 2,3 em cada 10 dizem que, apesar de saber, Dilma “não poderia fazer nada” para impedir.

No grupo dos que declararam voto em Dilma no segundo turno da eleição do ano passado, 74% estão convencidos que ela sabia da roubalheira – contra 19% que não acreditam que ela tivesse conhecimento, e 8% que não souberam responder.

Para 51% do total de entrevistados, a Petrobras será prejudicada “por muito tempo”, o que “coloca o futuro da empresa em risco”.

Chega a 88% o percentual daqueles que acreditam, em menor ou maior grau, que a Petrobras foi prejudicada pelo escândalo.

Uma pena que a pesquisa não tenha perguntado se Lula teve ou não alguma coisa a ver com a roubalheira. Se ela começou no governo dele ou não.

 

Publicado aqui, no Blog do Noblat

 

Atualização às 11h53: O primeiro a noticiar a nova pesquisa Datafolha sobre os danos contundentes dos escândalos de corrupção na Petrobras sobre o governo Dilma Rousseff, foi o jornalista e blogueiro Alexandre Bastos, aqui.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Deixe um comentário