Atlas: Lula abre última semana com 6 pontos sobre Bolsonaro

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Segundo instituto com maior índice de acerto no 1º turno, cujo resultado geral se distanciou por apenas 2 pontos, a pesquisa AtlasIntel divulgada hoje, a exatos 6 dias da urna do 2º tuno, revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre esta última semana com tendência de leve crescimento da sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos votos válidos (descontados os brancos e nulos), o petista oscilou 1 ponto para cima, de 52% a 53%, entre as pesquisas Atlas de 13 e 24 de outubro, período no qual o capitão ficou estagnado em 47%. A diferença entre os dois candidatos, hoje, é de 6 pontos. A margem de erro é de 1 ponto para mais ou menos.

REJEIÇÃO — Índice considerado fundamental à definição de qualquer eleição em dois turnos, a rejeição segue sendo liderada por Bolsonaro. Nos últimos 11 dias, ele cresceu 2 pontos entre os brasileiros que têm dele imagem negativa: de 52% aos atuais 54%, contra 45% que têm imagem positiva e 1º que não soube responder. Por sua vez, Lula caiu 1 ponto entre os brasileiros que têm dele imagem negativa: de 49% aos atuais 48%, contra 51% que fazem dele uma imagem positiva e 2% que não souberam responder. A pesquisa foi feita da última terça (18) ao sábado (22), com 4.500 eleitores ouvidos por recrutamento digital aleatório (Atlas RDR).

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística no IBGE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “O Instituto Atlas já atua com pesquisas eleitorais em outros países e está entrando no mercado brasileiro nesta eleição. O instituto trabalha com websurvey, que consiste na coleta aleatória das intenções de votos dos eleitores via questionário eletrônico através da Internet. No 1º turno, pelo método da discrepância média, a diferença entre as urnas e as últimas projeções de cada pesquisa, o Atlas teve a segunda maior taxa de acerto, só atrás do Instituto MDA Pesquisa. Pelo levantamento divulgado hoje, com margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou menos, a seis dias das urnas, Lula subiu 0,9 ponto em relação à pesquisa do dia 13 de outubro, oscilando positivamente de 51,1% para 52,0%. Bolsonaro, por sua vez, perdeu 0,3 ponto, oscilando negativamente de 46,5% para 46,2%. Nos votos válidos, a vantagem de Lula foi ampliada para 53% a 47%. A estabilização das intenções de voto em Bolsonaro e o pequeno crescimeno de Lula seria explicado pela melhora do desempenho deste nas regiões Norte e Centro-Oeste”, explicou o geógrafo William Passos, com especialização doutoral em Estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário