Fui criado como católico romano, frequentei adolescente a Igreja Batista, fui casado com uma neopentecostal e caminhei entre a colunata das várias fés que juntas sustentam a Mesquita de Córdoba. Orei como muçulmano com meu filho na grande Mesquita Azul de Istambul, como católico ortodoxo nas igrejas da Grécia e como anglicano nas da Inglaterra, incluindo a Holy Trinity onde repousa Shakespeare. Caí em prantos agarrado ao pé de Camões no Mosteiro dos Jerônimos e ajoelhado diante de onde Sócrates morreu, nas ruínas da prisão da Ágora de Atenas. Renasci das entranhas dos Andes em Cusco, dado à luz pela vagina de pedra de PachaMama. Tive experiências místicas no templo sufista onde está o túmulo de Rumi, no meio da Ásia; e na capela onde está incrustrada em pedra a ossada de Francesco di Assisi, elevada sobre as nuvens de chuva da Úmbria. Li a Bíblia e o Corão, Agostinho, Al Farabi e Tomás de Aquino. Mas não tenho prática religiosa, que não orar o Pai Nosso a Jesus e o Santo Anjo a Miguel Arcanjo, para pedir orientação e proteção; ou sussurrar que Deus é grande, em árabe, toda vez que entro no mar, antes de nele mergulhar para agradecer a Iemanjá pela graça de penetrá-la.
Na dúvida judia como Jesus e meus antepassados cristãos novos, não sei se creio em Yeshua Ben Youssef, como a personagem histórica era chamada em vida, como meu Messias. Mas sou profundamente grato a ele por uma dívida que nunca terei como pagar. De quem sofreu o que ele sofreu por pregar o Amor entre os homens e por sua crença inumana de entregar o próprio corpo em holocausto para salvar ao meu semelhante e a mim. De quem morreu na fé de que o fazia pelos pecados dos meus pais, do meu filho e meus. Incapaz dessa mesma fé, não acredito em milagres e gostaria sinceramente de acreditar em vida após a morte. Mas creio sempre na possibilidade de estar errado. Como creio que minha vida é melhor com a ideia de Deus, aglutinadora e civilizatória, a despeito de todos os pecados humanos cometidos em Seu nome. Que são sempre mais lembrados por homens e mulheres que não têm nada melhor a oferecer, com suas religiões seculares igualmente dogmáticas e mal travestidas de ideologias laicas. Homem da planície, acredito sobre todas as coisas na humanidade expressa por um simples carpinteiro e rabi da Galileia no Sermão da Montanha. E isso me basta!
Assim, na véspera do dia em que se celebra o nascimento de Jesus, transcrevo abaixo o seu Sermão da Montanha. Não em sua versão mais compacta em Lucas (6:17-36), mas na mais extensa em Mateus (5-7). Que nos adverte sobre os “falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (7:15), tão em voga nos dias de hoje, como já eram no tempo dos fariseus. Que nos lega o Pai Nosso (6:9-13) e condena o histrionismo na oração que nada tem a ver com o cristianismo do Cristo: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens (…) Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (6:5-6). E que, sempre muito lembrado pela dificuldade humana do “a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (5:39), é muito esquecido na proposição de dificuldade ainda maior: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti” (5:29).
Por fim, antes da sua transcrição integral em Mateus, a lição talvez definitiva do Sermão da Montanha: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós” (7:1-2). E, no exemplo da vida curta e da grande obra de Jesus, um Feliz Natal!
Sermão da Montanha
Evangelho segundo Mateus – Capítulo 5
- Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
- e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
- Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
- Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
- Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
- Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
- Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
- nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
- Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
- Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido.
- Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
- Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
- Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
- Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
- Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
- deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
- Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.
- Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo.
- Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
- Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
- Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
- E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.
- Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
- Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.
- Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.
- Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
- nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
- nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
- Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
- Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
- Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
- e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
- e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.
- Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.
- Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
- Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
- para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
- Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
- E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo?
- Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
Evangelho segundo Mateus – Capítulo 6
- Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
- Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
- Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
- para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
- E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
- Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
- Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
- Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
- venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
- o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
- e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
- e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
- Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
- se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
- Quando jejuardes, não vos mostreis tristes como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
- Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
- para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
- Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
- mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
- Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
- A luz do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;
- se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
- Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
- Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
- Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
- E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
- contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
- Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
- Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
- (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
- Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo.
- Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. A cada dia basta o seu cuidado.
Evangelho segundo Mateus – Capítulo 7
- Não julgueis, para que não sejais julgados.
- Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
- E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
- Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
- Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
- Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.
- Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
- Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
- Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
- Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
- Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
- Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
- Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
- e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
- Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
- Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
- Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
- Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
- Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
- Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
- Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
- Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
- Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
- Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
- E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
- Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
- E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
- Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
- porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.