Com Joseli Mathias e a assessoria da deputada federal Clarissa Garotinho
No dia 26, a deputada federal Clarissa Garotinho (Pros) confirmou a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Campos e São João da Barra, realizada na última segunda (31). Era esperado que o capitão anunciasse R$ 14 milhões para de um novo prédio ao Hemocentro de Campos. Mas isso acabou adiado para uma reunião de Clarissa, acompanhada do prefeito Wladimir Garotinho (PSD), mais o senador Carlos Portinho (PL/RJ), com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, na próxima quinta (10), em Brasília. O que Bolsonaro de fato anunciou para Campos, com recursos federais, são três obras de ampliação das BRs 101 e 356, dentro do trecho urbano do município. Elas já têm verbas garantidas de R$ 20 milhões no Orçamento da União de 2022, após articulações de Wladimir e Clarissa no Congresso Nacional. O texto final do Orçamento foi sancionado pelo presidente no final de janeiro.
Na quinta, atendendo à demanda gerada pella reportagem da Folha da Manhã, a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou na quinta (03) o anúncio do presidente na segunda. E deu prazo para a licitação: “As intervenções a serem realizadas na cidade de Campos dos Goytacazes são na BR 101, entre o Trevo do Índio e o Hotel Doce Lar, com obras de duplicação. Outro segmento a ser duplicado é entre o final da avenida Presidente Kennedy, no bairro Jóquei Clube, e o trevo com a avenida Alberto Lamego. Os projetos estão em fase final de desenvolvimento e têm previsão de lançamento de edital de licitação em abril/2022. Os recursos são da ordem de R$ 20.000.000,00 e estão previstos na LOA (Lei Orçamentária Anual) 2022”.
Também demandada pela Folha, a assessoria do ministério da Infraestrutura confirmou na sexta (04) as informações do Dnit. Além das duas obras, há uma terceira solicitada pelo município. É a conclusão da interligação da av. Estilac Leal com as BRs 101 e 356, visando facilitar o acesso à ponte Alair Ferreira para escoamento do sentido Sul, sem os atuais transtornos causados pelo acesso provisório. Para que saia, caberá à Prefeitura fazer as desapropriações necessárias.
Clarissa garantiu que as intervenções nas BRs vêm sendo tratadas como prioridade pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, desde que ele foi procurado, em agosto do ano passado, pela deputada e Wladimir, em Brasília. A demanda se encontra em fase de elaboração do projeto Dnit. A etapa seguinte será a abertura do processo de licitação prevista para abril. O anúncio das obras foi feito na segunda pelo presidente e o ministro Tarcísio, durante a entrevista à afiliada local de uma rede de TV ligada nacionalmente a Bolsonaro. Na ocasião, o presidente chamou Clarissa para uma participação ao vivo, agradecendo pelo trabalho que ela vem fazendo na região. “A vinda de Bolsonaro é um passo para o fortalecimento da nossa região. As obras na BR 101 são a cereja do bolo”, disse a deputada.
Wladimir também considerou produtiva a agenda, principalmente no sentido de estreitar as relações com o Governo Federal e trazer investimentos: “Estamos sempre buscando parcerias para que a população tenha qualidade de vida muito melhor”, disse o prefeito.
Prós e contras das obras na visão dos especialistas
“Vejo as três propostas de intervenções anunciadas como melhorias restritas ao entorno da cidade de Campos. São bem-vindas como obras complementares. Mas ainda não é o que se espera para uma cidade do nosso porte. Necessitamos de propostas muito mais amplas, resultantes de um profundo estudo que contemple todas nossas características socioeconômicas atuais. Que seja base para um plano diretor de mobilidade urbana para atender às nossas necessidades momentâneas. Mas que deixe propostas mais ambiciosas para ações futuras”, foi como analisou o arquiteto Ricardo Paes Peixeira as obras anunciadas nas BR 101 e 356 por Bolsonaro.
“São três obras de fácil execução, que permitirão uma melhor fluidez no trânsito devido a separação dos sentidos de deslocamento e duplicação das faixas de rolamento. Por ainda não termos conseguido a retirada do trânsito rodoviário da área urbana, acrescido do movimento de cargas gerado pelo Porto do Açu, como também da expansão urbana às margens das BRs, somos obrigados a criar soluções alternativas para amenizar os impactos. Essas três, que conseguimos, irão permitir um alívio em trechos já bastante congestionados. E, o mais importante, são soluções factíveis a curto prazo”, explicou Sérgio Mansur, engenheiro civil com especialização em transporte e subsecretário de Mobilidade de Campos.
Os ativistas de esquerda sempre terão algum questionamento! Obras de grande relevância! Parabéns ao Presidente Jair Mesias Bolsonaro!
Agora falta o Lula vir aqui né?