Prefeitáveis analisam encontro da Diocese para debater Campos

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Diocese nivela debate a prefeito

Com o objetivo de nivelar por cima o debate da eleição a prefeito de Campos, que deve dominar a vida do campista no próximo ano, a Diocese da Igreja Católica Romana promoverá (confira aqui) um encontro entre os pré-candidatos. Marcado pelo bispo Dom Roberto Ferrería Paz, será na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a popular Igreja do Saco, às 10h da manhã do próximo dia 25 de novembro. Quando faltarão pouco mais de 10 meses para as urnas municipais de 6 de outubro de 2024. O convite frisa que o evento será para debater a cidade, mas não um debate entre os que pretendem governá-la.

 

Os prefeitáveis

Com base no levantamento da Folha da Manhã, sobretudo nesta coluna, lastreado nas três pesquisas eleitorais deste ano de 2023, foram convidados pela Diocese de Campos o prefeito Wladimir Garotinho (PP); o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Bacellar (SD); o professor Jefferson Azevedo (PT), reitor do IFF; o ex-prefeito Sérgio Mendes (Cidadania); o militante bolsonarista CVC Direita Campos; o deputado estadual Thiago Rangel (sem partido); e o deputado federal Caio Vianna (PSD). À exceção deste, todos confirmaram à coluna que estarão presentes. E quase todos deram suas expectativas ao evento.

 

Wladimir Garotinho

“É um espaço de ideias que, em todas as eleições municipais de Campos, o bispo Dom Roberto e a Diocese promovem. É um momento de falar sobre valores democráticos e de projetos para a cidade. Mais uma vez estarei presente, como em todas as outras”, disse o prefeito Wladimir. Que fez menção ao fato da Diocese e Pastoral da Cidadania terem promovido um encontro parecido (relembre aqui), na mesma Igreja do Saco, com os prefeitáveis de Campos em maio de 2019. Como agora, era o ano de véspera da eleição a prefeito. Que acabaria vencida no segundo turno de 2020 por Wladimir.

 

Marquinho Bacellar

“Desde sua chegada ao município, o bispo Dom Roberto Ferrería tem estimulado importantes reflexões, sempre aberto ao diálogo e preocupado com o desenvolvimento de Campos. Vai ser um espaço importante para apontar caminhos e refletir sobre o atual momento de Campos. Uma cidade com mais de 140 mil pessoas, ou 30% da população em situação de extrema pobreza. Retrato de uma pobre cidade bilionária. Não podemos fechar os olhos para essa realidade. Isso sem falar de outros problemas crônicos que serão analisados”, lembrou Marquinho Bacellar. Ao alfinetar o prefeito e a pacificação do seu grupo com os Garotinhos.

 

Jefferson Azevedo

“Parabenizo à Diocese, em especial nosso bispo Dom Roberto. A proposta tem compromisso de construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária da fé cristã. Bem como compromisso com a vida de todos, em atendimento ao pedido do Papa Francisco para que não haja ‘nenhuma família sem casa, nenhum agricultor sem terra e nenhum trabalhador sem direitos’. Apresentar proposições para superar as enormes desigualdades econômicas e sociais de nosso município sempre terá meu apoio como educador, cristão e cidadão”, enumerou Jefferson Azevedo, reitor do IFF e provável candidato do PT a prefeito de Campos em 2024.

 

CVC Direita Campos

“A Igreja tem um papel importantíssimo na sociedade civil organizada. Os debates de ideias devem, como o bispo Dom Roberto se programa para promover, têm que se tornar cada vez mais presentes entre líderes políticos e líderes religiosos. Para que assim possamos evitar que pautas anticristãs se tornem uma realidade. A Igreja Católica condena expressamente o comunismo e isso deve ser propagado e divulgado por todos”, pregou CVC Direita Campos. E revelou a visão bolsonarista do cristianismo e do catolicismo, como em quase tudo mais, diametralmente oposta à visão petista.

 

Sérgio Mendes

“Fundamental essa iniciativa de Dom Roberto, na medida que vamos participar dessa exposição cidadã imbuídos em oferecer opiniões diferentes ao desenvolvimento social, político e econômico de nosso município. Resumidamente, é fundamental compreendermos o que cada postulante à PMCG propõe como novos caminhos de uma governança participativa e transparente”, explicou o ex-prefeito Sérgio Mendes. O deputado estadual Thiago Rangel confirmou à coluna presença no dia 25, mas não passou sua expectativa. Já Caio Vianna, como de hábito, demonstrou pouco interesse nos assuntos de Campos em anos não eleitorais.

 

Pelo decoro na política goitacá

Àqueles que se interessam, fundamental a tentativa de elevar a qualidade do debate eleitoral de Campos. Antes da Diocese anunciar seu evento, o Grupo Folha já vinha trabalhando neste sentido. Em entrevistas ao programa Folha no Ar, na Folha FM 98,3, com reprodução nesta coluna, cobraram o limite do decoro à política goitacá os cientistas políticos George Gomes Coutinho (confira aqui) e Hamilton Garcia (confira aqui), o especialista em Finanças Igor Franco (confira aqui) e o sociólogo Fabrício Maciel (confira aqui), professores, respectivamente da UFF-Campos, Uenf, Uniflu e UFF-Campos. Assim como o delegado campista de Polícia Civil Pedro Emílio Braga (confira aqui), titular da 123ª DP de Macaé.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário