Divulgadas na tarde de hoje, a exatos três dias das urnas de domingo, as pesquisas AtlasIntel e Datafolha confirmaram a tendência desta última semana antes do voto: dentro da margem de erro, cresce a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro. Na AtlasIntel, nos últimos três dias (de 24 a 27), Lula oscilou levemente para cima, de 53% a 53,2% dos votos válidos; e Bolsonaro para baixo, de 47% a 46,8%. Na Datafolha, nos últimos oito dias (de 19 a 27), Lula também oscilou para cima, de 52% a 53% dos votos válidos; e Bolsonaro também para baixo, de 48% a 47%. Em crescimento, a diferença entre os dois hoje é praticamente a mesma nas duas pesquisas: de 6,4 pontos na AtlasIntel, e de 6 pontos na Datafolha.
REJEIÇÃO — Considerada fundamental à definição de qualquer eleição de 2º turno, a rejeição segue liderada pelo capitão. Na AtlasIntel, Bolsonaro tem hoje imagem negativa para 53% dos brasileiros, contra os 47% que têm imagem negativa de Lula. Ambos reduziram 1 ponto em relação à AtlasIntel de 24 de outubro, três dias atrás. Já na Datafolha, são 50% os que não votariam de maneira nenhuma em Bolsonaro, contra 45% de Lula. São números de rejeição exatamente iguais aos que os dois candidatos tinham na Datafolha de 19 de outubro, o que configura a estabilidade. A margem de erro de 1 ponto para mais ou menos na AtlasIntel, 2 pontos na Datafolha.
ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “Com metodologias e margens de erro diferentes, a Datafolha, que acertou as urnas do 2º turno das eleições presidenciais de 2014 e 2018, e o Instituto Atlas, que atua com pesquisas eleitorais em outros países e teve a segunda maior taxa de acerto das urnas do 1º turno, apontam para o aumento da vantagem da intenção de voto em Lula, na contramão da semana passada. A três dias para as urnas do 2º turno, os dois institutos dão o mesmo resultado nos votos válidos, considerando o arredondamento dos números. Na Datafolha, que trabalha com entrevistas presenciais na rua, Lula aparece com 53%, contra 47% de Bolsonaro. Em relação ao levantamento do dia 19 de outubro, a vantagem do ex-presidente aumentou de 4 para 6 pontos. No Instituto Atlas, que trabalha com websurvey, entrevistando os eleitores a partir de questionários aplicados pela Internet, a vantagem do petista aumentou de 6 para 6,4% em relação ao levantamento divulgado na última segunda, 24 de outubro. Agora, o ex-presidente aparece com 53,2% das intenções, contra 46,8% de Bolsonaro. Três dos principais institutos de pesquisas do país, a Datafolha e a Atlas de hoje, mais a Quaest divulgada ontem, que também apontou 53% a 47% a favor de Lula nos votos válidos, convergem na vantagem de 6 pontos em favor do ex-presidente”, comparou o explicou o geógrafo William Passos, com especialização doutoral em Estatística no IBGE.