Pro4: Chicão lidera sucessão de Rosinha na espontânea e estimulada

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Quem duvidava da força da máquina ou do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PEN), que repense suas certezas. A exatos 52 dias das urnas de 2 de outubro, o candidato governista Dr. Chicão (PR) assumiu a liderança na corrida à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR). Na nova pesquisa do instituto Pro4, com 620 eleitores das sete zonas eleitorais do município, encomendada pela Folha da Manhã e realizada em 6 de agosto (último sábado), Chicão liderou tanto a consulta espontânea (4,8%), quanto a estimulada (17,6%). Nesta, dentro da margem de erro de 3,9% para mais ou menos, ficou em empate técnico com Caio Vianna (PDT), que bateu 13,7%; Rafael Diniz (PPS), com 13,2%; e Geraldo Pudim, com 11,1%. Atrás, apareceram Nildo Cardoso (DEM), com 4,2%; e Rogério Matoso (PPL), com 2,9%.

Após a definição da candidatura governista em 27 de julho, Chicão parece ter sido alavancado pela força de uma máquina municipal que ganhou gás com o empréstimo (aqui) de R$ 367 milhões da terceira “venda do futuro”, a ser pago até 2026. Mesmo sendo o mais popular entre os então pré-candidatos rosáceos, na consulta estimulada anterior, feita (aqui) entre 8 e 10 de junho, o vice-prefeito ficou apenas com 8,4%, em quarto lugar na corrida a prefeito. Embora aquele cenário tivesse como possíveis candidatos os vereadores Tadeu Tô Contigo (PRB), que desistiu (aqui) apesar da segunda posição com 13,4%; e Mauro Silva (PSDB), que bateu 1,9% e virou vice na chapa de Chicão; o crescimento deste nos últimos dois meses foi o maior entre os seis candidatos que de fato disputarão a Prefeitura: 9,2 pontos percentuais.

Mas se a força da máquina se faz representar no crescimento de quase dois dígitos inteiros de Chicão, quem também cresceu substancialmente foi Geraldo Pudim, passando dos 5% da pesquisa Pro4 anterior para 11,1%, na mais recente. A evolução de 6,1 pontos percentuais evidencia a popularidade e capacidade de transferência do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PEN), que no final de julho deu (aqui, aqui e aqui) seu apoio à candidatura do deputado estadual do PMDB a prefeito de Campos. E, ao fazê-lo (aqui) com críticas abertas à candidatura de Caio Vianna, Arnaldo parece ter prejudicado seu único filho, que passou da liderança anterior de 15,2% para a segunda posição, com seus atuais 13,7% — pequena queda de 1,5 ponto percentual.

Quem ganhou quase a mesma coisa que Caio perdeu foi o vereador Rafael Diniz. Nos últimos dois meses, ele passou dos 11,3% de junho para os atuais 13,2%, num acréscimo de 1,9 ponto percentual. Crescimento igual ou muito semelhante ao que também apresentaram o vereador Nildo Cardoso, de 2,3% para 4,2% (idêntico 1,9 ponto percentual); e o ex-vereador Rogério Matoso, que passou de 1,1% a 2,9% (1,8 ponto percentual).

 

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Mas se a consulta estimulada das intenções de voto revela quem subiu e caiu nos últimos dois meses de pré-campanha, a espontânea desnuda o muito que ainda há em aberto na cabeça de um eleitor a pouco mais de 50 dias de escolher seu próximo governante: 79,7% — ou oito entre cada 10 campistas — ainda não sabem responder em quem votarão (68,1%), ou afirmam que irão fazê-lo em branco ou nulo (11,6%).

Diante desse quadro de indefinição, um dado importante para avaliar as possibilidades de crescimento é a rejeição dos candidatos. Pudim continua liderando com sobras o índice negativo, com 28,1%, seguido de Chicão (17,4%), Nildo (5,5%), Caio (5,3%), Rogério (3,9%) e Rafael (3,2%). Para 8,9% dos campistas, a rejeição é a todos.

