Opiniões

Cineclube Goitacá define programação das próximas cinco quartas-feiras

Já estão fechadas as cinco próximas exibições e debates do Cineclube Goitacá, sempre a partir das 19h de quartas-feira, no cruzamento das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, na sala 507 do edifício Medical Center, onde funciona a produtora Oráculo. Depois de amanhã, dia 12 de agosto, será a vez do advogado, publicitário e crítico de cinema Gustavo Alejandro Oviedo apresentar o filme “Conspiração” (2001), do estadunidense Frank Pierson (1925/2012), que se baseia em fatos reais para retratar a reunião entre lideranças nazistas que formularam a “Solução final” para exterminar os milhões judeus da Europa durante a II Guerra Mundial (1939/45).

 

“Conspiração” traz Kenneth Branagh e Stanley Tucci no elenco
“Conspiração” traz Kenneth Branagh e Stanley Tucci no elenco

 

Na quarta seguinte, 19 de agosto, será a vez do clássico “O tesouro de Sierra Madre” (1948), do mestre estadunidense John Huston (1906/87), que será apresentado pelo jornalista, poeta e crítico de cinema Aluysio Abreu Barbosa. Na tela, no México dos anos 1920, dois desocupados vindos dos EUA se unem a um terceiro, mais velho e experiente minerador, para juntos se embrenharem em busca de fortuna pelo interior inexplorado do país, antes de tropeçarem na conhecida ganância humana.

 

“O tesouro de Sierra Madre” tem um dos melhores desempenhos da carreira do astro Humphrey  Bogart, além de ter rendido Oscar de ator coadjuvante a Walter Huston, pai de Jonh Huston, que levou o Oscar de melhor diretor
“O tesouro de Sierra Madre” tem um dos melhores desempenhos da carreira do astro Humphrey Bogart, além de ter rendido Oscar de ator coadjuvante a Walter Huston, pai de Jonh Huston, que levou o Oscar de melhor diretor

 

Na última quarta-feira deste mês, dia 27, será a vez do universitário Pedro Henrique Guzzo apresentar e mediar o debate de “Ondas do destino” (1996), do cult dinamarquês Lars von Trier. Na tela, no norte da Escócia, cujo litoral é rico em petróleo como a Bacia de Campos, um trabalhador dinamarquês de plataforma, casado com uma escocesa, sofre um acidente e fica tetraplégico. A partir daí, ele estimula a esposa a ter encontros extraconjugais para lhe contar os detalhes dessas relações.

 

“Ondas do destino” é protagonizado por Stellan Skarsgard e Emily Watson
“Ondas do destino” é protagonizado por Stellan Skarsgard e Emily Watson

 

Na primeira quarta do próximo mês, dia 2 de setembro, caberá a Philipe Netto, outro estudante universitário, comandar a sessão e o debate de “Cronicamente inviável” (2000), do brasileiro Sérgio Bianchi. O filme retrata através das histórias de seis personagens, de classes sociais, formações, opiniões e lugares distintos, a inviabilidade da sociedade brasileira, onde ninguém tem culpa e ninguém se salva.

 

Cecil Thiré é um dos muitos protagonistas de “Cronicamente inviável”
Cecil Thiré é um dos muitos protagonistas de “Cronicamente inviável”

 

Já no dia 9 de setembro, é a vez do dono da casa assumir seu papel de anfitrião. Proprietário da Oráculo, além de psicanalista e ator, Luiz Fernando Sardinha apresentar uma visão cinematográfica da maior tragédia do teatro ocidental: “Hamlet” (1990), de William Shakespeare, dirigida pelo italiano Franco Zeffirelli. Num papel icônico da dramaturgia, que já foi desempenhado por atores shakespearianos por excelência, como os britânicos Lawrence Olivier (1907/89) e Kenneth Branagh, o destaque do filme acaba sendo a atuação do astro de ação Mel Gibson como o atormentado príncipe da Dinamarca em busca de vingança pela morte do pai.

 

 

No papel título de “Hamlet”, Mel Gibson surpreendeu positivamente com sua composição
No papel título de “Hamlet”, Mel Gibson surpreendeu positivamente com sua composição

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. Oba !!!!Adorei a agenda.Bem eclética

Deixe uma resposta

Fechar Menu