Neste feriado de 12 de outubro, os amantes de Atafona têm encontro marcado. A centro de arte, pesquisa e memória CasaDuna convida a todos para a exposição Atafona: Museu em Processo.
Com entrada franca, será apresentado o acervo da CasaDuna, composto do material histórico doado pelo poeta e artesão Jair Vieira, reunindo registros dos últimos 40 anos em Atafona.
Também será apresentado o Projeto Muxuango, coordenado pelos pesquisadores João Almeida e André Pinto. É um trabalho de registro e investigação sobre os antigos moradores da Ilha da Convivência.
Haverá ainda a exposição dos registros fotográficos de Fred Alvim, Jéssica Filipo, Flavio Bacellar, Mariana Moraes, Rodrigo Sobrosa, Elisael Pereira Barros, Renata Lamenza, e Victor Aquino. Além deles, será inicado o Mural Interativo, para receber fotos de família em Atafona, registros pessoais e objetos históricos, que possam ser deixados para a composição do espaço de memória coletiva.
De acordo com Julia Naidin e Fernando Codeço, coordenadores da CasaDuna, a proposta do projeto “Atafona: museu em processo” é “trazer a lembrança de que toda narrativa, cada escombro e cada história dessa praia está no processo de se tornar vestígio. Dar o testemunho e o depoimento do tempo vivido ao tempo que virá”.
A exposição tem a co-curadoria do museólogo André Pinto e se manterá aberto a novas propostas e contribuições.
PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO
16h: Abertrura da Casa
17h: Programação Dia da Criança
– Oficina de arte
– Palestra interativa “Dança da chuva”, com Luís Henrique Araújo (Lulu)
20h30: Palestra “Interpretação de paisagens em zonas costeiras à partir de imagens de satélites”, com o geógrafo, pesquisador e professor Gilberto Peçanha