 

Página 2 da edição de hoje (11) da Folha
Página 2 da edição de hoje (11) da Folha

 

Publicado hoje (11) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 11 comentários

  1. Junior

    nao gostei
    comecei o meu dia ruim ao ver essa pesquisa
    vou torcer para que essa pesquise mude la na frente .
    povo de campos acordaaaaaaaaaaaa pelo amo de deus

  2. Ana Paula

    Claro que ele vai ganhar , Garotinho (trecho excluído pela moderação) todo mundo, eles estão com a máquina nas mãos e nada nessa cidade vai mudar, ilusão achar isso, enquanto esse homem existir Campos nunca vai sair dessa mesmice de política pobre, de passagem a 1 real, de cheque cidadão,o povo merece mesmo, o povo gosta de pão e circo, não é só campista, o brasileiro gosta de ser manipulado…..

  3. sardinha

    se tiver segundo turno vai dar CHICÃO X PUDIM
    …a experiência vai prevalecer…governar Campos ñ é brinquedo!!!!!!

  4. leonardo

    Se pensar que no segundo turno a tendencia é a grande maioria da oposição não votar com Chicão.A pesquisa deveria apontar essa tendencia para o segundo turno.

  5. Nhock

    NAO DÁ NEM PARA ACREDITAR QUE TEM GENTE QUE AINDA GOSTA DESSE GAROTINHO.
    ENTÃO QUEREM CONTINUAR ANDANDO DE VANS, ENQUANTO A CIDADE PODERIA TER ÔNIBUS DE PRIMEIRO MUNDO POR TODOS OS BAIRROS, CAMPOS PODERIA TER UMA EXCELENTE SAÚDE, BOAS ESCOLAS, TODAS AS RUAS PAVIMENTADAS, ETC…FACE A FORTUNA QUE ENTRA NA PREFEITURA.
    AMIGOS CAMPISTAS, PENSEM NISSO, É HORA DE MUDARMOS ISSO TUDO NESSA ELEIÇÃO.
    VOTAR NESSE TAL DE CHICÃO, É CONTINUAR COM GAROTINHO NO PODER, É CONTINUAR VENDO TUDO PÉSSIMO NOSSA CIDADE PÉSSIMA COMO ESTÁ!

  6. Junior

    mas AINDA TENHO EM FE EM DEUS
    QUE ESSE CASAL VAI PERDER NA ELEICAO
    O POVO AINDA TEM TEMPO PARA VER QUE A CIDADE SO PIOROU DEPOIS QUE ESSE GRUPO ASSUMIU A PREFEITURA .
    EU ACREDITO NA MUDANCA ATE OUTUBRO SEM CONTAR QUE FOI POUCO MAIS DE 600 PESSOAS QUE ENTRARAM NA PESQUISA
    A CIDADE E MUITO GRANDE .

  7. Afonso Cordeiro

    VAMOS ANALISAR: 70% dos eleitores de guarus votam em Diniz por ser neto do grande ZEZÉ BARBOSA, os jovens em sua maioria também o apoiam, esse candidato tem a seu favor a baixíssima rejeição, pensem.

  8. Fernandinha

    (Trecho excluído pela moderação). Apesar da grana estar em mãos erradas, não acredito que esses ignorantes campistas vão permanecer com essa turma que não tá nem aí para as necessidades dos cidadãos campistas. Terra falida sem saúde sem educação sem nada. Acordem povo, ainda é tempo. Sangue novo, vida nova.

  9. Jose Claudio Ferreira Jabor

    Falar que não gostei da pesquisa estaria mentindo pois voto em Dr Chicão, mais completando o comentário da nobre colega Ana Paula realmente o campista parece estar no mundo da lua, ter candidatos como Rafael Diniz, Geraldo Pudim, Nildo Cardoso e Rogério Mattoso com serviços prestados e já testados nas urnas, sustentar Caio Vianna em 2° lugar, uma pessoa que sequer foi monitor de sala de aula no colégio, no mínimo é de se espantar, acorda Campos.

  10. Nhock

    Quem não quizer continuar com a cidade do jeito que está, cheia de problemas na saúde, educação péssima, tranporte ridúculo, as pessoas se acotovelando em vans para trabalhar, nunca vote nesse Chicão, pois será a continuidade de Garotinho no poder de nossa cidade.

Deixe um comentário