A confusão no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, na manhã da última sexta (16), quando partidários do governo Wladimir Garotinho (PP) desmontaram um protesto contra o abandono do Centro da cidade, foi o assunto daquele dia. Que levou o próprio prefeito a se manifestar à tarde, em vídeo nas redes sociais. E continua rendendo, mesmo depois que a coluna “Ponto Final”, da Folha da Manhã, questionou ontem (17) a iniciativa de desmontar a manifestação. Mas também revelou (confira aqui) as estranhas coincidências e a aparente motivação política do protesto.
— Não podemos achar normal um vereador invadir uma manifestação de rua, ainda mais da forma truculenta como foi. Esta norma de civilidade política é parte inseparável do que chamamos de democracia. É verdade que a política real não corresponde às nossas expectativas, e não devemos demonizá-la em nome de ideias utópicas sem nenhuma aderência na realidade. Mas aceitar o direito de manifestação, mesmo que motivados por interesses nada generosos, não me parece ser ideal utópico. Acho que é um modo de convivência que pode ser facilmente incentivado e que já sabemos praticar em Campos. Neste sentido, o prefeito deveria publicamente condenar o vereador truculento como sinalização de civilidade. Campos é uma cidade com um histórico de baixa violência política, comparada a municípios do mesmo porte e até mesmo com municípios menores. Tudo deve ser feito para que este tipo de violência praticada pelo vereador não seja tratado como algo normal — disse sobre o episódio o sociólogo Roberto Dutra, professor da Uenf.
Desde sexta, o vereador Juninho Virgílio, vice-líder da bancada governista na Câmara Municipal, já tinha dado a sua versão dos fatos à reportagem da Folha da Manhã (confira aqui):
— A gente estava no Centro, vimos o caixão e madeiras espalhadas. Perguntamos para saber de quem era e ninguém se manifestou. Ligamos para o Edvar Júnior, presidente da CDL-Campos, e ele disse que não sabia ser de nenhum comerciante. Edvar, inclusive, estava reunido naquele momento, de manhã, com o prefeito Wladimir, junto a outros empresários do Centro de Campos, para discutir melhorias para a área. O que deixa claro não ser coincidência, mas fruto de orquestração política: o prefeito debate melhorias com o setor produtivo para o Centro, no mesmo momento em que se promove uma manifestação no Centro, sem autorização da Postura e sem ninguém para assumir? Sou a favor da manifestação, já participei de várias e sempre as assumi. Como não apareceu ninguém, o que a gente fez foi só limpar o Calçadão, sem baderna, sem violência, para garantir o direito de ir e vir dos campistas — disse o edil governista. Que pareceu ser endossado pelo prefeito:
— Algumas pessoas que gostam e são parte do governo, revoltados com aquela situação, desmontaram a manifestação que estava sendo feita. Eu, como democrata, respeito todo e qualquer direito à manifestação, que é legítima. Mas quem representa de verdade os comerciantes, quem representa de verdade o Centro da cidade, no mesmo exato momento da manifestação, estava aqui comigo na Prefeitura trabalhando e propondo melhorias para o Centro da cidade — disse Wladimir em seu vídeo.
Citado por Juninho e após ter a CDL-Campos também acusada de motivação política pelo comerciante do Centro e ex-candidato a vereador que liderou o protesto, o presidente da entidade também se manifestou sobre o ato:
— Estávamos reunidos com o prefeito Wladimir, junto a outros representantes do setor produtivo do município, para discutir melhorias para o Centro, enquanto ocorreu o protesto. Na verdade, ele já vinha sendo anunciado nos bastidores há umas duas semanas. Mas esperou para ser realizado exatamente no momento da reunião. Como arquiteto, empresário e líder de classe, o Centro é com um irmão para mim. Que merece todos os nossos esforços conjuntos para ter sua saúde reestabelecida. Quando se enterra, mesmo que simbolicamente, o Centro em um caixão, é porque já se matou esse irmão. Eu prefiro lutar por sua vida — disse ao blog Edvar Júnior, arquiteto urbanista, empresário e presidente da CDL-Campos.
Abaixo, os vídeos da confusão na desmontagem do protesto na manhã e da manifestação de Wladimir à tarde: