Opiniões

Maron El Kik adverte em tempo de Covid-19: “existem outras doenças”

 

Que o tempo é de cuidados com a pandemia da Covid-19, ninguém discute. Mas como também ninguém discute outra coisa, embora todas as demais doenças do mundo permaneçam existindo, coube a Maron El Kin, um dos médicos mais respeitados de Campos, fazer o alerta no grupo de WhatsApp deste blog.

Professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), servidor federal e estadual aposentado da Saúde Pública, prestes a completar meio século de medicina e um dos clínicos-gerais mais disputados de Campos, Maron continua atendendo em seu consultório. Homem de estilo contundente e espírito público, seu diagnóstico é sempre preciso — por precisão, ou necessidade:

 

Maron El Kik, médico

“Entendo que a pandemia é prioritária, mas não existe só patologia por coronavírus! Os médicos que não estão na linha de frente do coronavírus têm que ter sensibilidade para outras patologias tão severas ou mais que estão matando! Sépsis em diabético com ferida tratando online; idosa de 95 urrando há 7 dias de dor e online dando analgésico e ela fraturada; hemorragia digestiva em alcoolista em uso de aspirina desmaiando e ninguém fazendo nada por causa do Corona; paciente sem andar dizendo online que era acidente vascular e era tumor; dor nos braços em idosa tomando anti-inflamatório e era angor pectoris; idosa com insufiência cardíaca que broncoaspirou e fez pneumonia e criou se um pandemônio achando que era Corona, pois sem história da paciente apavoram; asmática há anos que limpou a casa ontem e hoje está dispneica e saem todos correndo dizendo que é Corona. Medicina é coisa muito séria! Vamos nos proteger, proteger os pacientes, mas parar com esta paranoia e examinar o paciente. Os idosos, os pacientes com comorbidade devem ter cuidados especiais, mas reafirmemos que existem outras doenças”.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. Sempre lúcido e preciso nas opniões .
    Att José Nogueira

Deixe uma resposta

Fechar Menu