Numa reunião na manhã de hoje, no Teatro Trianon, entre representantes Ocupa TB e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, foi acordada a desocupação temporária do Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Após ocuparem o TB desde o último dia 9 (relembre aqui), os artistas aceitaram sair, desde que possam acompanhar e fiscalizar as intervenções do poder público municipal, como a dedetização do prédio (aqui) e a instalação do novo sistema de ar condicionado, cujo serviço já foi publicado (aqui) em Diário Oficial (DO).
Segundo os participantes da ocupação, os problemas estruturais do prédio começaram a se agravar na última quinta (02), quando os ralos começaram a apresentar refluxo. Neste mesmo dia, os artistas tentaram ligar algumas vezes para Patrícia Cordeiro, sem sucesso, mandando depois uma mensagem por whatsapp para o vereador e pré-candidato governista a prefeito Mauro Silva (PSDB), que intermediou (aqui, aqui e aqui) a primeira reunião (aqui) do secretário de Governo Anthony Garotinho (PR) com os artistas, acompanhando-o nas outras duas. Só no dia seguinte ao contato com Mauro, na sexta (03), Patrícia retornou aos artistas, quando o encontro com representantes foi agendado para a segunda (06).
Na segunda reunião entre os artistas e Garotinho, este garantiu (aqui) a reabertura num prazo de 45 dias. Como a promessa foi feita em 13 de maio, o prazo termina no final deste mês. Todavia, o responsável pela empresa Planetec Terraplenagem e Pavimentação, após assumir o serviço hoje, confessou aos artistas que não deve ficar pronto em menos de 60 dias, ampliando o prazo para o começo de agosto. A pauta de 11 itens protocolada (aqui) pelo Ocupa TB, em 17 de maio, junto ao governo Rosinha Garotinho (PR), não foi discutida na reunião entre os artistas e Patrícia Cordeiro.
Abaixo, o texto feito pelos artistas da cidade para comunicar aqui, na democracia irrefreável das redes sociais, a desocupação do Teatro de Bolso:
COMUNICADO:
Boa tarde, gente.
Estamos arrumando as coisas para suspender a nossa ocupação.
Levamos, hoje de manhã, para a Senhora Patrícia Cordeiro um documento onde nos colocamos como pessoas que acompanharão as obras de manutenção e restauro do ar-condicionado do Teatro de Bolso.
Gostaríamos de dizer que o saldo foi positivo, que teremos o teatro funcionando como deve ser e que as outras demandas estudaremos a partir de agora.
Compreendemos que algumas pessoas não concordaram com o que fizemos, mas precisávamos recuar um pouco e garantirmos a nossa vitória.
Gostaríamos também de agradecer imensamente a todas as pessoas que nos apoiaram levando um pouquinho de conforto, palavras de incentivo e arte durante todos esses 27 dias em que moramos no teatro.
Ocupamos, resistimos, aguentamos, mas não poderíamos deixar esse grito parado no ar.
Estamos negociando. Acordamos isso mesmo sabendo e respeitando a opinião contrária de alguns.
Sejamos valentes e continuemos na luta.
Prazer em estarmos juntos, em sermos muitos.
Gratidão!
ps.: A Assembléia de hoje para tratar da Associação proposta na pauta, será adiada. Em breve marcaremos uma nova data aqui.
Pois ponham as barbas de molho, pessoal! Com este pessoal do Governo, não acredite em palavras, nem no que for escrito. A recomendação é observar o que for ocorrendo, coisa por coisa, até acontecer o TB novamente ativo.
Em se falando do dito cujo Secretário de Governo, o tal do Garotinho, não confie nele e nem pense em negociação com essa figura, pois ele só faz as coisas que possa render muitos votos e muito din-din ao mesmo tempo e essa ocupação do Teatro, não rende “bons frutos” para Políticos.
Se depender dessa figurinha (Garotinho), o Teatro será apenas mais um prédio antigo na cidade…